Cromoterapia, Chakras, Doenças, Sintomas e Cura (Estudo Aprofundado)


CROMOTERAPIA NA HISTÓRIA 

A origem da Cromoterapia remonta no tempo, assim como muitas terapias naturais, um dos registros mais antigos dos poderes mágicos da cor pode ser encontrado nas grutas de Lascaux e Altamira, nas quais pinturas decorativas de diversos animais e seres humanos adornam as paredes internas das cavernas. 

As antigas escolas de ocultismo, da mística, astrologia, alquimia e esoterismo ensinavam a buscar o conhecimento da essência do ser humano, em diversos corpos (físico energético e espiritual). Todas elas têm por fundamento a pesquisa da Verdade, através da Arte, Ciência, Filosofia e Religião, para compreender a natureza da criatura humana, bem como de onde ela veio qual a sua missão no planeta Terra e para onde se destina. 

O uso das cores para a cura de diversos males era feito através de sacerdotes-médicos, com no antigo Egito, e de filósofos-médicos como na Grécia na Índia e na China. 

Assim podemos dizer que os países precursores da Cromoterapia foram Egito, Grécia, Índia e China. 

No Egito, tivemos a figura que foi considerada o “Pai Universal da Medicina”, Imhontep, pertenceu a III Dinastia (2.800 a.C.), vizir, médico, arquiteto e sábio da época, mestre do Grande Templo da Medicina de Heliópolis, onde se transmitia a arte de curar. 

Na Grécia, Hipócrates, Galeno e Celso, médicos gregos, recomendavam o banho de sol para recuperar pessoas enfermas. Pitágoras, há 2.500 anos, descobriu que as vibrações diapasão das notas musicais seguiam uma proporção matemática, uma correspondência nos cumprimentos de onda do espectro luminoso. Sendo a nota Lá, correspondente à cor violeta com 400 Hz. Platão dedicado ao estudo da metafísica e da geometria, chegou à conclusão que os cinco sólidos regulares estão inter-relacionados com a estrutura do corpo humano, tendo uma correlação com as cores. 

A Índia muito contribuiu na descoberta das leis de cura, A filosofia Oriental, explica que no corpo energético observam-se manifestados os chakras ou centros de força, que evidenciam a energia existente no organismo humano. A energia vital ou prana, indispensável para o desenvolvimento dos seres é recolhida à noite, quando os raios cósmicos nos atingem. Na Índia desenvolveu-se a Medicina Ayur-Védica, que significa Conhecimento da Vida, que trata de diversas terapias; plantas, dietética, massagem, limpeza interna, respiração, som e cor, formando uma medicina total. 

A medicina chinesa emprega uma forma diferente para seu diagnóstico, tendo quatro fases; observar, auscultar, questionar e apalpar ou sentir. Pela coloração do paciente concluía qual o órgão que estava em disfunção. Seus filósofos desenvolveram a teoria da dualidade, que chamavam de yin e yang. Os princípios negativo e positivo, feminino e masculino da vida universal. Portanto, a Cromoterapia é uma ciência divina, não um culto ou moda recentemente inventada, na história ela tem sido empregada para estabelecer o equilíbrio e a harmonia, para acalmar e sustentar, para sarar e restaurar e criar outra vez, apresentar o divino principio de ondas de Luz. A cor é, portanto, uma força divina, nada menos. 


TRILOGIA 

A Cor-Luz recebe diferentes denominações: 

CROMOTERAPIA; É a ciência que harmoniza o campo eletromagnético das células, através da aplicação das cores do espectro solar, visando restaurar a saúde. 

CROMOSOFIA: É o conhecimento transcendental sobre cores e suas influências na psique humana, sejam através do uso de roupas ou de alimentos. 

CROMOLOGIA: É o estudo físico das cores, suas origens, características, capacidade, cumprimento da onda, freqüência, velocidade e outras particularidades relativas à física que analisa a natureza da Luz. 

A Cromosofia e a Cromologia vem sendo inseridas aos poucos nos meios acadêmicos, com alguns livros publicados principalmente pela FEEU, Fundação Educacional e Editorial Universalista. 


A LUZ 

A luz sob o ponto de vista da Física, é uma faixa de vibração eletromagnética, que se move no espaço a uma velocidade de 300.000 km/s (trezentos mil quilômetros por segundo) é uma energia radiante que transmitida de um corpo luminoso ao olho, age sobre os órgãos de visão. Nossa principal fonte de luz é o Sol, uma estrela de Quinta grandeza de cor amarelada e brilho variável que esta há 8 minutos-luz ou 150.000 km de distância da Terra, responsável pela vida na terra. 

Isaac Newton observou a decomposição da luz solar através de um prisma de cristal e constatou existência de sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. 

Construiu, então, um disco com estas sete cores que, girado velozmente no seu centro, sugere visualmente a cor branca. 

No século XIX, os físicos constataram que o espectro contínuo pode ser obtido também a partir da luz emitida pelo filamento incandescente de uma lâmpada comum. 

Todos os sistemas materiais trocam de energia com o meio ambiente, é imperceptível, mas os elementos químicos da Tabela Periódica, individualmente têm a propriedade de emitir luz, espectralmente definidas e identificadoras de cada um deles. 

Por volta 1855, de Bussen descobriu que um composto, quando submetido à ação de uma chama, emite luz com cores características para cada elemento químico. Quando a luz destas chamas incide sobre um prisma, ela é decomposta em diferentes cores, formando um espectro separado umas das outras. Esse espectro apresenta descontínuo, uma vez que há uma separação evidente entre as cores. 

Cientista como Oliver L. Reiser em seu livro Alquimia da Luz e da Cor, emprega o método científico com certa intenção filosófico-metafísico, ao considerar os princípios e os efeitos da cor sobre o organismo humano. Diz que: “Todos os organismos vivos no plano físico são preponderantemente orientados para a água e que esta tem propriedade de acelerar todo o tipo de reações químicas. Acrescenta que o tom da cor ou matiz depende; do comprimento da onda, do tom da luz, da nuança, do brilho ou luminosidade (que está em correlação com a energia do estímulo ou com a amplitude da onda), e da saturação ou croma (que depende da mistura dos comprimentos das ondas curtas e longas). Estes cinco aspectos determinam a experiência visual da cor”. 

A teoria atual da energia luminosa está longe da concepção de Newton. Descreve-se, hoje, a energia luminosa como uma energia radiante que, atuando sobre os órgãos da visão, habilita-os a cumprirem a função da vista. De acordo com a teoria moderna, tanto a luz visível quanto a invisível consistem dos quanta de energia movendo-se como se fossem guiados por ondas: o comprimento estatístico dos quantas é determinado pelo fato de que sua energia, em qualquer ponto, é em média igual à intensidade do sistema de onda naquele ponto. Os quanta são formados de pulsações contínuas que se movem lentamente num só sentido, de oeste para leste. A onda é um movimento contínuo, caminhando célere na mesma direção. (norte, sul, leste ou oeste). 

Segundo Bezerra de Menezes, em seu livro “A Saúde Integral”; “A doença física manifesta-se como resultado de um desequilíbrio nas funções celulares, cujas causas podem estar ligadas a distúrbios metabólicos ou à invasão microbiana, ambas direta ou indiretamente ligadas à atuação mental inadequada por parte do enfermo”.

Lei da Afinidade: 

A Lei da Afinidade “é o ponto comum existente entre dois seres ou dois elementos que se associam na busca dos mesmos objetivos, tornando, portanto, desnecessária a identidade absoluta entre ambos, bastando que tenham objetivos semelhantes harmonizando-se num mesmo sentido.” Se desejarmos ficar bom ajudando e desejando a mesma coisa, tanto o que deseja ser curado como o que deseja curar atraem-se formando uma única força. Um só 

pensamento de curar. O pensamento do que deseja a cura esta impregnado de prana e magnetismo, e, desta forma, sendo uma energia mais forte e dirigida, processa o que podemos chamar de alívio ou cura. 

Mesmo que potentes radiações luminosas incidam sobre um corpo, este somente reterá delas a quantidade que lhe permitir o seu próprio poder de absorção.


Lei do Karma: 

O Karma é a grande Lei que preside a criação, é Lei da Ação, é por meio dele que se definem as noções do destino, do desejo como força geradora do destino e do encadeamento necessário, por força destes dois fatores, entre os diversos momentos da vida dos homens. 

Tanto no plano material como no plano físico sempre haverá obstáculos a serem transpostos, muitas vezes é possível vencer os da área espiritual e nem sempre conseguimos superar os da vida física. Se nosso paciente tem algum resgate Cármico ou esta enfermo por razões Cármicas, no máximo conseguimos algum alívio, nunca a cura, a não ser que este tenha muito merecimento e ainda nesta existência possa o seu Karma ser aliviado. 


AURA: 

A Aura é um campo energético constituído das próprias energias eletromagnéticas do indivíduo e funciona como uma espécie de capa protetora do nosso corpo, em relação às vibrações magnéticas do astral. O seu tamanho é variável, sendo proporcional às forças eletromagnéticas que se pode dispor dentro das capacidades de cada pessoa. 

Portanto podemos afirmar que uma criatura, forte, sadia e equilibrada espiritualmente, terá um campo áurico bem dotado, ao contrario teremos um campo enfraquecido e sua aura 

será pequena e frágil. Desta forma podemos raciocinar que se temos a aura fraca estamos à mercê de influências inferiores. O maior fator de fortalecimento de nossa Aura esta nos pensamentos que emitimos. Um pensamento elevado produzirá sempre uma forma luminosa muito clara e positiva. A Besant e Leadbeater dizem: “cada um matiza o seu próprio universo com as cores predominantes em seu caráter ou em suas habituais reações emocionais. É a sua própria tinta pessoal que o afetará numa gama cada vez mais luminosa ou opaca, de acordo com a qualidade dos pensamentos mais freqüentes”. Portanto, qualquer emanação da mente retratará sempre com rigorosa exatidão as emoções e os sentimentos do espirito humano, dando-lhe forma e cor. 


Cores da Aura:

Vermelho: Fogo, paixão, energia e atividade. 

Amarelo: Intelectualidade, análise, otimismo e procura do essencial. 

Laranja: Auto-expressão, vontade, ambição e pensamentos laterais. 

Azul: Amor, honestidade, paz, sensibilidade e satisfação. 

Verde: Equilíbrio, estabilidade, capacidade de cura e ensino. 

Turquesa: Demonstra imaginação, criatividade e poder de comunicação. 

Rosa: Compaixão, calor humano e respeito próprio. 

Violeta: Discernimento, é o místico, o erótico, o charme. 


Limpeza da Aura: 

A necessidade de limpeza da Aura, inclusive de sua movimentação fluídica, surge a partir do momento em que vamos nos tratar. Só podemos receber energias positivas, estando com o campo áurico positivo, limpo e com as suas energias circulando livremente. 

A limpeza pode ser através de passe magnético, ou com a luz azul. 

Importante: o período entre a limpeza e a reenergização não deve demorar mais do que 10 minutos, pois após este prazo corre-se o risco de Ter de fazer nova limpeza. 


