Biografia: Haroldo Dutra Dias

Sobre:

Juiz de Direito do TJMG, Tradutor do Novo Testamento, Autor do Livro Parábolas de Jesus, Palestrante no Brasil e Exterior.

Biografia:

Dias é dessas almas que se reconhecem portadoras de compromissos espirituais e, mais do que isso, reconhecem com clareza quais sejam esses compromissos.

Por isso, tão logo conheceu o projeto de Estudo Minucioso do Evangelho desenvolvido por Honório Abreu, no Grupo Emmanuel, em Belo Horizonte, reconheceu ali a base segura sobre a qual assentar os próprios passos. Contava à época apenas 15 anos de idade e nem por isso teve menos certeza de que era ao diálogo profundo entre o Evangelho e o Espiritismo que deveria se dedicar, como tarefeiro do Cristo.

Perante a sociedade, é juiz de Direito. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Durante a graduação, tendo em vista os propósitos maiores que o traziam até aqui, cursou uma série de cadeiras opcionais sobre Língua Grega, Literatura Grega, Paleontografia e Crítica Textual.

A experiência proporcionou a Haroldo uma vasta bagagem de pesquisa, que se somou aos esforços autodidáticos para lhe prover de um preparo excepcional no que diz respeito ao estudo da Primeira e da Segunda Revelações sob a luz da Terceira.

Não à toa, ele foi escolhido para elaborar a versão do Novo Testamento editada pelo Conselho Espírita Internacional, em 2010, e lançou em 2011 a obra Parábolas de Jesus - Texto e Contexto, em que apresenta fundamentos doutrinários e linguísticos para uma genuína interpretação das parábolas bíblicas em consonância com o Evangelho Redivivo.

Nos últimos anos, realizou uma série de seminários sobre temas como o Novo Testamento, as Cartas de Paulos, o Apocalipse, Paulo e Estêvão e A Caminho da Luz, que somam dezenas de milhares de cópias vendidas por todo o mundo em DVD. É membro fundador do SER, instituição espírita mineira com a qual desenvolve diversos projetos voltados para a disseminação do estudo do Evangelho e da Doutrina Espírita.

Mas se há brilho no intelecto, há também simplicidade na fala e na postura. Haroldo Dutra Dias não se destaca apenas pelo notável conhecimento espírita e evangélico, tampouco pela eloquência com que propaga esses saberes dentro e fora do Brasil. Sobressaem nele a fala simples, sem afetação, o trato coloquial, sem pedantismo, e a alegria sincera na partilha das bênçãos que a Boa Nova do Cristo nos oferece dia após dia.

Confira mais sobre o trabalho de Haroldo Dutra Dias no site: Portal SER 


33 comentários:

  1. Obrigada por postar curriculo suscinto e objetivo do nosso querido irmão de jornada Haroldo Dutra Dias.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o cara, porque raciocínio com fé e amor de DEUS! PARABÉNS SR. HAROLDO!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ouvir (palestras) de alguém como Harold q estudou e se aprofundou no conhecimento dos princípios espirituais.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito das palestras e esclarecimentos feitos por Aroldo Dutra,Deus o proteja sempre!

    ResponderExcluir
  5. Tenho a impressão que ele é reencarnação de Paulo,apóstolo. ...

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião, guardadas as devidas proporções, considero o Haroldo Dutra a versão moderna de Paulo de Tarso, pois sua incansável divulgação do evangelho segundo o espiritismo mundo a fora, e toda sua formação profissional e intelectual, sendo inclusive um doutro da lei assim como foi Paulo de Tarso. Que Deus o conserve por muitos anos de vida entre nós, pois tem sido um grande alento suas sábias palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Fagundes03/05/2023, 23:44

      Olá. Ao estudar Cartas de Paulo com o Haroldo, tive a mesma impressão você.

      Excluir
  7. Concordo plenamente quando se ressalta a simplicidade e a humildade de Haroldo Dutra Dias em suas palestras, é o que mais me encanta. Seu modo de falar é tão cheio de amor e peculiaridades que dá a impressão que ele já vivenciou tudo isso.

