Espiritualidade cura

Meditação, oração e outras práticas podem curar e prevenir várias doenças.

A importância da fé e da espiritualidade no processo de cura de um paciente já vem sendo estudada pela medicina há muito tempo. No campo da neurociência e estudo das patologias em geral, também já se comprovou que a meditação, se praticada regularmente, tem efeitos benéficos no controle de ansiedade, hipertensão, problemas cardíacos e outras doenças.

Mas como acontece a cura pela espiritualidade?

Hoje a espiritualidade é considerada um dos tripés que sustenta a cura, sob a ótica da medicina moderna ocidental, sendo as outras duas partes a cirurgia e os medicamentos. Embora o hábito da prática de meditação, seja ele de qualquer linhagem, represente de 60% a 90% desta base, nenhum dos recursos da medicina deve ser desprezado. 

O doutor Herbert Benson, professor-fundador do Instituto Mente/Corpo, da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, defende que até 90% das doenças podem ser curadas pela mente. 

Dois componentes básicos interferem nesse processo de cura, uma vez que se pratique a meditação: a repetição de palavras que tenham um significado importante para o praticante (visto em práticas que recitam mantras, terços, orações, etc) e a capacidade de deixar os pensamentos de lado, como sugere a meditação zen budista.

Ao longo da história, em diferentes religiões, os estados meditativos produzem os mesmos efeitos no corpo: a diminuição da pressão arterial, da frequência cardíaca e do ritmo respiratório. 

Embora o praticante possa repetir muitas vezes a palavra paz ou amor, estudos comparativos de grupos religiosos e não religiosos constatam que quem é mais religioso é mais saudável, independentemente da alimentação ou da atividade física.

Segundo doutor Benson, outras técnicas orientais podem causar as mesmas mudanças físicas, como yoga, tai chi chuan, chi kun e dança. 

Problemas de infertilidade causados por estresse e ansiedade podem ter melhora de até 50% e no caso da TPM, 59% das mulheres têm resposta positiva. Em cardiopatias, hipertensão, insônias, calorões da menopausa e toda forma de dor, inclusive as crônicas, a meditação tem ação benéfica comprovada. Por isso, quem pratica regularmente deve avisar ao médico porque a medicação provavelmente será revista ao longo do tempo, com diminuição das doses. 

Para que essas respostas sejam mesmo eficazes, deve-se praticar uma ou duas vezes por dia, de 10 a 20 minutos cada vez. As alterações fisiológicas causadas pela meditação duram 24 horas, fazendo com que o praticante fique mais resistente as doeças causadas pelo estresse. Crianças a partir dos 5 anos já podem ser iniciadas a prática. 

Autoria: Andrea Alves

Fonte:http://disneybabble.uol.com.br/br/rede-babble/sa%C3%BAde-e-bem-estar/espiritualidade-cura

Veja também: 

Como Meditar Corretamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!