Chakras: 

Além da Aura, temos como fator importante para restauração físico-espiritual os Chakras, cujas funções no duplo-etérico ressaltam como ponto de equilíbrio entre o Espírito e a matéria. São responsáveis pela recepção e distribuição das energias mentais, astrais e etéreas de acordo com a necessidade de cada ser. Por estarem ligados diretamente com nossos sistemas celular e endócrino alteram nosso humor e comportamento. Segundo Krishna; São formações luminosas e discos incandescentes de luz, nas diversas junções nervosas ao longo da medula espinhal. 

Os Chakras são: 

Coronário, localizado no topo da cabeça, ligado à glândula Pineal (epífise), cores violeta, branco-fluorescente ou dourado, responsável pela irrigação energética do cérebro, muito importante na telepatia, na mediunidade, nas expansões da consciência e na recepção de temas elevados, é o Chakra por onde penetra a energia cósmica. 

Frontal, localizado na fronte, correlação física com a glândula hipófise (pituitária), tem a cor índigo, branco-azulado, amarelo ou esverdeado, responsável pela energização dos olhos e do nariz facilita a clarividência e a intuição, por vezes sua atividade cria uma palpitação ou sensação de calor na testa (parece o coração batendo na testa). 

Laríngeo, localizado na garganta, tem correlação física com a glândula tireoide (e paratireoide), tem a cor azul celeste, lilás, branco-prateado ou rosa, responsável pela energização da boca, da garganta e dos órgãos respiratórios, facilita a psicografia e a Clariaudiência, responsável pela filtragem das energias emocionais para que não cheguem aos Chakras da cabeça, também é responsável pela expressão criativa (comunicação) do ser humano no mundo. 

Umeral, localizado nas costas, sobre o pulmão esquerdo, tem como função o equilíbrio mediúnico, é através do Umeral que chegamos a todas as vibrações espirituais mediúnicas, tanto positivas como negativas. 

Cardíaco, localizado no centro do peito, têm correlação física com a glândula timo, com as cores verde, amarelo-ouro é responsável pela energização do sistema cardíaco respiratório, considerado como o canal de movimentação dos sentimentos, quando bloqueado a pessoa sente depressão, angústia, irritação ou pontadas no peito. 

Esplênico, localizado acima do baço, não possui ligação com nenhuma glândula, considerado como o dínamo do corpo humano, pois através dele penetra uma parte da energia (prana) do ambiente, quando desenvolvido favorece a soltura do duplo-etérico. Segundo Ramatís; “.Quando este Chakra recebe a cor rosada, irriga o baço, distribuindo-se pelo duplo-etérico, enfeixa toda a estrutura da coluna vertebral e depois vitaliza todo o sistema nervoso. Irriga o bulbo, cerebelo e os hemisférios do cérebro, descendo pelo sistema nervoso central, derrama-se pelos plexos ao longo da mesma.” este Chakra não é considerado como um dos sete principais pelo sistema hindu. 

Umbilical, localizado acima do umbigo, ligado ao pâncreas, com a cor amarelo, verde forte e vermelho. É responsável pela energização do sistema digestivo é o Chakra das emoções inferiores, quando esta bloqueado causa enjoo, medo ou irritação, quando desenvolvido facilita a percepção das energias ambientais. 

Básico, localizado na base da coluna, ligado as glândulas supra-renais, tem a cor vermelha forte, responsável pelo Kundalini (energia telúrica) e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação sanguínea. 

Sexual, alguns autores falam neste Chakra com localização no baixo-ventre, e tem ligação com os testículos (homem) ou ovários (mulher) com a cor laranja, roxo ou vermelha (dependendo das circunstâncias), quando bloqueado causa impotência sexual, quando superexcitado, causa intenso desejo sexual, seu desenvolvimento estimula o melhor funcionamento dos demais Chakras e ajuda a despertar o Kundalini. 

Já, Ramatís, nos informa cores diferentes, de acordo com o estado psíquico de cada paciente; 

O Básico tem as cores vermelha alaranjada, com algumas fulguração de escarlates, em tons fugitivos incandescentes, por vezes tom sanguíneo suave. 

O Umbilical apresenta as cores vermelhas e tons verde cor de ervilha. 

No Esplênico são; roxo, azul, verde, amarelo, alaranjado, vermelho forte e o róseo, que constituem os sete tons fundamentais da síntese branca do Prana. 

O Chakra Cardíaco é como um centro turbilhonante cor de ouro, quando recebe o prana róseo assume o que se chama de “raio amarelo”, mostrando-se como um Sol radiante sem analogia nas escalas cromosóficas do mundo. 

O Laríngeo, tem como cor predominante o azul-claro, matizado de suave lilás ou violeta. 

O Frontal apresenta a cor rósea amarela, matizada com um pouco de azul violáceo, pois com estas cores mais o azul do centro do laríngeo ajudam a nutrir o chakra esplênico. O Coronário é o regente orquestral dos demais centros de força, pode assumir as colorações mais exótica e fascinantes, gira no seu todo com inconcebível rapidez, enquanto o seu centro de diâmetro menos, apresenta uma cor branca, lirial e deslumbrante, emitindo fulgores dourados cada vez mais belos. 

Na Cromoterapia, trabalha-se com oito chakras e não com sete como usualmente são conhecidos. Este oitavo chakra é o Umeral, localizado nas costas, um pouco acima dos pulmões pelo lado esquerdo, tem como função ser canal espiritual dos médiuns psicofônicos e receptor de influência espirituais mediúnicas. Cada chakra tem uma frequência vibratória particular com uma função específica para o perispírito e o corpo físico, é através deles que recebemos as energias abastecedoras do nosso corpo. 

Os Chakras tem ligação entre si através dos Nadis, que são uma série de filamentos condutores de energia enviada pelos Chakras, são constituídos por delgados filamentos de matéria energética sutil, eles representam uma extensa rede de energias fluídicas que se compara , em abundância, aos nervos do corpo, é através dos Nadis que flui o Prana ou Fluído Vital que abastece nosso Corpo e Espírito. 

Em grupo ou só, quando não se tem um vidente ou sensitivo acompanhando o trabalho de Cromoterapia, podemos diagnosticar através dos Chakras. Este diagnóstico, que vem sendo aprimorado a cada dia, graças a estudos de diversos terapeutas, talvez venha a ser no futuro o mais comum dos diagnósticos. 

É sabido que os Chakras emitem colorações em forma de raios, correspondentes as vibrações dos campos celulares de sua área no Duplo Etérico. Portanto, se o órgão ou órgãos de seu setor de atuação estiverem afetados ou em distúrbio por qualquer motivo, a emanação colorida do Chakra sofrerá alterações, ou seja com a redução da energia colorida haverá também a redução da onda de calor por ele emitida. Cabe-nos restaurar ou corrigir ou até devolver através da mentalização de cor as vibrações de cada Chakra, conforme orientação recebida por nossos irmãos espirituais. 

Na nossa faixa Cromoterápica, as cores correspondente de cada Chakra são as seguintes: 

CORONÁRIO ------------- Violeta/Lilás/Dourado 
FRONTAL ----------------- Índigo 
LARÍNGEO ---------------- Azul claro
UMERAL (costas)--------- Azul ou amarelo, dependendo do estado espiritual do paciente. 
CARDÍACO ---------------- Verde ou rosa claro 
ESPLÊNICO --------------- Amarelo 
UMBILICAL --------------- Laranja 
BÁSICO ------------------- Vermelho 

Diagnóstico: 

Para o diagnóstico através dos Chakras deve ser feito no momento da “limpeza” no passe ou no grupo, o Chakra sem nenhum problema, espiritual ou físico, irradia calor de determinada intensidade, que é sentida quase de imediato, ao colocarmos nossa palma da mão sobre a sua área de emissão, em todos o calor é uniforme, se encontrarmos com a passagem de nossa mão alguma variação de temperatura, para mais frio ou mais quente do que o normal, provavelmente naquele ponto existe algum problema. Verifica-se normalmente os Chakras Umeral, o Coronário, o Cardíaco e o Umbilical, a razão é que; no Umeral recebemos as energias do nosso campo mediúnico, o Coronário por onde recebemos as energias espirituais, o Cardíaco sede dos nossos sentimentos e o Umbilical por onde trafegam as energias primárias e localiza toda atividade emocional. 

Outra forma de fazer o diagnóstico é a Psicometria. Após conversar com o paciente sobre os seus males, pedimos ao paciente que estenda a mão direita com a palma virada para cima, sem enrijecê-la, e nós colocamos a nossa mão esquerda sobre a dele, a uma distância, mais ou menos, de cinco centímetros, em seguida pedimos que eleve seu pensamento em prece e fizemos o mesmo, após 20 ou 30 segundos sentimos o mal-estar ou dor que levou aquele paciente até nós. Não chega a ser dor e realmente não dói porque sabemos que não é nosso. Assim descobrimos que a Cromoterapia pode fazer coisas verdadeiramente incríveis. 

Diagnosticar pela cor exige treinamento e experiência. Para isto temos dois métodos de diagnose: Ver a causa e identificar os sintomas. 

O Cromoterapeuta treinado, tem elevado cada vez mais as técnicas de diagnose e observação, fazendo com alguns pacientes fiquem espantados com os resultados. 

A seguir detalharemos algumas técnicas mostrando o que a cor revela da doença interna e os reflexos que trazem por meio de cor ou som, as distintas partes do corpo. 

a) A cor do olho pode revelar setenta e duas perturbações diferentes da vista. A diagnose da íris é uma técnica especializada pela medicina ocidental que exige anos de estudo, mas os chineses, desde a dinastia Ting até hoje, fizeram da diagnose do olho uma parte do equipamento de todos os Médicos. O vermelho no canto do olho próximo ao nariz significa coração resistente; o vermelho na superfície do olho próxima das maças do rosto e fronte revela coração frágil. 

As cores do globo ocular relacionam-se com o fígado e as pupilas com o estado dos rins. O branco do olho (esclerótica) com os pulmões, e as pálpebras superiores e inferiores com o estômago. 

b) A cor das unhas revela, entre outras coisas, a condição do fígado, devendo sempre ser confrontada com a dos olhos 

c) A cor da urina; o amarelo-claro revela estado normal; o tom escuro indica toxinas e venenos; a presença de sangue aponta inflamação da bexiga, problemas dos rins ou da próstata, no caso dos homens; pode significar também virulência. Se branca, é indicação de fraqueza, se amarela, de inflamação. 

d) A cor das fezes: marrom indica condição normal; branca aponta problema do fígado, estômago ou rins; escura indica venenos ou inflamação no intestino grosso; preta significa hemorragia interna – quanto mais escura a cor, maior a fonte de perturbação do organismo. Quando os intestinos funcionam normalmente, mas um pouco por vez, provocando cólicas, é sintoma de colite, ou de problema do intestino grosso. 

e) Olhando a cor da pele, deve observar-se a aparência geral, os lábios, as mãos, os pés e o busto. Pela cor da pele, pode-se concluir se há tumores, feridas, contusões, escoriações, chagas, etc. Em caso de hipertensão ou outros quaisquer em que os vasos sangüíneos da pele se dilatam, esta se avermelha. Na anemia, fica pálida, devido ao número baixo de glóbulos vermelhos no sangue. 

