O homem de negócios e o pescador

Um homem de negócios estava passando suas férias em uma pequena vila de pescadores. Depois de receber um telefonema que o deixou estressado ele saiu do hotel e foi para a praia esfriar a cabeça. Foi aí que observou um pescador voltando do mar em um pequeno barco com uma quantidade pequena de peixes frescos.


O homem de negócios chegou um pouco mais perto e ficou fascinado com a beleza dos peixes. Então ele deu os parabéns ao pescador e perguntou quanto tempo levou para ele pegar aqueles peixes.

_ “Só um tempinho”, respondeu o pescador.

_ “Porque você não ficou mais tempo e pegou mais peixes?” perguntou o homem de negócios.

_ “Eu peguei peixe suficiente para mim, minha família e até mesmo para dar um pouco para os meus amigos”, disse ele.


_ “Mas o que você faz com o resto de seu tempo?”, indagou o negociante.

O pescador sorriu e respondeu com um tom calmo e relaxado:

_ “Eu durmo até mais tarde e quando acordo faço uma bela oração de agradecimento a Deus, brinco com meus filhos, leio bons livros, cuido das flores do meu jardim, ajudo os necessitados, à noitinha dou uma caminhada na praia com minha esposa, toco violão com meus amigos, etc., ou seja, faço tudo aquilo que gosto e com as ferramentas que a vida me disponibilizou. Eu tenho uma vida maravilhosa!”

O homem de negócios riu e deu alguns conselhos ao pescador: 

_ “Olha, eu tenho um MBA de uma universidade de muito prestígio nos Estados Unidos e vou lhe ensinar um pouco sobre negócios. O que você deve fazer é passar mais tempo pescando e vender o peixe que você não consumir. Com o dinheiro extra que você vai ganhar você pode comprar um barco maior e empregar algumas pessoas para lhe ajudar. Logo você terá dinheiro suficiente para comprar vários barcos e eventualmente montar uma empresa.”

Ele continuou. 

_ “Olha, uma vez que sua empresa tenha crescido, você começa a exportar seu peixe. Aí você começa a vender direto ao consumidor, sem intermediário, controlando o produto, o processamento e a distribuição. Aí você se muda para Nova Iorque e emprega os melhores gerentes do mundo para lhe ajudar a crescer o seu negócio.”

O pescador aí respondeu: 

_ “Mas senhor, quanto tempo vai levar isso tudo?”

O homem de negócios formado respondeu: 

_ “Quinze a vinte anos. Vinte cinco no máximo.”

_ “E depois, o que faço senhor?” perguntou o pescador.

O homem de negócios sorriu e respondeu: 

_ “Aí é que vem a grande recompensa! Na hora certa você vende as ações de sua empresa ao público e torna-se muito, muito rico, com milhões de dólares em seu nome.

O pescador ainda não tinha entendido bem o propósito de tudo aquilo: 

_ “Milhões de dólares? E o que eu faria com todo esse dinheiro?”

E o negociante respondeu: 

_ “Você se muda para uma pequena vila de pescadores no litoral, onde poderá dormir até mais tarde, brincar com seus filhos, ler bons livros sossegadamente, cuidar das flores do seu jardim, ajudar os necessitados, ir à noitinha fazer uma caminhada na praia com sua esposa, tocar violão com seus amigos, etc.

_ "Mas não é isso que eu faço hoje, Senhor?" Respondeu o pescador olhando fixamente para aquele belo mar.

Moral da história:

"Muitas vezes deixamos de lado os nossos bens mais preciosos, tais como família, amigos, amores, bons ideais e uma vida repleta de paz, saúde, prosperidade e bem-estar, e trocamos tudo isso por uma pseudo conquista, estimulada pela ilusão de valores temporários que supostamente achamos ser o único caminho da felicidade. E quando nos damos conta, depois de muitas idas e vindas, percebemos que essa tão almejada felicidade sempre esteve ao nosso lado. Porém, para alguns, o despertar parece demorar a acontecer, mas como dizia o sábio Chico Xavier, "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim", ou seja, sempre é tempo de recomeçar um novo projeto de vida, repleto de esperança, glórias e reais conquistas. Que tal começar o seu agora?"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!