    ResponderExcluir
  8. estou encantada com esse espírito de luz que Deus o abençoe por toda eternidade

    ResponderExcluir
  9. Assistir suas palestras é um bálsamo para qq pessoa. Grata por trazer para nós com simplicidade a luz da doutrina consoladora. Amo ser espírita!

    ResponderExcluir
  10. Temos que orar muito por estes brasileiros. Divaldo Pereira Franco sempre pede as nossas preces. Vamos a cada dia orar para eles pedindo a devida proteção.

    ResponderExcluir
  11. É sem dúvida um espírito de luz

    ResponderExcluir
  12. É sem dúvida um espírito de imensa sabedoria.

    ResponderExcluir
  13. Incrível........
    Eu também tenho esse pressentimento que Haroldo é a reencarnação de Paulo o apóstolo
    Ele é incansável na divulgação dessa amada doutrina.........

    ResponderExcluir
  14. INCRÍVEL.......
    Eu também tenho essa mesma impressão,que Haroldo é a encarnação de Paulo de Tarso....
    Ele é incansável na divulgação da nossa amada doutrina........

    ResponderExcluir
  15. Não sei se o Nosso querido irmão Haroldo é Paulo de Tarso, mas, em verdade em verdade, digo, que ele é um sábio, assim como Divaldo, e agradeço ao Mestre Jesus por confiar tão extraordinário encargo o de divulgar o cristianismo puro por intermédio desses amados irmãos. Muita alegria, paz e consolação. Muito obrigado Jesus.

    ResponderExcluir
  16. Salve Salve irmão Haroldo. Grande sábio iluminando as nossas vidas.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado Senhor por enviar o nosso irmão Haroldo, simples, humilde e sábio, incansável na árdua tarefa de esclarecer os nossos amados irmãos em Cristo.

    ResponderExcluir
  18. Grande sábio da doutrina espírita!!!
    Simplesmente maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  19. Ele é fantástico! Jamais teria dito que é juiz... Surpreendi lendo sua biografia, pois desejava saber se é médium.
    É transparente ao referir-se seu modo de ser, é humilde: nas palavras, na postura e na comunicação com os irmãos!
    Parabéns... parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos nascemos mediuns , mas alguns se desenvolve para um determinado trabalho e outros escolhe outros trabalhos , Mas todos em evolução, mas cada um em sua própria evolução.

      Excluir
  20. Gosto muito de suas explicaçoes

    ResponderExcluir
  21. Adorei ouvir suas palestras!!!

    ResponderExcluir
  22. Gratidão pela vida de Haroldo, de poder ver e te escutar, despertando nossos corações para a verdadeira verdade....a dimensão do Amor de Jesus!!!

    ResponderExcluir
  23. Aprendo muito com suas palestras. Que Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
  24. Neise
    Haroldo Dutra faz-nos acreditar na força de um espírito determinado a travar o bom combate.Parabéns.Aprendemos muito com vc.

    ResponderExcluir
  25. O Descobri essa semana, já tinha ouvido falar, mas foi agora tardiamente que pude aprender e admira-lo, utiliza linguagem que o povo simples consegue entender, fato que alguns oradores não se importam

    ResponderExcluir
  26. Sem palavras...simplesmente encanta!

    ResponderExcluir
  27. Perfeita analogia entre Haroldo e Paulo de Tarso! Lendo o livro Paulo e Estevão e observando as palavras, discursos e posturas do apostilo, lembram em muitos aspectos a trajetória de nosso querido Haroldo Dutra! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  28. Paulo de Tarso...?

    Muito pouco provável.

    Um pouco mais humildade faria muito bem ao movimento espírita.


    ResponderExcluir
  29. Seria bom ele der continuidade ao trabalho de tradução do novo testamento .. Alguém sabe se ele tem parentesco com o Arthur Valadares ?

    ResponderExcluir
  30. Gratidão a Deus por enviar este irmão com tanta sabedoria através de seus estudos e dedicação e nos repassar esses ensinamentos com tamanha humildade. É muito transformador ouvir os ensinamentos do irmão Haroldo Dutra Dias.

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua participação!