Nas doenças do coração e respiratória, como a bronquite e pneumonia, a pele pode assumir a cor purpúrea, provocada pela oxigenação inadequada do sangue. Na icterícia e na hepatite, a pele terá aspecto amarelado, devido ao aumento da bilirrubina na corrente sanguínea. A diabetes, ou o tratamento prolongado com arsênico podem causar a pigmentação da pele. Na gestação, pode ocorrer descoloração da pele do abdômen e ao redor dos mamilos; em alguns casos, o corpo todo escurece, especialmente nas pessoas morenas. Nos casos de pelagra (Avitaminose causada por perturbações digestivas, nervosas e mentais), há escurecimento e pigmentação nas costas das mãos, antebraços, face e pescoço (partes normalmente descobertas do corpo). A insolação ou a escarlatina são causadas pelo vermelhão num ponto determinado. A circulação deficiente revela-se pela falta de cor nas extremidades. A flacidez da pele indica, em qualquer idade, falta de saúde. Rigidez da pela pode resultar de tensão nervosa, inchações, edemas ou tumores. Pele seca pode ser conseqüência da idade, detergentes, sarna, mixedema, escorbuto, perturbações dos rins, exposições (a intempéries) ou a falta de vitamina A . 

Pele úmida sinal de excitação, instabilidade emocional, febre ou aquecimento excessivo. 

A inelasticidade dos tecidos é sinal de atrofia. 

Mão fria e úmida indica circulação periférica fraca. 

Pele brilhante ou delgada ao redor das juntas é sinal de artrite. 

Transpiração profusa (abundante) pode resultar de excitação, dor, aquecimento excessivo, parasitas, osso partido, tuberculose, menopausa e algumas situações de gravidez. 

f) A cor do cabelo revela a condição do organismo e diz muito ao médico acerca dos rins. Os matizes da cor fazem que a pele absorva diferentes comprimentos de onda que provocam resultados diversos no corpo – desde a ausência de reações até a morte. Sabe-se também que alguns matizes de carvão são cancerígenos. 

g) A cor dos lábios indica as condições do estômago; se muito vermelho, o estômago está carregado de gases, fermentação, acidez e está inflamado; se brancos, o estômago está debilitado; se vermelhos, é indicação de febre, se a coloração for escura, o estado é normal; colorido escuro ao redor dos olhos é sinal de perturbação nos rins ou fígado. Nas mulheres, essa condição é muitas vezes provocada pela menstruação. Lábios azulados ou purpúreos apontam problemas do coração ou do sistema circulatório. 

h) A cor da língua pode indicar até cento e vinte situações ou sintomas distintos. Em muitas doenças, a língua tem uma camada amarela ou branca. O Amarelo indica inflamação; se coberta de camada amarela, o sistema todo se encontra preguiçoso, indicando sempre essa condição de prisão de ventre e toxidez. A língua branca indica ausência de inflamação. Se a língua estiver lisa e vermelho-escura, é sinal de que os rins estão quase sem funcionar e a situação é grave. Língua vermelha significa inflamação do sistema. 

A raiz da língua está associada aos rins; os lados, ao fígado; o centro, ao estômago; a ponta ao coração. 

i) A cor das mãos, como regra geral, em crianças com menos de cindo anos; A cor vermelha indica resfriado; a púrpura, febre ou inflamação; o azul, excitação ou medo; uma cor esmaecida, escorbuto ou anemia; o amarelo-claro não inspira cuidado, mas a cor escura é perigosíssima. Se essa cor escura se espalha para a palma da mão, a vida da criança pode-se esvair a qualquer momento. 

j) O ouvido é o órgão do som e do equilíbrio. O som é outra vibração que se pode converter em cor. Como os olhos, o ouvido contém centenas de reflexos, contando assim a história do corpo. Não é possível comentar todas as diagnoses e reflexos neste trabalho,; cito porém, exemplos, a fim de apontar a inter-relação sutil dos órgãos, cujo conhecimento é indispensável para o arsenal de qualquer pessoa que queira estudar Cromoterapia. 

Os ouvidos associam-se aos rins. A cera, os zumbidos no ouvido, o pus, a dificuldade de audição (se fisiológica) decorrem todos do mau funcionamento dos rins. Coceira atrás dos lóbulos ou na abertura da orelha indica condição ácida do corpo ou inflamação dos rins. 

k) Compleição: Cor e relação entre os órgãos; o coração e a circulação, bem como o estado emocional do corpo revelam-se através da cor da pele. 

l) Aparência geral: o andar, os modos, a voz, o jeito de falar podem fornecer ao estudioso em Cromoterapia, um quadro físico e emocional do paciente. A face pode exprimir agitação, preocupação, depressão, esgotamento, pressão, definhamento, obesidade ou deformações. Perda sensível de peso pode indicar problema emocional, males do estômago, diabete, virulência, anemia ou envenenamento químico. Calafrios podem significar malária, calculo renal ou a tentativa do corpo para aliviar-se de perturbações. 

Sintetizando, o coração tem reflexo na língua e relaciona-se com a pulsação. O estado do fígado revela-se na língua, olhos e unhas, reflete-se nos olhos e tem relações com os músculos. O estômago mostra-se nos lábios, reflete-se na língua, no nariz e relaciona-se com o corpo todo. Os rins refletem-se nos cabelos, nos órgãos sexuais e relaciona-se com o nariz. Os pulmões mostram-se pelos poros, refletem-se no nariz e relacionam-se com a pele. O baço relaciona-se com o estômago; a vesícula biliar, com o fígado; a bexiga, com os rins; os intestinos com os pulmões. 

A Cura Física: 

Para atingirmos o objetivo da Cura Física, isto é, no Plano Material temos alguns obstáculos a ultrapassar; Primeiramente o Karma, assunto já explicado acima, o segundo obstáculo é o estado da matéria, ou seja, as condições em que se encontra, na época do tratamento, o corpo do paciente a ser tratado; e por último, muito importante, o merecimento que, será sempre o resultado de nossa passagem pela vida, na presente encarnação. 

Ao entrevistarmos com calma e paciência podemos levantar os pontos principais, planejar o primeiro tratamento espiritual, e sobre tudo orienta-lo sobre o tratamento físico que irá submeter-se, assim podemos acompanhar o desenvolvimento do trabalho que se esta realizando e o seu final, obedecendo é claro as regras e o comportamento imposto pela Doutrina Espírita. Podemos utilizar como exemplo uma pessoa idosa, sabemos que seu mal não tem cura, mas com nosso trabalho podemos minimizar ou aliviar suas dores acendendo-lhe o sentimento de resignação. No caso de criança pequena, devemos atender também os pais, pois normalmente estão em desequilíbrio e transferem sua ansiedade para a criança, devemos após o ajuste, mostrar-lhes com muito cuidado o problema do filho, quando isso for possível. Lembramos sempre que o recurso da prece, da condescendência e da humildade é sempre o melhor caminho importante para auxilio da cura físico-espiritual. 

Cromoterapia é o conhecimento da ação e função terapêutica da cor, aplicadas aos processos regenerativos da matéria física. A Cromoterapia, como Medicina Complementar, é toda realizada em níveis energéticos, onde são usados somente recursos naturais, como a energia mental, espiritual, solar, elétrica, física, orgânica e ambiental, energias estas diferenciadas pelo teor vibratório de cada uma que são controladas, absorvidas dinamizadas e projetadas com objetivos específicos, que deverá ser o fortalecimento e a ajuda ao Ser Humano. 

A Cromoterapia não é Medicina corretiva, mas ativadora. Se o campo celular possui células doentes, mas recuperáveis pela recomposição do seu núcleo, ele será novamente ativado por vibração idêntica, sendo que as células mortas são eliminadas. O que se perdeu esta perdido pois a energia luminosa somente reativa as células que estão doentes, em razão de disfunção do campo celular. Em casos mais avançados de doença, pode até paralisar o processo, pela reativação do que restou do campo celular afetado. O que se perdeu esta perdido, mas, o que esta vivo assim permanecerá pela força da energia colorida que lhe é enviada. 

Bezerra de Menezes nos instrui dizendo; “A misericórdia do Senhor é infinita e existem em Suas Leis recursos magnânimos com os quais balsamiza o sofrimento dos que vivem amargurados”. E continua; “Inspirados nos primitivos centro cristãos, os núcleos Espíritas da atualidade, a par dos ensinamentos evangélicos, proporcionam o remédio eficaz para os males do corpo físico, são os trabalhos de cura..., são humildes transformadores, condutores de energia que, ao receberem a força da Grande Usina, depois de dosa-la convenientemente, transmitem-na aos necessitados”. 

Os trabalhadores de cura agirão muitas vezes orientados pelos espíritos amigos e ou através da intuição dos conhecimentos adquiridos em existências anteriores. 

Nos recomenda Ramatís; “Procurem novos esclarecimentos com os irmãos desencarnados sempre prontos a ajudar na medida que encontrarem a receptividade proveniente da boa vontade”. 

Passe ou Energização Mental com Cores: 

Constatamos que para termos melhores resultados em nossos atendimentos, devemos primeiramente fazer o atendimento espiritual do paciente, limpando toda e qualquer interferência que possa existir junto ao mundo espiritual. 

O passe ou energização é um recurso excepcional onde somos capazes de nos munir de tudo que se possa imaginar na vida humana e é de inestimável valia para o trabalho espiritual e para Cromoterapia. Há muito vem sendo utilizado para projetar pensamentos e sentimentos a distância, seu domínio para o bem, representa uma grande ajuda para toda a humanidade, como seria interessante que as pessoas em geral despertassem e se dispusessem a aprender o seu uso, para melhorarmos nossas condições de ajuda e socorro a todos os irmãos em aflição e sofrimento. 

A técnica é bastante simples; Primeiro devemos relaxar nossa mente, deixa-la livre de problemas do dia a dia, vamos inspirar e espirar lentamente pelas narinas guardando o ar nos pulmões por 3 a 5 segundos. De olhos fechados desde o início, vamos tentar dirigir nossa vista (com os olhos fechados) na direção das sobrancelhas, sem forçar as pálpebras, não desanime pode haver certas dificuldades nas primeiras vezes, assim que colocamos nossa visão na direção indicada. Aparece naquele ângulo uma faixa cinza, quase branca, depois de ajustar a faixa deve começar a colocar cores nela, iniciando com cores claras como, azul-claro, amarelo-claro, no momento que conseguimos colocar a primeira cor vai logo em seguida para a seguinte, depois tudo se torna mais fácil de ser realizado. Assim estamos prontos para iniciar nosso trabalho de Passe ou Energização mental com Cores. 

Obs.: Somente estando desdobrados os médiuns consegue eliminar peias magnéticas. 

As Propriedades da Cor:

Cada cor tem um comprimento específico de onda, entre 1/63 e 1/126 , milionésimo de centímetro, por isso varia em freqüência e força de impacto. 

O valor de cada cor é controlado por sua amplitude, tendo os valores claros amplitude maior que os escuros. 

Todas as ondas eletromagnéticas são idênticas quanto ao comprimento e freqüência da onda. 

Em forma de luz, a cor faz parte do espectro eletromagnético. 

