Ressurreição e Reencarnação

1 - E veio Jesus para os lados de Cesareia de Felipe, e interrogou seus discípulos, dizendo: 

Quem dizem os homens que é o Filho do Homem? 

E eles responderam: 

Uns dizem que é João Batista, mas outros que é Elias, e outros que Jeremias ou algum dos Profetas. 

Disse-lhes Jesus: 

E vós, quem dizeis que sou eu? 

Respondendo Simão Pedro, disse: 

Tu és o Cristo, filho do Deus vivo. 

E respondendo Jesus, lhe disse: 

Bem aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, mas sim meu Pai, que está nos Céus". (Mateus, XVI: 13-17)


2 - E chegou a Herodes, o Tetrarca notícia de tudo o que Jesus obrava, e ficou como suspenso, porque diziam uns: 

É João que ressurgiu dos mortos; e outros: 

É Elias que apareceu; 

e outros: É um dos antigos profetas que ressuscitou. 

Então disse Herodes: 

Eu mandei degolar a João; quem é, pois, este, de quem ouço semelhantes coisas? E buscava ocasião de o ver. (Marcos, VI: 14-15; Lucas, IX: 7-9)


3 - (Após a transfiguração). E os discípulos lhe perguntaram, dizendo: 

Pois por que dizem os escribas que importa vir Elias primeiro? 

Mas ele, respondendo, lhes disse: 

Elias certamente há de vir, e restabelecerá todas as coisas: 

digo-vos, porém, que Elias já veio, e eles não o conheceram, antes fizeram dele quanto quiseram. 

Assim também o Filho do Homem há de padecer às suas mãos. 

Então compreenderam os discípulos que de João Batista é que ele lhes falara. (Mateus, XVII: 10-13; Marcos, XVIII: 10-12)


4 - A reencarnação fazia parte dos dogmas judeus, sob o nome de ressurreição

Somente os saduceus, que pensavam que tudo acabava com a morte, não acreditavam nela. 

As ideias dos judeus sobre essa questão, como sobre muitas outras, não estavam claramente definidas. Porque só tinham noções vagas e incompletas sobre a alma e sua ligação com o corpo. 

Eles acreditavam que um homem podia reviver, sem terem uma ideia precisa da maneira por que isso se daria, e designavam pela palavra ressurreição o que o Espiritismo chama, mais justamente, de reencarnação. 

Com efeito, a ressurreição supõe o retorno à vida do próprio cadáver, o que a Ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo já estão há muito dispersos e consumidos. 

A reencarnação é à volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, novamente constituído, e que nada tem a ver com o antigo. 

A palavra ressurreição podia, assim, aplicar-se a Lázaro, mas não a Elias, nem aos demais profetas. 

Se, portanto, segundo sua crença, João Batista era Elias, o corpo de João não podia ser o de Elias, pois que João tinha sido visto criança e seus pais eram conhecidos. João podia ser, pois, Elias reencarnado, mas não ressuscitado.


5 - E havia um homem dentre os fariseus, por nome Nicodemos, senador dos judeus. Este, uma noite, veio buscar a Jesus, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és mestre, vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes milagres, que tu fazes, se Deus não estiver com ele. 

Jesus respondeu e lhe disse: Na verdade, na verdade te digo que não pode ver o Reino de Deus senão aquele que renascer de novo. 

Nicodemos lhe disse: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode entrar no ventre de sua mãe e nascer outra vez? 

Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus, o que é nascido de carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito. 

Não te maravilhes de eu te dizer que vos importa nascer de novo. O Espírito sopra onde quer, e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde ele vem, nem para onde vai. 

Assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Perguntou Nicodemos: Como se pode fazer isto? 

Respondeu Jesus: Tu és mestre em Israel, e não sabes estas coisas? 

Em verdade, em verdade te digo: que nós dizemos o que sabemos, e damos testemunho do que vimos, e vós, com tudo isso, não recebeis o nosso testemunho. Se quando eu vos tenho falado das coisas terrenas, ainda assim me credes, como creríeis, se eu vos falasse das celestiais? (João, III: 1-12)

6 - A ideia de que João Batista era Elias, e de que os profetas podiam reviver na Terra, encontra-se em muitas passagens dos Evangelhos, notadamente nas acima reproduzidas (nº 1 a 3).

Se essa crença fosse um erro, Jesus não deixaria de combatê-la, como fez com tantas outras. 

Longe disso, porém, ele a sancionou com toda a sua autoridade, e a transformou num princípio, fazendo-a condição necessária, quando disse: Ninguém pode ver o Reino dos Céus, se não nascer de novo. E insistiu, acrescentando: Não te maravilhes de eu ter dito que é necessário nascer de novo.

O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 4;
Allan Kardec.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!