Energia vital na palma da mão

Muitas pessoas acreditam que a cura para enfermidades físicas e psicológicas pode estar muito próxima. Conheça histórias de fé de quem teve a vida transformada pela imposição das mãos.

Após 15 dias sem dormir, oito quilos perdidos e muita medicação intravenosa para aplacar uma severa dor de cabeça, o empresário Gustavo de Sá Pereira estava prestes a ser internado quando sua mãe se lembrou de um japonês que fazia orações e que, segundo afirmavam os conhecidos, tratava pessoas. Era Ilita Haro, motorista de táxi em Londrina e membro da Igreja Messiânica que, em pouco tempo, ministrava em Gustavo um método de imposição de mãos conhecido como Johrei. “Eu nem sabia o que era aquilo, mas dormi profundamente e depois acordei faminto e sem dores”, conta Gustavo, que se filiou à igreja e também passou a aplicar o Johrei em outras pessoas. Isso foi na década de 1970. Mas uma superação ainda maior estava por vir: em 2008, ele foi diagnosticado com câncer de pele e seria operado dentro de três meses. “Enquanto esperava, recebi e ministrei o Johrei intensamente. Quando chegou a data da cirurgia, não precisava mais dela, pois a mancha da pele tinha sumido”, afirma. 

Histórias de fé como essa são recorrentes. São casos de pessoas que afirmam ter sobrevivido a aneurismas e tumores, superado doenças ósseas e ainda ganho autoconfiança e serenidade para lidar com seus problemas. O remédio, de acordo com elas? A energia que emana das mãos – paralelamente a tratamentos de medicina convencional. 

“Desde Einstein e a descoberta da física quântica sabemos que tudo o que existe é energia. A única diferença é que a matéria física e a invisível vibram em diferentes frequências”, escreve Tanmaya Honervogt em seu Guia Completo de Reiki. Para os místicos, essa energia tem diferentes nomes: chi para os chineses, ki para os japoneses, prana para os hindus e luz para os cristãos ocidentais. 

Cláudio Boghi, mestre em física nuclear médica pela Universidade de São Paulo (USP), vem desenvolvendo em São Paulo um estudo científico sobre a aplicação do Johrei em pacientes com depressão, ansiedade e síndrome do pânico. “Após receber essa energia três vezes por dia durante três meses, muitos diminuíram o uso de medicamentos ansiolíticos em 90% e conquistaram melhor qualidade de vida”, ressalta. Ele lembra que, segundo os estudos do médico norte-americano Andrew Weil, da Universidade do Arizona, quem pratica e recebe o Johrei pode triplicar o número de células NK (Natural Killer), presentes no sistema imunológico e com poder de combater vírus e bactérias agressoras do organismo. Segundo Boghi, o Hospital das Clínicas da USP já conta com um núcleo de pesquisa em terapias de cura energética como Johrei, Reiki e passes magnéticos pela doutrina kardecista. Atualmente, o pesquisador busca patrocínio para um projeto que investigará a área do cérebro que, por meio do Johrei, ativa a glândula timo, responsável pela produção das células NK. 

Equilíbrio espiritual 

O representante comercial Edison Gomes Ribeiro relata que, aos 6 anos de idade, ele e o irmão gêmeo foram desenganados pelos médicos devido a uma doença nos rins. Depois de receberem passes em um centro espírita de Santo Antônio da Platina, interior do Paraná, foram curados por completo. Anos depois, já em Curitiba, Edison recorreu novamente ao espiritismo. “Eu era muito perfeccionista, vivia estressado em casa e no trabalho. Comecei a frequentar um centro e receber passes semanalmente, recobrei meu equilíbrio espiritual e minha vida mudou dali em diante”, conta. Segundo Maria Rabel, logoterapeuta do Hospital Psiquiátrico Bom Retiro e coordenadora de atendimento espiritual da Federação Espírita do Paraná, o passe nada mais é do que um resgate do Cristianismo primitivo. “Jesus Cristo já curava pessoas com a imposição de mãos. No dia a dia, o passe também é dado pelas mães como uma forma de transmitir energia aos seus filhos através do amor”, compara. 

Poder da fé 

A manicure Marilda Aparecida (na foto, deitada) já era adepta do Reiki quando soube, aos 40 anos, que tinha câncer de mama. “Meu mastologista era cético quanto à terapia, mas continuei recebendo a energia do Reiki três vezes por semana, além de aplicá-la em mim mesma durante a quimio e radioterapia. Nas primeiras sessões, sofri muito. Na terceira, eu já estava voltando para casa sozinha de ônibus”, recorda. “Quando um paciente combina a medicina convencional com o Reiki, sua recuperação é mais rápida e eficaz”, garante a terapeuta Rosimar da Silva, membro da Associação Brasileira de Reiki em Curitiba. 