Como propriedade básica, a cor possui; peso, ação e temperatura. 

A temperatura da cor; quente x frio: vermelho, laranja, amarelo e infravermelho, são raios quentes, produzem calor força para criar reações químicas no corpo. Quanto maior q resistência maior o calor. O vermelho combinado com o amarelo tem alto poder de penetração. O azul, o violeta e o ultravioleta são raios frios. 

Forma de provar a medida de calor nas cores: coloca-se um termômetro em um copo colorido com água. Os raios vermelhos emitem maior quantidade de calor, e os azuis, menor. 

Alguns metais, substâncias químicas e suas cores correspondentes: 

Vermelho; 
Alcalinos diversos, Estrôncio, Bário, Bismuto, Cobre, Nitrogênio, Oxigênio, Potássio, Titânio, Zinco ... 

Amarelo; 
Sódio, Tungstênio, Estanho, Magnésio, molibdênio, Platina... 

Laranja; 
Arsênio, Boro, Cáldio, Cobre, Ferro, Manganês, Níquel, Hidrogênio... 

Verde; 
Cobre, Alumínio, Bário, Carbono, Clorofila, Cobalto, Cobre, Níquel, Nitrogênio, Rádio, Sódio... 

Índigo; 
Bismuto, Brometo, Cobre, Chumbo, Cromo, Ferro, Potássio, Titânio... 

Limão; 
Cítrio, Enxofre, Ferro, Fósforo, Iodo, Ouro, Prata, Titânio, Urânio... 

Purpura; 
Bromo, Európio, Gadolínio, Térbio... 

Azul; 
Ácido fosfórico, Ácido tônico, Alumínio, Bário, Chumbo, Clorofôrmio, Cobre, Manganês, níquel, Oxigênio, Sulfato de cobre, Titânio, Zinco... 

Violeta; 
Alumínio, Arsênio, Bário, Cálcio, Cobalto, Estrônio, Ferro, Manganês, Titânio... 

Turquesa; 
Cromo, Flúor, Mercúrio, Zinco... 

Magenta; 
Estrônio, Lítio, Potássio... 

Elementos com cores variadas do espectro: 

Bário; vermelho, verde, azul e violeta 
Alumínio; Laranja, verde, azul e violeta 
Arsênio; Laranja e violeta 
Cádio; vermelho e violeta 
Cobre; vermelho, laranja, verde, índigo e azul 
Cobalto; azul e violeta 
Carbono; laranja e verde 
Estrônio; vermelho, índigo e violeta 
Nitrogênio; vermelho e verde 
Oxigênio; vermelho e azul 
Potássio; vermelho e índigo 
Titânio; vermelho, verde, índigo, limão e azul 
Zinco; vermelho e azul 
Cores complementares 
O vermelho é complementar do azul 
O azul é complementar do vermelho 
O laranja é complementar do violeta 
O amarelo é complementar do violeta 
O violeta é complementar do amarelo 
O violeta é complementar do laranja 
O Verde é complementar do magenta 
O magenta é complementar do verde 


Os Sete Raios de Luz/Cromoterapia 

Raio Azul, para ativar a fé o poder e a libertação dos dogmas, Raio Dourado, para auxiliar as decisões e desenvolver a sabedoria, Raio Rosa, o amor, Raio Branco, para transformar um carma, Raio Verde para a verdade e a cura, Raio Rubi Dourado, para reforçar os dons de perdão, amor e compaixão, Raio Violeta, para transmutar e transformar tudo para o bem de todos 


Cores e Signos 

As tradições místicas ligadas à Astrologia referem-se aos princípios Lemurianos e Atlantes, cada qual com conceitos próprios. As Cores dos signos são prismáticas, observadas na Natureza desde os tempos imemoriais, como o Arco-Iris, com as cores vermelho, laranja, amarela, verde, azul , anil e violeta.


Cada Signo tem uma cor específica: 

Vermelho – Áries e Escorpião 
Azul – Touro e Aquário 
Amarelo – Gêmeos e Virgem 
Verde – Câncer, Libra e Capricórnio 
Laranja – Leão 
Índigo – Sagitário 
Peixes - Violeta 


As Cores na Umbanda 

Branco......................... Oxalá, Preto-Velhos e Almas. 
Azul............................. Iemanjá 
Marrom......................... Xangô 
Verde........................... Oxossi 
Amarelo....................... Iansã 
Vermelho..................... Ogum 
Rosa........................ .. Ibejis, Crianças 
Roxo .......................... Nanã, Egos 
Branco e Preto............... Omulú e Preto-Velhos 
Preto e vermelho............ Exús 


Cores das Velas (magia / feitiçaria) (Não acenda vela dentro de casa) 

Amarelo – Intelecto, criatividade, poder de concentração, energia solar... 

Dourado – Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes, beneficia rituais para trazer dinheiro e sorte... 

Azul – Espiritual para rituais que precisam harmonia, luz, paz, harmonia... 

Índigo – Cor da inércia, para parar coisas e pessoas. Requer um elevado estado de meditação... 

Azul Royal – Promove alegria e jovialidade... 

Azul Claro – Cor espiritual, ajuda nas meditação de devoção e inspiração... 

Branco – Mistura de todas as cores, feitiços que envolvam cura, paz, harmonia... 

Laranja – Feitiço para estimular energia, alcançar metas profissionais, justiça e sucesso... 

Marrom – Feitiço para localizar coisas perdidas, proteção da família e animais... 

Preto – Para afastar mal olhado, limpar a negatividade, repelir magia negra e formas mentais negativas... 

Púrpura ou roxa – Manifestação psíquica, cura e feitiços envolvendo poder... 

Verde – Feitiço envolvendo fertilidade, sucesso, sorte e prosperidade... 

Verde Esmeralda – Importante componente num ritual venusiano, atrai amor, fertilidade e poder social 

Verde Escuro – Cor ambição, inveja, ciúme... 

Vermelha – Saúde, energia, potência sexual, paixão, amor, fertilidade... 

Cinza – Cor neutra, ajuda na magia, esta cor simboliza confusão e negatividade... 

Prateado ou Cinza Claro – Feitiços que atraem o poder das forças cósmicas 


As Cores na Liturgia: 

Branco – Usado na Páscoa, Natal, nas festas do Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos. 

Vermelho – Lembra o fogo do Espírito Santo, é a cor de Pentecostes, da sexta feira da Paixão e dos Mártires... 

Verde – Usado aos domingos e dias comuns, esta ligado ao crescimento e a esperança... 

Roxa – Usada no Advento e na Quaresma, símbolo da penitência e da serenidade, nas missas de defuntos e celebração da penitência... 

Róseo – O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento(Gaudete) e 4º domingo da quaresma (Laetare)... 

Preto – Simboliza luto, raramente é usado 

Azul – Usado na Solenidade da Imaculada Conceição, representa o manto azul de Nossa Senhora. Alguns padres não aceitam o uso desta cor. 


A Cor das Roupas: 

Branco: Vista branco quando estiver necessitando de paz, calma e sentir necessidade de estar limpo e puro. 

Vermelho: Vista vermelho quando precisar de coragem, força de vontade, quando sentir necessidade de atrair alguém. É um estímulo sexual e é muito atraente. 

Amarelo: Vista amarelo quando for necessário tonificar o sistema nervoso, para estimular a intuição e atrair dinheiro 

Laranja: Vista laranja para obter sucesso monetário. 

Verde: Vista verde para ganhar um presente, e para diminuir o stress. 

Azul: Vista azul para obter harmonia, paz e tranqüilidade 

Violeta: Vista o violeta para buscar inspiração e imaginação 

Rosa: Vista o rosa para encontrar a felicidade e obter simpatia. 

Preto: Vista o preto para ter elegância e afastar os invejosos. 

Marrom: É aconselhável evitar o uso desta cor em roupas. 


Respiração das Cores: 

Ramanadi em seu livro de Cromosofia indica como realizar a respiração das cores; 

Hora; das 6:30 até o meio dia 

Local; janela aberta e preferencialmente ao sol 

Postura; cômoda e de frete para o Oriente 

Prece; a ser dita ao final da respiração das cores: 

“A luz branca do Sol Eterno irradia suas sete cores sobre minhas células, vitalizando-as e energizando-as. Eu sou grato e gozo minha irradiante saúde. Eu sou bom, feliz, saudável e irradio bondade, felicidade e saúde para todos os seres viventes”. 

Olhar para o sol, no momento de seu despontar no horizonte, fitá-lo por curto momento (ele se apresenta vermelho ao primeiro olhar e logo depois é dourado), fechar os olhos e pensar que o sol é a fonte de Vida terrena; símbolo visível do sol Central, do que somos emanações ou raios. 


As Cores na Arquitetura: 

A influência direta da cor nos ambientes, no colorido das paredes, das residências, das salas de trabalho, dos tetos e dos pisos as pessoas sofrem as conseqüências das tonalidades acinzentadas das zonas comerciais e industriais das cidades grandes, onde não se vislumbram as cores reconfortantes da Natureza com seus maravilhosos matizes repousantes de verde. A falta de cores que recriem a natureza em nossa arquitetura é uma das causas do cansaço e nostalgia dos fins de tarde. Os prédios devem ser pintados de cores alegres, conforme as necessidades e a atmosfera do local. 


Cores nos Ambientes: 

As cores usadas de forma inadequada interferem na produção do trabalho, pois desenvolvem fadiga, cansaço visual, desvio de atenção etc. 

Por tratar-se de um local onde as pessoas passam a maior parte do seu dia é aconselhável que os ambientes tenham cores claras como o azul e o verde que são tranquilizadoras. 

No lar, cada ambiente deve receber a Cor adequada a sua finalidade, nos quartos de dormir cores como o rosa e o pêssego ou azul e verde, as salas azul-claro. Existem diversos estudos sobre o assunto que valem a pena pesquisar quando da pintura de seu lar. 


Cores nos Alimentos: 

O homem absorve alimentos pela pele e pela boca, pelos olhos absorve as diferentes cores, como fazem as plantas. Esse é um método auxiliar no processo digestivo, caso o corpo não obtenha todos os raios da cores de que precisa. 

Existem diversas tabelas para o aproveitamento das cores, seu desempenho pelos sabores. Conclui-se, pois que todos os alimentos ao serem introduzidos no corpo desempenham seu papel e transferem sua cor para nosso organismo. 


Água Solarizada: 

Para fazer a água solarizada pode-se usar garrafas coloridas ou recipientes pintados com tinta vitral ou revestidos com papel celofane. Use sempre água filtrada, mineral sem gás ou de fonte. Coloque o recipiente ao sol, preferencialmente entre 8:00 e 11:00 horas para que a água seja energizada. O tempo para energizar à água depende de como esta o dia (se o sol esta forte bastam 2 hora, se esta nublado deixar a manhã inteira). Esta técnica pode ser usada também com óleos de diversos tipos, desde que sejam para tratamento externo. A água solarizada deve ser feita todos os dias pos normalmente ela perde sua capacidade no decorrer do dia, principalmente as cores quente (vermelho, laranja e amarelo). Algumas cores frias podem ser guardadas de um dia para outro na geladeira 


Lâmpadas Coloridas: 

Para utilização de lâmpadas coloridas, podemos usar spots (fixo) ou bastão com uso de lâmpadas de 25 w ou laminas coloridas com a cor necessária para o tratamento. No caso de spot fixo, a luz deve ser direcionada para a região afetada do paciente, que pode estar sentado ou deitado. No caso de bastão deve-se aplicar em movimentos circulares, no sentido horário, a uma distância entre 5 e 10 cm. da pele. O tempo de exposição para cada cor varia de 3 a 10 minutos. 


