O álcool e as festas de fim de ano

Estudos mostram que as mulheres tendem a ficar tão embriagadas quanto os homens com apenas metade da dose tomada por eles. Isso decorre da maior quantidade de gordura corporal e, portanto, menor quantidade de água no organismo feminino;

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) entrevistaram 6.417 jovens de 10 a 20 anos para descobrir como anda o consumo de álcool entre eles. Concluíram que 20% dos meninos e 15% das meninas entre 10 e 12 anos haviam ingerido álcool nos últimos trinta dias. Entre 13 e 15 anos, o porcentual foi maior: 43% dos garotos e 40% das meninas tinham consumido bebida alcoólica;

Há 5 anos, a média da idade das mulheres que bebiam era de 30 anos, agora esta média é de 19 e 20 anos. A pesquisa ainda mostra que grande parte das mulheres só procura ajuda quando percebe que chegou ao limite e perdeu o controle sobre a bebida. 

Final de ano é sempre uma época muito aguardada pela maioria das pessoas. É tempo de festas, alegria, descontração, e confraternizações! Com isso, muitas empresas adotam a política de realizar festas no final do ano para comemorar com suas equipes os resultados obtidos e dividir as projeções para o próximo ano. 

Embora o clima seja de festa e alegria, não confunda as coisas, você ainda está em ambiente corporativo e sua postura falará por você. Beba com moderação. 

Muitos afirmam beber socialmente. Mas o que é beber socialmente? Para alguns, beber socialmente é tomar um aperitivo, uma cerveja. Para outros é beber duas, três cervejas. Para outros, ainda, como afirma um grande amigo, “desce a carreta”, ou seja, não tem controle. O funcionário deve manter uma postura ilibada, consciente de sua posição na empresa, tendo em mente que sua postura deve prevalecer a mesma nos dias de trabalho, bem como nas confraternizações. 

Para finalizar, tenha sempre em mente que, mesmo se tratando de uma festa de confraternização, as pessoas tendem a observar o comportamento dos colegas e relacionar seu comportamento à sua imagem profissional. Valorize o profissional que você é, mantenha a compostura, não coloque em risco sua imagem profissional e boas festas! 

O álcool e a felicidade não convivem debaixo do mesmo teto. Se o álcool adentra pela porta da frente do seu lar, a felicidade sai pela porta dos fundos. 

Autor: Damião Borges Marins 

*Damião Borges Marins é autor dos livros Alcoolismo, “Cura” através da Conscientização, Meu Marido é Alcoólatra e Alcoolismo, as Histórias que eles contam (dbmarins@ig.com.br - Tupã, São Paulo - Brasil) 

Fonte:http://www.cejn.org.br/news/artigos-o-alcool-e-as-festas-de-fim-de-ano/ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!