Coloque a cabeça no lugar com a mindfulness

Será que é possível deixar a mente no presente? Conheça a técnica que tranquiliza os pensamentos e reduz o estresse.

Se você perguntar a alguém: “Onde está sua cabeça?”, a primeira resposta deve ser: “Em cima do pescoço” ou qualquer coisa do gênero.

A maioria de nós passa um boa parte do tempo perdido em pensamentos sobre o passado e o futuro, coisas das quais nos arrependemos, preocupações, expectativas, desejos. Quantas vezes repetimos em nossa mente situações do passado que nos causaram dor? 

Teoricamente, seria sábio repetir apenas os pensamentos agradáveis, mas em geral repetimos os negativos. E não é só isso! Nossos pensamentos são, na realidade, fragmentos de memória, ou seja, não reproduzem de fato as situações passadas, mas uma “recolagem” das mesmas. 

Ainda podemos dizer que esses pensamentos pesados viram uma obsessão da mente, uma vez que os reproduzimos por dias, semanas e até anos. 

A cabeça externamente pode estar no lugar, mas a mente nunca está no presente. Segundo as tradições orientais como o yoga e o budismo, estar com a mente no passado e no futuro entre julgamentos e expectativas, é a causa de todo sofrimento. 

Quando mantemos nossa mente no presente, conscientes da respiração, do momento, e da avalanche de pensamentos e emoções que passam constantemente, sem necessariamente condizerem com a realidade do “agora”, podemos conhecer uma outra forma de felicidade. 

A felicidade no presente é repleta de gratidão, aceitação e discernimento, diferente da que sentimos em forma de alegria ou excitação pelas pequenas conquistas passageiras. 

Quebrar esse padrão de flutuação da mente e manter-se no presente requer treinamento. Mas é possível “regular” a atenção e voltar a consciência para o momento aqui agora. 

A técnica mais usada no momento é a meditação mindfulness (plena atenção), que trabalha a qualidade ou estado de estar consciente do agora. Não busca necessariamente bloquear a mente e seus impulsos criativos, mas sim trazer o foco ao presente e não se deixar “agarrar” aos pensamentos destrutivos e negativos. 

Como praticar? 

A técnica de mindfulness não está relacionada a nenhuma religião, é bastante simples e pode ser muito útil para superar ansiedades, medos e até traumas. 

Consiste em reconhecer que, no momento presente, os perigos e problemas estão na mente e não no ambiente em si. Estão na maneira como enxergamos e julgamos as coisas. 

Basta sentar-se confortavelmente, fechar os olhos, tornar-se consciente da respiração para perceber que o grande turbilhão da mente pode se dissolver em instantes. Ou apenas perceber com toda atenção as tarefas do dia, como a sensação da água ao lavar a louça ou tomar banho, por exemplo. 

A mindfulness e seus efeitos foram estudados em várias universidades pelo mundo, incluindo Harvard e MIT, nos Estados Unidos. É hoje a técnica de meditação mais aceita no mundo da ciência. 

Embora muitas das técnicas atuais de meditação e expansão da consciência sejam baseadas em milenares conceitos orientais, é importante para a maioria das pessoas que desejam praticá-las saber seus inúmeros benefícios já comprovados pela ciência ocidental, especialmente nos casos de transtornos relacionados ao estresse, como depressão, ansiedade, dor crônica, cardiopatias e até câncer. As principais são: 

• Alívio do estresse 

• Melhora do sono 

• Ajuda nos problemas de ganho de peso 

E para quem quer tentar praticar mindfulness e não está conseguindo sozinho, vale a pena juntar-se a um grupo, em que a condução do professor pode ajudar bastante. 

Abaixo, uma pequena lista dos sites de alguns grupos que oferecem cursos, retiros e práticas, mas você sempre pode encontrar um grupo na sua cidade: 


Autoria: Andrea Alves 

Fonte:http://disneybabble.uol.com.br/br/saude-e-bem-estar/coloque-cabeca-no-lugar-com-mindfulness


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!