Janelas Coloridas: 

Nas janelas, onde os raios de sol penetram (de preferência pela manhã) pode-se colocar papel celofane na cor desejada. Senta-se sobre a projeção da luz. Exposição máxima de 5 a 10 minutos. 


As cores quentes de espectro; Vermelho, Amarelo e laranja:

Vermelho:

a) É o elemento do fogo.
b) Estimula e excita os nervos e o sangue
c) Estimula os nervos sensoriais, por isso é benéfico nas carências de olfato, da visão, da audição, do paladar e do tato.
d) Ativa a circulação do sangue, estimula o fluído da medula espinhal e o sistema nervoso simpático.
e) È criador de hemoglobina . (glóbulos vermelhos)
f) É energizador do fígado
g) É bom para o sistema muscular e para o hemisfério esquerdo do cérebro
h) É contra irritante e excelente para os músculos contraídos
i) Os raios vermelhos decompõem os cristais de sal do corpo e agem como catalisador na ionização. Sem o processo de ionização, nada seria absorvido no corpo. Os íons conduzem a energia eletromagnética pelo corpo.
j) O vermelho decompõe os cristais de sal ferroso em ferro e sal, sendo que os glóbulos vermelhos do sangue absorvem o ferro, e o sal é eliminado pelos rins e pela pele
k) Os raios vermelhos liberam calor e limpam as congestões e as mucosas
l) O vermelho deve ser usado com muito cuidado, pois seu uso freqüente pode causar febre e esgotamento, na maioria dos casos, deverá ser usado junto com o azul.

Amarelo:

O amarelo ativa os nervos motores, por isso gera energia para os músculos. O amarelo, focalizado na região intestinal por curtos períodos, age como catarse e como elemento catártico. Estimula também o fluxo da bílis e tem ação vermífuga (hostil aos parasitas e vermes). 

a) O amarelo é excelente para os nervos e para o cérebro; é estimulante motor e construtor dos nervos 

b) Os raios amarelos carregam fluxos magnéticos positivos que fortalecem os nervos e ajudam o cérebro. 

c) O amarelo tem ação estimulante, purificadora e eliminadora sobre o fígado, os intestinos e a pele, energiza a região digestiva. 

d) O amarelo purifica a corrente sangüínea, ativa o sistema linfático 

e) O amarelo é calmante, catártico e vermífugo 

f) O amarelo é psicologicamente bom para as situações de desespero e melancolia. É a cor do intelecto, da percepção mais do que a razão 

Laranja: 

A cor laranja é a combinação dos raios vermelhos e amarelos, e seu poder de cura é maior do que o dessas duas cores isoladas. 
a) O laranja controla a respiração, pois expande os pulmões e é usada nos casos de hipotiroidismo 
b) Tem efeito antiespasmódico, deve ser empregada nos espasmos musculares e nas câimbras de qualquer natureza 
c) É a cor espectroscópica do cálcio 
d) Ajuda o metabolismo do cálcio do corpo e fortalece os pulmões 
e) É indicada em putrefações anormais do estômago, podendo Ter efeitos eméticos 
f) Estimula a produção de leite pelos seios, após o nascimento do bebê 
g) Estimula e aumenta a média da pulsação, sem afetar a pressão do sangue 
h) Atua sobre o baço e o pâncreas para ajudar no processo de assimilação e na circulação 
i) Tem como efeito psicológico; a combinação da energia física com as qualidades mentais, libera a energia do chakra do baço e do pâncreas, é a cor das idéias e dos conceitos mentais, fortalece o corpo etérico, aviva as emoções e cria uma sensação geral de bem estar e satisfação, simboliza a cordialidade e a prosperidade.

Verde – A cor mediana do espectro:

O verde é a cor do nitrogênio que é o componente mais presente na atmosfera, entra na formação dos músculos, dos ossos, e das células de outros tecidos.

a) A cor verde não é ácida nem alcalina e pode ser usada onde o azul é benéfico. 
b) É uma cor fria, alivia e acalma tanto física quanto mentalmente. Nas pessoas esgotadas, exerce primeiro um efeito benéfico, mas depois de algum tempo torna-se fatigante 
c) Atua sobre o sistema nervoso simpático, alivia a tensão dos vasos sangüíneos e diminui a pressão do sangue 
d) Dilata os vasos capilares e produz uma sensação de tepidez 
e) É estabilizador emocional e estimulador da pituitária (hipófise) 
f) Age sobre o sistema nervoso com sedativo e ajuda em casos de insônia, esgotamento e irritação 
g) Acredita-se que o verde seja a cor da vitamina B1 
h) O verde é produtor dos músculos e tecidos 
i) É afrodisíaco e tônico sexual 
j) É desinfetante, germicida, anti-séptico e bactericida 
k) Psicologicamente; é calmante emocional, trata-se a cabeça com verde quando existem perturbações emocionais, alivia e equilibra o corpo etérico, é a cor da energia, juventude, crescimento, inexperiência, fertilidade, esperança e vida nova 
l) O verde é a cor da inveja, do ciúme e da superstição 


As Cores Frias do Espectro: 

Azul:

a) O azul aumenta o metabolismo e constroe a vitalidade 

b) Promove o crescimento 

c) Diminui a ação do coração, sendo por isso bom para taquicardia 

d) Atua diretamente no sangue e possui efeito tônico 

e) Tem propriedades anti-sépticas e é bactericida; por isso reduz e controla a supuração 

f) É frio, elétrico e tem força de contração 

g) Contrai as artéria, veias e os vasos; por isso aumenta a pressão sangüínea 

h) É anticancerígeno 

i) Os raios azuis são delicadíssimos, penetrantes e excelentes contra as doenças inflamatórias, sobre as quais exercem efeito calmante e refrescante. 

j) É a cor do equilíbrio e da harmonia, fazendo a corrente sangüínea voltar ao normal quando o sangue se torna excessivamente ativo e inflamado 

k) Reduz o excitamento nervoso 

l) É refrescante, calmante e adstringente (comprime, estreita) 

m) Efeitos psicológicos do Azul; 

Reduz a excitação excessiva, auxilia no tratamento de psicoses de maníacos depressivos na fase maníaca (na fase depressiva usar o vermelho ou rosa), é mais calmante que o verde nas emoções, é a cor da meditação e expansão espiritual, relaxa a mente e controla o chakra laríngeo, que é o centro da força criadora, usa-se o azul para o introvertido sair da concha, se aplicado por mais de dez minutos a pessoa sente-se cansada e deprimida, é a cor da verdade da devoção, da calma, da sinceridade, da intuição e das faculdades superiores. 

Índigo: 

a) O índigo é elétrico, frio e adstringente (mais que o azul) 

b) É estimulante da paratireóide e depressivo da tiróide 

c) É purificador da corrente sangüínea 

d) É produtor de fagócito do baço (produção de célula que consome células alteradas) 

e) É hemostático (ajuda a reduzir ou parar a hemorragia) 

f) Bom como tônico muscular 

g) É depressor respiratório 

h) É anestésico eficaz, podendo provocar total insensibilidade. Não se trata de um tipo de hipnose, o paciente conserva todas as faculdades mentais e físicas, e não sofre conseqüências posteriores. Alem da mentalização do terapeuta, o paciente fica olhando fixamente para lâminas coloridas durante o tempo necessário para tornar-se insensível a dor, sem perder a consciência. Tem-se a impressão de que o paciente eleva o nível de vibração que se torna inconsciente do corpo físico. 

i) Efeitos psicológicos do Índigo: 

Controla as correntes psíquicas dos corpos sutis, controla o chakra central da fronte, chamado de chakra espiritual ou da terceira visão, que por sua vez controla a glândula pineal. Afeta a visão, a audição e o olfato nos planos, físico, emocional e espiritual. 

Violeta: 

a) O violeta estimula o baço 
b) Funciona como nervo motor e depressivo linfático 
c) É depressivo cardíaco 
d) Alimenta de sangue a parte superior do cérebro 
e) Purifica o sangue, é gerador de leucócitos (glóbulos brancos, o timidez reduz a quantidade de leucócitos no organismo e o sangue parte do seu poder defensivo). 
f) Mantém o equilíbrio de potássio e de sódio no corpo (os tumores mão progridem num meio onde existe potássio) 
g) É bom para o desenvolvimento dos ossos 
h) Efeitos psicológicos do Violeta: é excelente para acalmar ou superar os extremos da insanidade violenta, controla a irritação nas pessoas sãs, controla a fome excessiva, é uma cor inspiradora e espiritual, é a cor da cura, Saint Germain curava usando raios violeta, na filosofia oriental, o violeta é quem governa o centro da cabeça, sendo chamado de Lótus das Mil Pétalas. 

Ultravioleta: 

a) O ultravioleta tem ação química e bactericida sobre o sangue e os tecidos do corpo 
b) Exerce um papel importante no equilíbrio do cálcio e do fósforo e na fixação do iodo, deve ser usado para tratamento de raquitismo e papos 
c) Destrói as toxina bacterianas e ajuda os glóbulos brancos em sua ação fagócita 
d) Acelera as atividades linfática e circulatórias 
e) Estimula a produção de anticorpos e imuniza o corpo contra as doenças 
f) Acelera as atividades glandulares e do metabolismo 
g) É bom para o coração e pulmões 

Importante: Assim como o violeta o ultravioleta deve ser fixado após a aplicação com a cor azul. 

Cores não Visíveis no Espectro: 

Limão: 

(combinação do amarelo com verde) 
a) É um estimulante cerebral 
b) Ativa o timo, portanto controla o crescimento 
c) Sendo parte verde, a cor limão tem efeito de purificador do sistema,; sendo parte amarelo, tem ação de estimulante motor para expelir os restos mórbidos. Ex.; nos casos de tosse precisamos expelir o catarro ou seja de um estimulante motor e purificador. 

Púrpura e Escarlate:

a) Combina o vermelho com o azul 

b) O escarlate e o púrpura tem efeitos opostos; o escarlate é vasoconstritor e eleva a pressão do sangue, enquanto o púrpura é vasodilatador e diminui a pressão do sangue 

c) O escarlate estimula a atividade renal e o mecanismo sexual 

d) O escarlate quando aplicado na área genital elimina a frigidez e a impotência 

e) O escarlate é indicado nos casos de menstruação insuficiente 

f) O púrpura é usado nos casos de menstruação excessiva 

g) O púrpura tem efeito analgésico, narcótico hipnótico, para alcançar estes objetivos pode-se usar o púrpura por longo tempo de aplicação 

h) Aplica-se o púrpura nos casos de malária 

Turquesa: 

a) Combina a ação purificadora do verde e a ação calmante do azul. 

b) É excelente restauradora da pele, deve ser usada depois que se alivia as dores de uma queimadura, apressa a formação de uma nova pele 

c) Calmante cerebral nos pacientes de superatividade mental 

Magenta:

a) Energiza as glândulas endócrinas; tem ação sobre o coração e os órgãos reprodutivos 

b) Excelente diurético 

c) É estabilizador emocional 

Escarlate: 

a) É estimulante arterial e energizador renal 
É excitante genital, auxilia a vir a menstruação, é vasoconstritor, é abortivo e regenerador sexual para pessoas de potência sexual diminuída. 


