Homeopatia

1 – A Homeopatia é uma terapia espírita?

Não, até porque é anterior ao Espiritismo. Seus princípios foram estabelecidos por Samuel Hahnemann no final do século 18. Sua obra fundamental, Órganon da Arte de Curar, foi publicada em 1810, quarenta e sete anos antes da publicação de O Livro dos Espíritos.

2 – Por que, então, há tantos médicos homeopatas espíritas e no receituário mediúnico os Espíritos dão preferência à homeopatia?


Ocorre que há certa identidade de conceitos. Hahnemann proclamava que as enfermidades decorrem de problemas com a força vital dos pacientes. O Espiritismo confirma a existência de correntes magnéticas que circulam em nosso organismo, cujos desajustes afetam o perispírito, com reflexos no corpo físico, originando variadas enfermidades.

3 – Qual seria a ação da homeopatia?


Numa manifestação publicada na Revista Espírita, em outubro de 1863, Santo Agostinho refere-se à homeopatia como matéria espiritualizada. Na homeopatia temos a alma do medicamento ou, mais exatamente, seu componente energético, liberado a partir do processo de dinamização da substância utilizada. Em tal condição, ela atua diretamente sobre o desajuste perispiritual, com reflexos salutares na economia física.

4 – Algo semelhante à ação do passe magnético?


Exatamente. Na homeopatia temos o magnetismo liberado da substância dinamizada. No passe temos o magnetismo fornecido pelo passista e pelos Espíritos que o assistem.

5 – É possível fazer uso de ambos?


É uma associação muito produtiva, geralmente recomendada por médicos desencarnados que fazem o receituário mediúnico nos Centros Espíritas.

6 – Eliminando os problemas perispirituais, essa associação produz a cura definitiva?


Não é tão simples. Embora seu alcance maior, tanto a homeopatia quanto o passe magnético ainda representam um tratamento de superfície, que atinge efeitos. É preciso eliminar as causas geradoras de nossos males. Estas residem em nosso íntimo, em nossa maneira de ver o Mundo e de viver.

7 – Hahnemann também pensava assim?


Sim. Os princípios da Homeopatia definem que a saúde subordina-se à harmonia física, emocional e mental do indivíduo.

8 – Kardec teve algum contato com Hahnemann?


Hahnemann viveu seus últimos anos na França, onde foi sepultado, em 1843, aos 88 anos. Não conheço nenhuma referência sobre essa possibilidade. O que sabemos é que o grande médico foi um dos mentores espirituais da codificação. Em Obras Póstumas há duas consultas que Kardec lhe fez sobre questões doutrinárias. Em "O Evangelho segundo o Espiritismo" há belíssima mensagem de sua autoria, abordando o problema do temperamento, segundo ele subordinado muito mais às tendências do Espírito do que às características do corpo.

Richard Simonetti