Espírito e matéria 

“Somos a soma de espírito e matéria, mas a ciência só prioriza a segunda, enquanto a maioria dos nossos desequilíbrios tem origem espiritual. Quando purificamos o espírito, ele se fortalece e transfere esta força para o corpo físico”, explica Ricardo Webster Brasil, ministro da Igreja Messiânica Mundial em Curitiba. Terceira geração de uma família de messiânicos, Ricardo recebe o Johrei desde o útero de sua mãe, e garante: “Até hoje nunca tomei remédio”. Assim como ele, o empresário Gustavo Roberto de Sá Pereira (na foto, à esquerda) passou a receber e praticar o Johrei depois de curar problemas de sono e até um câncer.

Doando e recebendo energia


Veja como funcionam as principais técnicas terapêuticas baseadas na imposição de mãos:

• Passe espírita

Transmissão de energias fluídicas em que o médium conta com a intervenção de “guias espirituais” para promover a cura ou bem-estar de quem o recebe. “Não tem contraindicação nem efeitos colaterais, mas seu benefício está relacionado com o merecimento e a necessidade do paciente”, explica José Virgílio Góes, ex-presidente e atual conselheiro da Federação Paranaense de Espiritismo. “O médium pode não ter braços e ainda assim aplicar o passe, pois quem comanda é a mente e o coração”, diz.

• Reiki

Técnica de cura natural não religiosa na qual a “energia vital do universo” é destinada a pontos específicos do corpo, denominados chakras. O paciente fica deitado enquanto um ou mais terapeutas tocam esses pontos com a palma das mãos. “É uma energia inteligente, pois age onde o paciente realmente necessita e ele só absorve o que precisa”, explica a terapeuta reikiana Rosimar da Silva. Uma hora de Reiki equivale a quatro horas de sono. Também é possível destinar essa energia a plantas, animais e alimentos.

• Johrei

Em japonês, “purificar o espírito”. É um método de canalização da luz divina criado pelo fundador da Igreja Messiânica Mundial. Para ministrá-lo é preciso ter o Ohikari, medalha sagrada que simboliza a conexão daquela pessoa com Deus. O ministrante direciona a palma de uma das mãos para o receptor por 10 a 30 minutos, primeiro na parte frontal, depois em suas costas. Não é necessário ser filiado à Igreja Messiânica para receber essa energia.

• Frequências de brilho

Desenvolvida pela australiana Christine Day, a técnica consiste em toques suaves para ativar “portais energéticos” e promover a cura com o auxílio de seres estelares mais evoluídos espiritualmente, os “pleiadianos”. “É um alinhamento consciente e constante com o amor puro da nossa essência divina”, define a terapeuta humanística Áurea Virgínia Cabral. Segundo ela, a primeira sessão é igual para todos, mas as demais são personalizadas conforme as necessidades do paciente.

• Oneness Deeksha

Prática indiana em que o doador dessa energia toca a cabeça do receptor por um minuto, transmitindo a deeksha ou “benção da unidade”. Também é possível transmiti-la à distância ou a si mesmo. “Além de promover mudanças neurobiológicas significativas que podem curar doenças, a deeksha amplia o vínculo da pessoa com o seu divino, independente da religião”, afirma o psicoterapeuta somático Nelson Silveira Filho, primeiro a oferecer cursos de Oneness Deeksha em Curitiba. Para ele, o que importa não é o tempo e a quantidade de sessões, mas a qualidade da experiência.

Serviço


Federação Paranaense de Espiritismo, www.feparana.com.br.

Igreja Messiânica Mundial, www.messianica.org.br.

Rosimar da Silva, terapeuta reikiana, fone (41) 9244-8828 e www.ab-reiki.com.br.

Áurea Virgínia Cabral, terapeuta de Frequências de Brilho, fone (41) 9883-9847 e www.frequenciasdebrilho.com.br.

Nelson Silveira Filho, instrutor de Oneness Diksha, fone (41) 3015-7359 e 9912-5545 e www.onenessmovement.com.br.    


Leituras

Uma seleção de livros para quem quer se aprofundar no assunto: 

Passe – Magnetismo curador
L. Palhano Jr. e Dalva Silva Souza
Editora Instituto Lachâtre
128 páginas
2011 

Guia completo de Reiki
Tanmaya Honervogt
Editora Pensamento, 2009
256 páginas 

Suas mãos podem curá-lo
Mestre Stephen Co, Dr. Eric B.Robins e John Merryman
Editora Pensamento
2005
276 páginas 

Cura Energética: o poder sutil e curador das mãos
Silvio Camargo
Editora Pensamento
2008
150 páginas 

Ensinamentos de Meishu Sama – A arte do Johrei
Meishu Sama
Editora Lux Oriens
2007
254 páginas 

Iniciações de luz dos pleiadianos
Christine Day
Editora Pensamento
2012
224 páginas 

Deeksha – The fire from heaven*
Kiara Windrider
Editora New World Library
2006

Por 
Mariana Sanchez, especial para a Gazeta do Povo

Fontes:

http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/saude/energia-vital-na-palma-da-mao/

https://milenar.org/category/1-parte-primeira/2-secao-segunda/terapias-nao-agressivas/johrei/

http://medholos.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!