FUNÇÃO DAS CORES PARA APLICAÇÃO: 

Amarelo – Reativador, fortificante, tônico, desintegrador mais fraco (pedras), excitante, energia fortalecedora, fornece energia para o ajuste do laranja 

Amarelo e azul – anti-alérgico – alergias 

Amarelo forte – Fortificante (específico para tecidos de maior sensibilidade)

Azul – Energia equilibradora, regenerador celular, sedativo e analgésico, absorvente, fixador energético, fixador da cor-luz violeta. Usada para limpeza áurica de gestante e crianças com mais de 3 anos de idade, também em casos de desobsessão. 

Azul e amarelo – fortalecimento – machucados internos e externos 

Azul e amarelo forte – regenerador celular com fortalecimento dos tecidos mais sensíveis 

Azul e índigo – analgésico e coagulante – alivio da dor e ferimento corrente sanguínea 

Azul e rosa – aceleradores – pressão baixa e dor 

Azul e rosa forte – acelerador, cauterizador com preventivo da dor (pressão baixa) 

Azul forte – Lubrificante 

Azul, rosa e amarelo – acelerador e eliminador de gorduras –pressão baixa, dor e colesterol 

Azul, rosa forte e amarelo – fortalecedor, eliminador gorduras, circulação sanguínea-pressão baixa em idosos ou c/problemas genéticos 

Azul, verde e azul - analgésico – dores localizadas 
Escarlate ( combinação do vermelho com o violeta) estimula a atividade renal e sexual.

Índigo – Coagulante (corrente sangüínea) 

Laranja – Ativador, energizador, regenerador, eliminador de gorduras (tecidos, Ossos), usar sempre o amarelo antes do laranja. 

Laranja – energizador e revitalizador muscular – usar o amarelo antes – regenerador ósseo, circulação sanguínea dos tecidos ósseos, atua sobre o periósteo e as medulas 

Limão (combinação do amarelo com o verde) estimulante cerebral, ativa o timo. 

Magenta ( combinação de ) energiza as glândula endócrinas, age no sistema reprodutivo. 

Púrpura ( combinação do vermelho com azul) menstruação excessiva, analgésico, antitérmico, narcótico e hipnótico.

Rosa – Acelerador, ativador, eliminador de impurezas. (corrente sanguínea) 

Rosa forte – Cauterizador de desobstrutor (corrente sanguínea) 

Rosa, azul e amarelo – acelerador c/fortalecimento – circ.sang.-pressão baixa – org. sadios 

Turquesa (combinação do verde com o azul) restaurador da pele, apressa nova formação de pele. 

Verde e índigo – coagulante e anti-infeccioso – ferimentos corrente sanguínea

Verde – Limpeza, anti-séptico, anti-infeccioso, anti-inflamatório, dilatador, relaxante, isolante, energia regeneradora auxiliar. 

Verde e azul – regenerador celular/desacelerador – processo inflamatório/ pressão alta 

Verde e azul forte – anti-infeccioso, lubrificante das mucosas 

Verde e rosa – desacelerador e cauterizador – pressão alta/corrente sanguínea 

Verde e rosa forte – cauterizador na corrente sanguínea 

Verde forte – Anti-infeccioso (específico para áreas ósseas mais profundas) 

Verde forte e azul – anti-infeccioso ósseo, regenerador celular 

Verde forte e azul forte – anti-infeccioso com lubrificante dos tecidos ósseos e mucosas 

Verde forte, azul forte e amarelo – anti-infeccioso, lubrificante c/fortalecimento ossos/muco 

Verde, azul e amarelo – laranja após 3ª aplic.- regenerador de ossos – ativador sanguíneo dos tecidos ósseos 

Verde, azul e amarelo – regenerador de ossos – regenerador com fortalecimento estrutural 

Verde, azul e índigo – coagulante com regenerador – hemorragias – traumatismo c/sangram 

Verde, azul e rosa – equilibrador e desobstrutor – pressão alta/veias e artérias 

Verde, azul e rosa – regenerador e calmante – sistema nervoso central 

Verde, azul e rosa forte – desacelerador, eliminador de gordura corrente sanguínea pressão 

Verde, azul e rosa forte – equilíbrio funcional, sistema nervoso central (de baixo para cima) 

Verde, azul, rosa e amarelo – ativador de funções – pulmões e rins (rosa como diurético) 

Verde, azul, rosa forte e amarelo – ativador, fortalecimento – pulmões e rins, diurético (pacientes idosos ou enfraquecidos após doença ou cirurgia) 

Verde, rosa e amarelo – desacelerador com fortalecimento – colesterol – circ.sang. idosos 

Verde, rosa e azul – desacelerador, equilibrador, pressão alta, em organismos sadios 

Verde, rosa forte e azul – desacelerador, cauterizador, regenerador, circ. Sanguínea, bactérias 

Verde, violeta e azul – cauterizador – paralisa processos infecciosos

Vermelho – Ativador da corrente sanguínea e do sistema nervoso, anemia, aumenta a temperatura e a pressão sanguínea. (NÃO UTILIZAR) usar o rosa que é mais suave.

Violeta – Cauterizador e bactericida 


APLICAÇÕES PRÁTICAS TRATAMENTO – TIPOS DE DOENÇA - QUE COR UTILIZAR: 

Os Sete Chacras Principais suas Cores e o Corpo 


CHACRA INFLUÊNCIA GLÂNDULA COR, NOTA MUSICAL E PLEXO 

Básico Pélvis e baço Gônadas, pituitária vermelho dó Sagrado 

Esplênico Lado esq. do abdômen Pâncreas (baço) laranja ré Mesentérico 

Gástrico Cav. Abdominal sup. Supra-renais amarelo mi Solar 

Cardíaco Tórax Timo verde fá Cardíaco 

Laríngeo Pescoço Tireoide azul sol Laríngeo 

Frontal Cérebro médio Pituitária/Pineal índigo lá Frontal 

Coronário Cerebral Hipófise lilás si Coronário 

Umeral Mediunidade - azul até amarelo Branquial 


R – vermelho C1 – Chakra básico 

O – laranja C2 - Chakra umbilical 

Y – amarelo C3 – Chakra plexo solar 

G – verde C4 - Chakra cardíaco 

B – azul C5 – Chakra laríngeo 

I - índigo C6 – Chakra frontal 

V – violeta C7 – Chakra coronário 


Quando da indicação de C1, C2..., tratar também o chakra solicitado. 

Quando da indicação de SNP ou SNC, tratar o sistema nervoso periférico e ou o sistema nervoso central. 

Sempre que aparecer o R (red.) aplicar Rosa.


Aerofagia – (excessiva deglutição de ar) – azul – 30’’ saindo do estômago e subindo até a boca, recomendar caminhadas após as refeições – evitar comer carboidratos.

Afonia – C6B -(rouquidão c/inflamação) – Verde – violeta – azul, 15’’ cada na laringe, traqueia e cordas vocais, azul geral – Água solarizada azul de duas em duas horas, fazer gargarejo e depois engolir. 

Afonia – C6B -(perda de voz) – amarelo na traquéia e cordas vocais,30’’, azul geral. – Água solarizada azul de duas em duas horas, fazer gargarejo e depois engolir. 

Afta – verde e azul 30’’ cada, dos intestinos até a boca, azul geral – evitar chocolates e frutas cítricas. 

Alcoolismo – C4V – energização do estômago, vermelho no plexo solar 30’’, 30’’ do azul no frontal, em casos crônicos mudar o azul para a cor limão, azul geral. Tratar duas vezes ao dia. 

AIDS – Doação de energia no baço e pâncreas, 5’’ rosa forte no baço, energização do sistema digestivo, verde e azul 30’’ cada no mesmo trajeto, rosa forte na região hepática começando por veias e artérias, energização do sistema respiratório, verde e azul no mesmo trajeto, amarelo nos pulmões, lentamente, doação de energia no sistema urinário, verde e azul 30’’ cada no mesmo trajeto, amarelo nos rins, rosa forte na circulação sangüínea renal, rosa forte no sistema circulatório e medula, amarelo na rede linfática, amarelo geral, azul geral. Aplicar 2x por dia, por 10 dias com espaço de 6 horas entre as aplicações, depois passa a três vezes por semana. 

Aleitamento materno (falta) - verde, rosa forte e azul, 15’’ cada, nos seios, azul geral 

Aleitamento materno ( excesso) – verde, violeta e azul 15’’ cada, nos seios, azul geral 

Aleitamento materno (empedrado) – amarelo 20’’, azul 30’’ sobre cada seio, azul geral, três aplicações no primeiro dia, após uma por dia. Regularizando retirar o amarelo. É aconselhável massagem antes do tratamento e tomar bastante água. 

Alergia (Casos comuns) no local afetado, amarelo 15’’, rosa forte na corrente sangüínea, azul geral. 

Amenorréia – C1B – verde, violeta e azul, 30’’ cada órgãos sexuais, tiróide e abdômem. Azul geral – Duas vezes por semana. 

Amígdalas – verde, violeta e azul 15’’ cada, verde e azul 30’’ cada do intestino até a boca, azul geral, (em caso de febre 30’’ de rosa forte na corrente sangüínea.(redução para 20’’no caso de criança com menos de 5 anos e para 5’’ para bebes. 

Anemia – C3R - fortalecimento da corrente sangüínea – percorrer com rosa forte a corrente sangüínea hepática iniciando no baço e terminando no baço, rosa forte no sistema digestivo, verde e azul 30 ‘’ cada no aparelho digestivo e azul geral. Uma aplicação por dia. 

Anemia – C3R – com hemorragia (menstrual ou estomacal) o mesmo tratamento, após aplicar o verde, violeta e azul sobre o local, esperar 10’ e aplicar p índigo no local e o rosa forte na corrente sangüínea frontal, azul geral. Uma X por dia. 

Angina – ver coração 

Angustia e ansiedade – azul geral, principalmente no SNC, colocar luz azul no quarto para dormir. 

Anorexia – C2B – verde, violeta e azul no chakra solar, tomar agua solarizada azul, azul geral. 

Aparelho genital (corrimentos) – verde, violeta e azul, 30’’ cada no baixo ventre, verde azul e rosa forte, 30’’ cada na corrente sangüínea frontal, azul geral. 

Apatia – C1R – vermelho no básico, azul geral. 

Apendicite – C3I – SNP/SNC, verde, violeta e azul 30’’ cada sobre a virilha, amarelo geral, azul geral. 

Apoplexia –C7G – verde, azul 30’’ cada sobre o frontal, azul geral 1 x ao dia. 

