Festival de Cinema Transcendental em Brasília


Há cinco anos movimentando a cena cultura e artística, em Brasília, o Festival de Cinema Transcendental chega a sua sexta edição. O objetivo do projeto é compor a temática do cinema com obras focadas em paz, amor, união e vida. Além de apoiar o cinema nacional, abrindo espaço para novos diretores e produtores apresentarem suas obras cinematográficas, o festival oferece a oportunidade de o público transcender através da arte que inspira transformação.

O festival acontece entre os dias 29 de junho a 2 de julho de 2016, no Museu Nacional, em Brasília. O acesso ao evento é mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis para cada filme do festival. Todos os alimentos arrecadados serão doados para organizações que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal.

O Festival de Cinema Transcendental é um evento realizado, desde 2011, pela ONG Estação da Luz, e tem como objetivo trazer vídeos com questões como crenças do imaginário popular e que chamam a atenção do público para os valores e questões relacionadas à vida humana.

O tema transcendental é um movimento cultural e artístico que tem como objetivo a busca de uma arte mais voltada à solidariedade e a espiritualidade. O gênero nasceu em Fortaleza com a Mostra de Teatro Transcendental, que teve sua primeira edição em 2003. Ao partir para o cinema, o gênero tem o objetivo de levar ao público mensagens de paz, amor e caridade. O Festival de Cinema Transcendental em Brasília é coordenado pelo goiano Lucas de Pádua.

Mostra de Curtas

E para enriquecer o Festival, a Comissão organizadora conta com a Mostra Competitiva de Curta Metragem, em que são aceitos vídeos nas categorias Ficção, Animação e Documentário. 

Os premiados, escolhidos pelo júri oficial e júri popular, receberão o Troféu Luz. A premiação, que acontecerá no dia 2 de Julho de 2016, em Brasília, se dará nas seguintes categorias: Melhor Curta do Festival, Melhor Curta, do Juri Popular e Melhor Direção.

Serviço

6º Festival de Cinema Transcendental 
Brasília (DF) – De 29 de Junho a 2 de Julho de 2016 
Ingresso: 2 kg de alimento não perecível 
Informações: www.cinematranscendental.com.br 
Estação da Luz (85) 3260-5140 
Entrevistas: Lucas de Pádua (62) 9967 1282 


Dia 29 de Junho – 19h30 – Togetherness (Doc – 1h15 – EUA – Legendado – Livre) 

Diretor: Eduardo Dubal

Cientistas, estudiosos e representantes de várias filosofias religiosas falam sobre temas-chave para a união da humanidade, como caridade, amor ao próximo, valorização da vida, Deus, morte, fé, paz e outros.
A intenção editorial deste diálogo inter-religioso é unir pontos convergentes, sem comparações diretas ou debates de quaisquer tipos, demonstrando que a busca pelo entendimento espiritual (que torna a vida na Terra mais prazerosa e menos tortuosa) é mais eficaz quando inclui o respeito e a união entre todos.


Dia 30 de Junho – 19h30 – Céu e Inferno (Doc – 50 min – BRA – Português – Livre)

Diretor: Victor Hugo

Este documentário, produzido em homenagem ao aniversário de 150 anos de edição da obra ‘O céu e o inferno’, de Allan Kardec, traz uma análise histórica sobre as diferentes crenças de céu, inferno, anjos, demônios, punições e recompensas depois da morte.
Especialistas e estudiosos da Bíblia trazem a visão espírita acerca de um dos temas que mais intrigam a humanidade, com depoimentos de Haroldo Dutra, RossandroKlinjey, Saulo Silva e Severino Celestino.


Dia 01 de Julho –19h30 –The afterlifeinvestigation (Doc – 1h45 – BRA – Legendado – Livre)

Diretor: Tim Coleman 

O reaparecimento das ‘’mesas girantes’’ na Europa poderia finalmente estabelecer a conexão entre a ciência moderna e a doutrina dos espíritos?
O Experimento Scole, tema do documentário THE AFTER LIFE INVESTIGATIONS, narra os resultados extraordinários de uma investigação de cinco anos sobre a vida além da morte. No início de 1993, quatro pesquisadores psíquicos embarcaram em uma série de experimentos na aldeia de Norfolk Scole. 


Dia 02 de Julho – 19h30 –Life Beginning (Doc – 1h30 – BRA – Legendado – Livre)

Diretora: Estela Renner

Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebês são muito mais do que uma carga genética. O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos.
O Começo da Vida convida todo mundo a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade?

Fonte:http://fees.org.br/festival-de-cinema-transcendental-chega-a-sua-sexta-edicao/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!