Voluntários fazem a diferença no tratamento de crianças com câncer (por Mariana Sadeck)

Um hospital fora dos padrões: colorido, amplo e bonito. Assim é o Hospital da Criança José de Alencar (HCB), especializado no tratamento de câncer em crianças. Mas o maior diferencial da instituição não está na arquitetura. Graças a uma parceria com a Associação Brasileira de Assistência às famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Homeopatias (Abrace), 111 voluntários somam-se aos profissionais da saúde para ajudar as crianças. 

A psicóloga Ana Cristina Santiago, coordenadora de voluntariado do HCB, ressalta a importância dos voluntários para as crianças e as famílias: “As crianças respondem melhor ao tratamento, é muito importante tirar elas da cama para brincar, devolver a alegria”. Ela também observa a importância de ter pessoas com habilidades diferentes ajudando. Indivíduos sem vivência em hospital, “com energia nova”. 

A professora do ensino fundamental Rosani Helena dos Reis, 50 anos, mora em Taguatinga e faz trabalho voluntário na brinquedoteca uma vez por semana, há um ano. Ela conta que procurou a Abrace já com a intenção de voluntariar no HCB. “Sempre quis trabalhar com crianças com câncer e resolvi me associar”, conta. Rosani destaca também o sentimento de gratificação: “Não tem como descrever em palavras, apenas em sentimentos. As pessoas acham que a gente vem aqui para ajudar, mas nós que saímos daqui ajudados”. 

Sílvia Maria Barbosa, 55 anos, resolveu ser voluntária ao se aposentar da profissão de taquígrafa. Antes, contribuía apenas financeiramente. Em junho de 2012 procurou a Abrace para ser voluntária. Trabalhou primeiro na “Casa de Apoio”, local de hospedagem para pacientes e acompanhantes que não residem no Distrito Federal. Depois preferiu ficar no hospital auxiliando os que estão em quimioterapia. Ela ressalta que é um trabalho gratificante e que são todos carinhosos. “Eu aprendo mais com as crianças do que elas comigo. Elas são muito corajosas.” 

Márcia Mendes Fernandes é a responsável pelo voluntariado da Abrace. Ela conta que para ser voluntário é necessário ter mais de 18 anos, ou de 14 a 17 anos com autorização dos pais. O candidato tem de ser comprometido, responsável, se interessar por causas sociais e, acima de tudo, entender que o voluntário não faz para si, faz para os outros. Na opinião de Márcia, o crescimento pessoal é o maior benefício. “Se engajar nas questões sociais é fazer um exercício de cidadania”, diz ela. 

O Hospital

O HCB é administrado pelo Instituto de Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE), associação sem fins lucrativos da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Homeopatias (ABRACE). O Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB), inaugurado em novembro de 2011, é um espaço destinado ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer ou doenças do sangue. O hospital atende somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com uma estrutura de mais de 7 mil metros quadrados construídos. Já foram realizadas cerca de 350 mil consultas desde que foi inaugurado. 

Abrace 

A associação foi criada em 1986 por um grupo de pais que tinham filhos em tratamento contra o câncer no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), eles se uniram para ajudar outros pais na mesma situação e que passavam pelas mesmas dificuldades, com um agravante: a exclusão social que lhes roubava a esperança de combater a doença. 

Como ajudar? 

O primeiro passo é se cadastrar no site da Abrace. Posteriormente, o candidato será chamado para participar de palestra na qual serão explicadas as funções e as exigências. O voluntário pode escolher entre 11 atividades: Alegria, alegria (realização de atividades recreativas); Ame (aulas de expressão corporal); Amigo do leito (substituição de acompanhantes com prazo determinado); Contadores de histórias; Cuidando do acompanhante (atividades com os acompanhantes); Cuidado do cuidador (atividades com os funcionários); Eventos (auxiliam em eventos); Palestras (realização de palestras); Posso ajudar? (suporte à recepção); Sinfonia da saúde (realizações de apresentações musicais); Terapias integrativas (realizações de terapias integrativas como reiki ou body talk). 

Após a escolha, será realizada uma entrevista individual para analisar se o perfil do candidato é compatível com a atividade escolhida. 

Cadastre-se no site www.abrace.com.br

Ou envie e-mail para voluntariado@abrace.com.br

Autoria: Mariana Sadeck

Fonte:https://dfsolidario.wordpress.com/2013/03/12/voluntarios-fazem-a-diferenca-no-tratamento-de-criancas-com-cancer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!