Artrite – C3R - 5’’ rosa forte no plexo solar, verde, violeta e azul 15’’ cada em cada ponto afetado, esperar 10’, aplicar o amarelo em toda a parte óssea, passando para o laranja após a terceira aplicação, azul geral sempre. 

Artrite (reomatóide) – Iluminar o ambiente com luz amarela – 5’’ rosa forte no plexo solar, verde, azul e amarelo 30’’ cada na coluna, verde violeta e azul 10’’ cada nas articulações, verde depois o azul 30’’ cada no aparelho digestivo, amarelo 1’ no esqueleto, azul 1’ no mesmo trajeto, azul geral (2 vezes por dia até passar a dor) 

Asma Brônquica – C3R - (crianças c/ menos de 5 anos) ambiente iluminado com amarelo, 5’’ rosa forte no plexo solar, energização das vias respiratórias (seios frontais, nasais, traquéia e brônquios). Verde e depois o azul 20’’ cada no mesmo trajeto, energização dos pulmões e brônquios, amarelo depois o azul no mesmo trajeto, azul geral. 

Asma Brônquica – C3R - (maiores de 5 anos) o mesmo tratamento passando o tempo de aplicação para 30’’. 

Asma Brônquica – C3R - (adultos) energização dos brônquios, verde, violeta e azul 30’’ cada na traquéia e brônquios, azul e depois amarelo 30’’ cada nos pulmões, azul geral. (três vezes ao dia na crise, uma vez por dias, dez aplicações após a crise. 

Asma cardíaca – C4G – verde, rosa forte e azul 30’’ cada, doação de energia no cardíaco. 

Azia – C3R - Energia, esôfago, estômago, pâncreas, vesícula, fígado, veias e artérias hepáticas, verde e depois o azul 30’’ cada, de baixo para cima começando pelo fígado, azul geral. 

Baço –C3O – verde, violeta e azul, 30’’ cada sobre o baço, amarelo 30’’, azul geral. 

Bexiga (inflamada) – C4V verde, violeta e azul 30’’ cada, amarelo sobre a bexiga, azul geral. 

Bexiga ( urina solta) – C4V verde, violeta e azul 30’’ cada, amarelo 30’’ no SNP, verde geral, azul geral. 

Bicho-de-pé – verde e azul 30’’ cada rosa forte 1’ no local afetado, azul geral 

Bronquite – energização do sistema respiratório, verde, violeta e azul 30’’ cada no sistema respiratório, amarelo e depois o azul 30’’ nos pulmões, azul geral. 

Bronquite – C6B - (crianças menores de 5 anos) energização do sistema nervoso mentalizando o azul, energização do laríngeo e nos brônquios, amarelo e depois o azul 15’’ cada nos pulmões, azul geral. 

Broncopneumonia – C6B, energia sobre a traquéia e brônquios, verde, violeta e azul 30’’ cada sobre os brônquios, energia nos pulmões, verde, azul, rosa forte e amarelo nos pulmões, verde azul e rosa forte na corrente sangüínea completa, azul geral. 

Bursite – azul depois rosa forte 30’’ cada, no local afetado, amarelo no sistema muscular da área, amarelo nas articulações inferiores, azul geral, na dor 2 X ao dia, após uma X 

Cãimbras – C7G -1’ azul no local, 30’’ rosa forte no mesmo trajeto, energizar circulação, azul geral 

Cálculo renal – C4B - energizar o plexo solar, verde, azul e depois rosa forte, 30’’ cada, na circulação renal, pelos ureteres, bexiga e uretra, Energizar os rins com mentalização de amarelo, 1’ azul nos rins, azul geral. 

Cálculo biliar (crise) – C4B – 5’’ rosa forte no plexo solar, 1’ azul aparelho digestivo, (30’’ sobre o local que dói), verde, azul e amarelo, 30’’ cada sobre a vesícula, canal cístico, colédoco até o duodeno. Verde depois o azul 30’’ cada no aparelho digestivo, azul geral. Duas aplicações até passar a dor, uma aplicação diária por 30 dias. Se a dor persistir, fazer o cauterizador (verde, violeta e azul mentalizando somente o canal hepático, excluindo o fígado. 

Calmante básico – azul geral – uma ou duas vezes ao dia. 

Câncer – C7G, índigo, verde, violeta, amarelo, laranja 30 ‘’ sobre a região. Azul gera, 2x ao dia. 

Câncer de mama – C7G, energia no baço, rosa forte no baço 5’’, energia no sistema digestivo, verde e azul 30’’ no mesmo trajeto, verde, azul e rosa forte, 20’’ cada na circulação hepática, energia nas mamas, em círculos, verde e azul 30’’ cada no mesmo trajeto, rosa forte de forma circular na corrente sangüínea das glândulas mamarias, se estiver em estado avançado, aplicar verde, violeta e azul na corrente sangüínea completa, amarelo na rede linfática e azul geral. Aplicações diárias. 

Cansaço mental – 5’’ amarelo no frontal, azul geral – uma vez ao dia 

Cansaço muscular – Energizar coluna e partes doloridas, 30’’ azul, 30’’ amarelo no local de dor, azul geral, duas vezes ao dia até eliminar o sintoma. 

Caspa – C5I - índigo 30’’ sobre o couro cabeludo, azul geral. 1 x ao dia 

Catarata – C5I – verde, violeta e índigo sobre os olhos, azul geral, doação de energia nos intestinos. 

Caxumba – energizar a traquéia, 15’’ azul no local, verde na corrente sangüínea, amarelo na rede linfática (sem tempo), 30’’ azul no local de maior incidência de dor, azul geral. 

Ciático (dor) – energizar o chacra básico, 30’’ azul no SNP, verde, azul e amarelo 30’’ cada saindo da coluna indo até a altura do joelho, lentamente, azul geral. Duas aplicações por dia até sumir a dor, após uma por dia. 

Cistite – verde e azul 30’’ cada sobre os rins e ureteres, verde, violeta e azul 30’’ cada sobre a bexiga e uretra, verde azul e rosa forte, 30’’ cada, na corrente sangüínea, azul geral, duas aplicações diárias, após passar para uma, total 15 aplicações. 

Cóccix – (deslocamento) – verde, violeta e azul 30’’ cada sobre o local, amarelo na parte óssea, azul geral, após a sexta aplicação, substituir o cauterizador (verde, violeta e azul) por azul e amarelo 30’’ cada, aplicar por duas semanas uma vez ao dia. 

Coceiras – verde, violeta e azul 20’’ cada no local, azul geral, eliminando os sintomas, retirar as cores e colocar rosa e azul 10’’ cada no local. 

Coluna – 30’’ verde mentalizando o local da dor, 30’’ azul sobre o trajeto da coluna, 30’’ amarelo no mesmo trajeto, azul geral, após a terceira semana retirar o amarelo e colocar o laranja, após a eliminação dos sintomas, fazer 20 aplicações com dias alternados. 

Conjuntivite – (infecciosa), verde, violeta e azul, 10’’ cada em cada vista, verde na corrente sangüínea, azul geral, na fase aguda aplicar 3 vezes por dia, após aplicar durante 10 dias. Como apoio aplicar o infravermelho e o ultravioleta ao despertar e ao deitar. 

Conjuntivite – (processo inicial) – azul SNP, verde e azul 10’’ cada em cada vista, azul geral. Aplicação uma vez por dia. 

Coriza- (com febre) – verde, violeta e azul, sobre ao seios da face, traquéia e brônquios, azul e amarelo nos pulmões 30’’cada, verde azul e rosa 30’’ cada na corrente sangüínea, azul geral, aplicar três vezes ao dia até a eliminação do sintoma. 

Coriza - (sem febre) – 30’’ verde, violeta e azul um de cada vez sobre os seios nasais, azul geral. 

Coriza – (com fundo alérgico) – 5’’ rosa forte no plexo solar, amarelo forte e depois azul 30’’ cada nos seios nasais (15’’ sobre cada seio), azul geral ( aplicar 3 dias, até eliminação dos sintomas, manutenção 3 vezes por semana. 

Corrimento (ver aparelho genital). 

Desidratação (crianças de 0 a 7 anos) Passe, verde, violeta e azul do aparelho digestivo para o esôfago até a boca 20’’ cada, amarelo como energia nas vias respiratória, (se estiver com febre, aplicar rosa na corrente sangüínea), verde geral, esperar 5’, amarelo geral, esperar 5’ azul geral, aplicar duas vezes ao dia até eliminar o sintoma, (mínimo de 3 horas entre cada aplicação) aconselhar banhos de imersão com sal grosso, evitar açucares, sucos naturais, soro caseiro, uma colher de açúcar e uma pitada de sal em um copo d’água. 

Diabetes – crianças – C5I, doação de energia no encéfalo, com mentalização da hipófise, energia no frontal mentalizando a pineal,, energia no baço e pâncreas, rosa forte 5’’ no baço, amarelo 5’’ na tiróide, azul geral. 

Diabetes – adulto – C5I, energia sobre o baço e pâncreas, rosa forte 5’’ sobre o baço e pâncreas, amarelo nas supra-renais, 5’’ amarelo na tiróide, azul geral. 

Diabetes – quando muito avançado – c/excesso de toxinas – C5I, SNC/SNP, verde, azul e rosa forte 15’’ cada na corrente sangüínea hepática, começando do baço indo para o fígado, azul e amarelo 10’’ cada na tiróide, amarelo 10’’ nas supra-renais, verde, azul e amarelo 30’’ cada sobre o sistema renal, rosa forte na corrente sangüínea completa, azul geral. 

Diarréia – verde e azul, 30’’ cada, saindo dos intestinos, aparelho digestivo até a boca, verde violeta e azul sobre os intestinos, 30’’ cada, rosa forte e azul 30’’ cada na corrente sangüínea, azul geral. Duas aplicações por dia, após 10aplicações. 

Diarréia ( fundo emocional) verde e azul, 30’’ cada, da região intestinal até a boca, azul geral duas aplicação por dia, até passar, depois 10 aplicações. 

Distonia mental – energia no sistema nervoso periférico incluindo nos ramos nervosos do cérebro, amarelo 5’’ no frontal, azul 5’’ no encéfalo, azul geral 1 x por dia. 

Doença de chagas – energia sobre a veia e artéria hepática, fígado, pâncreas e baço, verde depois azul na corrente sangüínea hepática, rosa forte, saindo do baço, passando pela veia e artéria esplênica para a aorta umbilical, passando pelas veias e artérias renais, cobrindo os rins, voltando a aorta umbilical e seguindo para o coração, fazendo o percurso em torno do órgão, seguindo para os pulmões, voltando a contornar novamente o coração, seguindo para as veias e artérias subclávias, primeiro pelo lado esquerdo depois o direito, descendo pela aorta torácica passando novamente pelo esplênico e chegando no baço, verde depois azul cobrindo o aparelho digestivo, amarelo na rede linfática, amarelo geral, azul geral. 

Dor no ciático – energia no nervo, principalmente sobre a dor, verde, azul e amarelo 30'’ cada, saindo do ciático, na coluna lombar, até o pé e voltando pelo mesmo caminho, azul e depois rosa forte, debaixo para cima mentalizando a parte óssea do trajeto, azul geral. Na crise 3 x ao dia, depois 1 x ao dia, pode colocar o laranja após o rosa forte, aguardar 5’ ates de colocar para evitar o choque de cores. 

