Governo Suíço reconhece a legitimidade e poder de cura da homeopatia

(Esperamos que o Brasil também adote a mesma postura daquele país)

1. Relatório Suíço atesta a efetividade da Homeopatia

Qual a efetividade da Homeopatia? Para responder a esta questão, o Federal Social Insurance Office (FSIO) encomendou um relatório à Health Technology Assessment (HTA) da Suíça. A metodologia da HTA não questiona apenas a efetividade de uma dada intervenção, mas também aborda questões sobre a efetividade do tratamento na sua utilização cotidiana, ou seja, a sua efetividade no mundo real, como é usada, se é segura e qual a sua relação custo-efetividade. 

O relatório, com mais de 300 páginas, faz uma revisão exaustiva na literatura científica sobre Homeopatia. O estudo resume 22 revisões, 20 das quais apresentam resultados favoráveis à Homeopatia. Destes, quatro apresentam evidências fortes de que a Homeopatia, como sistema médico, é eficaz. Também foram encontradas evidências robustas em apoio ao uso da Homeopatia para tratamento de alergias e infecções do trato respiratório superior. 

O trabalho apresenta, ainda, os resultados sobre a avaliação da qualidade dos ensaios homeopáticos, concluindo que "os estudos homeopáticos e fitoterápicos foram considerados de melhor qualidade quando comparados aos estudos da medicina convencional." O relatório termina com essa afirmação: "para concluir, definimos que há evidências suficientes em apoio aos efeitos pré-clínicos (experimentais) e clínicos da Homeopatia, e que, em termos absolutos, assim como quando comparada às terapias convencionais, oferece um tratamento seguro e custo-efetivo". 

O relatório 2006 da HTA sobre Homeopatia foi encomendado pelo Federal Social Insurance Office (FSIO) inserido no contexto de uma avaliação ampla das medicinas complementares e alternativas (MCA). Foi escrito por uma equipe de acadêmicos de língua alemã e editado por G. Bornhöft & F Matthiessen of Witten/Herdecke University, na Alemanha. A tradução para a língua inglesa foi publicada no Reino Unido em novembro. 

(Com informações deHomeopathy Research Institute)

2. Governo Suíço reconhece a legitimidade e poder de cura da homeopatia

O governo Suíço definiu a medicina no futuro, anunciando uma positiva alteração de formas alternativas de cura. A partir de maio de 2017, as companhias de seguro de saúde irão abranger uma grande variedade de métodos de cura, incluindo a Homeopatia, Acupunctura, a MTC-Medicina Tradicional Chinesa, a Fitoterapia e a Medicina Holística.

Demasiado tempo as Caixas de Previdência na Suíça só cobriam o monopólio das drogas sintéticas/químicas.


Fora com a burocracia e as drogas sintéticas

Esta mudança na direção holística permite ao sistema de saúde suíço curar, sem a necessidade de intervenção de uma gestão orientada para o lucro. Com a inclusão de cinco ecléticos métodos de cura, os tratamentos oferecidos na Suíça vão tornar este sistema de cuidados de saúde mais acessível. A legitimação destes métodos de cura vai fazer com que exista uma aspiração à cura no sistema de saúde. Tal sistema de saúde alternativo pode incentivar as pessoas, ao invés como até agora um oneroso círculo vicioso  de efeitos adversos/colaterais e resultados negativos.


A «ciência» farmacêutica sintética começou a dar os seus primeiros passos em 1869. Nesse ano começaram os ensaios com o alcatrão de carvão. Ela recusa os métodos de cura usados durante milênios pela humanidade.
A boa notícia é que ainda existem muitos herbalistas a darem continuidade a estas tradições e vão produzindo derivados das plantas para a Medicina Holística.

Suíços colocam o governo sob pressão para pagar as terapias alternativas

Depois de as autoridades de saúde suíças terem bloqueado em 2005 a legitimidade da medicina alternativa,  os cidadãos suíços deram o seu parecer favoravelmente. Em 2009, dois terços dos suíços votaram a favor de esses cinco métodos de cura para passarem a serem integrados na lista de terapias pagas pelo sistema de saúde no país. Em 2012, as cinco terapias não convencionais foram incluídas no sistema obrigatório de seguro, no contexto de um período de experiência de seis anos. No final do período de teste, elas serão avaliados em relação à "eficácia, rentabilidade e adequação".

As abordagens holísticas serão avaliados pelos seus efeitos de cura

Já o ministério responsável por esta temática constatou aquilo que muitos profissionais de saúde alternativa (Heilpraktiker/ "Praticante da Cura") já sabem: "é impossível fornecer tal evidência para estas disciplinas na sua totalidade."  A prova de sua eficácia resulta da própria experiência individual, iniciativa e empenho. Terapias holísticas são diferentes das drogas sintéticas. A pessoa é tratada no seu todo, não apenas o sintoma. É impossível medir uma terapia alternativa no papel, num ambiente perfeitamente controlado. O efeito é mostrado ao longo de um período de aplicação.
 
Fontes:
1. http://www.ecomedicina.com.br/site/conteudo/noticia103.asp
2. epoch times
Homöopathie-Schweiz
kopp-verlag
zentrum der gesundheit
por Medicinas Alternativas, em 28.04.16
http://as-medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/suica-governo-reconhece-a-legitimidade-118876



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!