Dor de dente – verde, violeta e azul 30’’ cada na região da dor, azul geral. Aplicar de 3 em 3 horas. – Pode tratar com água solarizada azul sobre os dentes. 

Dor de cabeça – Se for na testa, tratar intestinos – na coroa, tratar área pélvica – no lado direito, tratar o fígado – no frontal, tratar intestinos – no occipital, tratar intestinos – no temporal, tratar acima das sobrancelhas com azul por um minuto. 

Dores menstruais – energizar o baixo ventre em círculos, verde e depois o azul em círculos 30’’ cada na região, azul geral, aplicar duas vezes ao dia. 

Dormência – usar a mesma aplicação indicada para pressão arterial, de acordo com o caso (alta ou baixa). 

Embolia – Tratamento emergencial - energia saindo do coração para as carótidas, parietais, encéfalo, mentalizando os ramos nervosos do cérebro, focalizando os neurônios e os hemisférios direito e esquerdo, verde e azul na corrente sangüínea completa, rosa forte no sistema circulatório, azul geral, 4 x ao dia, de 3 em 3 horas, reduzir para 2 x ao dia quando melhorar 

Estômago (dor por indisposição) verde e azul 20’’ cada em círculos sobre o estômago (no sentido horário), azul geral. 

Falta de apetite – energizar, esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar e fígado, 30’’ azul no trajeto, azul geral, aplicar uma vez por dia. 

Faringite – energia nas vias respiratórias, verde e azul 30’’ cada no mesmo trajeto, verde, violeta e azul 10’’ cada na traquéia mentalizando as faringes, rosa forte na corrente sangüínea, azul geral. 

Febre – cuidado, tratamento perigoso, só tratar se tiver certeza. (neste caso por infecção respiratória) verde e azul 10’’cada na traquéia, amarelo nos pulmões 30’’,verde, violeta e azul, 30’’ cada na corrente sangüínea frontal, verde geral, azul geral. Crianças, dividir ao meio aplicar 2 a 3 vezes ao dia. 

Ferimentos (que estejam sangrando) – azul índigo sobre o ferimento, tempo máximo 2 minutos, verde e azul sobre o ferimento 30’’ cada, azul geral. Duas horas depois; 1’ de índigo se voltou a sangrar, verde e azul sobre a área 30’’ cada em círculos, azul geral. 

Ferimentos (infeccionados) – verde, violeta e azul, 30’’ cada na área afetada, verde, azul e rosa forte 20’’ cada na corrente sangüínea, azul geral, aplicar 2 vezes ao dia, passado a infecção 1 vez ao dia. 

Flebite – energização do local afetado, verde e depois o azul 30’’ cada durante 3 dias, duas vezes ao dia, verde, azul e rosa forte 30’’ cada, na corrente sangüínea inferior, azul geral. OBS.; após o 3º dia, substituir o verde e o azul, por verde, violeta e azul 20’’ cada, aplicar por mais 3 dias, após o 3º dia, retirar todas as cores e colocar azul, rosa forte e amarelo na circulação inferior 20’’ cada por 30 dias, uma por dia, fazer repouso nos primeiros 7 dias. 

Fogo selvagem – energia no baço, rosa forte 5’’ no baço, verde, violeta e azul 5’’ cada nas ulcerações, rosa forte nas ulcerações buscando o restabelecimento da corrente sangüínea no local, mentalização do amarelo sobre a epiderme, verde violeta e azul na corrente sangüínea completa, azul geral procurando cobrir toda a área física-orgânica. 

Fraturas – mentalização verde, azul e rosa forte no SNC, mentalização do azul no SNP, azul em torno da cabeça e no chakra frontal, energia no SNC, rosa forte com doação de energia no plexo solar, verde forte, violeta e azul, sobre todo o esqueleto e nos pontos indicados pelo paciente, amarelo no mesmo trajeto, passando para o laranja após passar a dor, rosa forte na corrente sangüínea frontal, azul geral de cima para baixo.1 x por dia. 

Frieiras – verde, violeta e azul no local, azul geral. 

Gases – 1’ azul sobre o abdômem, energizar os intestinos, azul geral, duas vezes por dia até a eliminação dos sintomas. 

Gastrite – energia no sistema digestivo, verde 30’’, do aparelho digestivo até a boca, violeta e azul 30’’ cada no mesmo trajeto, rosa forte e azul 30’’ cada na corrente sangüínea frontal, azul geral. 

Glaucoma – (pressão ocular) – energia no sistema nervoso central, 5’’ rosa forte no plexo solar, energizar o frontal mentalizando o fundo do olho com a cor verde 5’’, após azul 5’’, e amarelo 5’’, azul geral, recomendar a higienização do local com agua energizada na cor amarela, duas vezes ao dia. 

Gripe – energia nos brônquios, verde, violeta e azul 30’’ cada sobre os seios nasais, traquéia e brônquios, energia nos pulmões mentalizando os alvéolos, verde, azul e rosa forte 30’’ cada nos pulmões, rosa forte 30’’ na corrente sangüínea frontal, azul geral, 2 aplicações por dia. 

Hematoma – rosa forte sobre o local, no sentido da circulação sangüínea, azul no mesmo sentido, energizar o local, azul geral, 2 vexes ao dia. 

Hemorragia – 30’’ azul em círculos sobre o local, 1’ índigo sobre o local, energizar o tronco principal de circulação sangüínea até o local da hemorragia. 

Hemorragia – (pequena lesão) - após o procedimento entrar com verde 30’’, azul geral 

Hemorragia - (traumática) – após o procedimento entrar com verde, violeta e azul 30’’cada e azul e índigo em círculos no local, fortalecer o tecido afetado com amarelo e azul, cobrindo o tronco principal (veia ou artéria) até o ferimento. 

Hemorragia – no sistema digestivo – energia no sistema digestivo, índigo, saindo da veia porta, perfazendo todo o trajeto irrigador da área, índigo na região afetada, verde, violeta e azul na regia afetada, rosa forte com doação de energia no baço, após a terceira aplicação começar com amarelo como energizador do sistema digestivo, azul geral. 

Hemorróidas – energizar o SNC e a região intestinal, 30’’ amarelo no mesmo sentido, mentalização de energia nas varizes retais, verde, violeta e azul 15 ‘’ cada, reto a dentro. Esperar 10 minutos, aplicar amarelo 20’’ no local e azul 30’’ na corrente sangüínea, azul geral. 3 aplicações diárias, reduzir o número de aplicações de acordo com a melhora. 

Hemorróidas – (expostas) – durante o tratamento, não aplicar o cauterizador e reforçar o amarelo, após a regressão, voltar a aplicar o cauterizador. 

Hemorróidas – (supuradas ou c/ hemorragia) acrescentar ao cauterizador 15’’ de índigo sobre o local. 

Hepatite – C6B – Energizar a 5ª vértebra lado direito, energizar o sistema digestivo, verde e azul 30’’ cada no mesmo sentido, verde, violeta e azul 30’’ cada na região hepática, rosa forte na corrente sangüínea frontal, azul geral. 1 X por dia. 

Hipocampo – (tumor no) Energia mentalizando os dois hemisférios cerebrais, energia no encéfalo, mentalizando a hipófise e o hipocampo, 5’’ amarelo no frontal, mentalizando a pineal, 5’’ amarelo nas glândulas reprodutoras, 5’’ amarelo mentalizando o hipocampo, 30’’ verde no sistema neuro vegetativo, 30’’ azul, mentalizando o hipotálamo e as ramificações do sistema neuro vegetativo até o cocxi. Azul geral, 1 X por dia. 

Inchaços – (por traumatismo sem lesão) – energia no local, rosa forte, amarelo e azul 20’’ cada no local, amarelo na rede linfática da área, azul geral, 1 x ao dia 

Impetigo – (infecção da pele) CONTAGIOSO separar roupas e toalhas, higienização das mãos é fator de muita importância. – Adultos – rosa forte na corrente sangüínea completa, se as bolhas tiverem estourado, verde, violeta e azul 30’’ cada sobre as áreas afetadas, se forem bolhas muito grandes, aplicar sobre as bolhas, se as bolhas não estouraram, aplicar o azul e amarelo 30’’ cada, verde cobrindo toda a pele ( sem tempo ), azul geral, uma vez por dia até a eliminação, após a eliminação aplicar rosa forte na área afetada por 5 dias. 

Impetigo – ( crianças ) – energia no SNC, rosa forte na corrente sangüínea 30’’, no caso de bolhas, verde, violeta e azul, maiores de 5 anos 20’’, menores 10’’ bebês 5’’. Se não tiver bolhas, verde, azul e amarelo com os mesmos tempos, verde sobre a pele azul geral. após passar os sintomas, rosa forte na área por 5 dias. 

Infecções generalizadas – energia no sistema digestivo, verde e azul 30’’ no mesmo trajeto, verde, violeta e azul na corrente sangüínea completa, amarelo na rede linfática, verde geral, azul geral, 1 x ao dia. 

Insônia – passe magnético, azul geral, deixar luz azul acesa no quarto, pelo menos durante a primeira fase do sono. 

Intoxicação alimentar – SNP/SNC – verde, azul na região abdominal, rosa forte na corrente sangüínea hepática, azul geral. 

Labirintite – SNP/SNC, energia no coração, carótidas, parietais, encéfalo e frontal, verde depois o azul no mesmo trajeto por 20’’, energia no encéfalo com mentalização dos neurônios cerebrais, verde depois o azul no mesmo trajeto, 5’’ cada, amarelo 5’’ no frontal, mentalizando o nervo ótico, azul geral, 3 x por semana. ( o amarelo no frontal busca dar equilíbrio ao paciente). 

Laringite – SNP/SNC, energização da garganta, verde 30’’ nas vias respiratórias, violeta e azul 30’’ cada no mesmo trajeto, verde geral, azul geral, em caso de febre aplicar verde na corrente sanguínea frontal 30’’antes do verde geral. 1 x ao dia ( com febre 2). 

Leucemia – SNP/SNC, energia no baço e pâncreas, 5’’ rosa forte no baço, energia no sistema digestivo, verde e azul 30’’ cada no mesmo trajeto, verde, rosa forte e azul 30’’ cada na corrente sangüínea hepática, rosa forte na corrente sangüínea começando e terminando pelo baço, 2x ao dia, depois 1 x por dia. 

Meningite – SNP/SNC, energia na medula espinhal buscando acionar o liquido medular até a região do bulbo, energia no encéfalo, verde depois o azul sobre as meninges, saindo da medula e contornando o cérebro, rosa forte na corrente sangüínea, azul geral. 

Menopausa – tratamento nº 1 - SNP/SNC, azul geral. 

Menopausa – tratamento nº 2 – SNP/SNC, energia no encéfalo com mentalização do azul, energia na região hepática, energia no aparelho reprodutor, verde depois o azul no sistema endócrino, azul geral, 3 x por semana. 

Menopausa – tratamento nº 3 – SNP/SNC, energia no coração, carótidas, parietais, encéfalo e frontal, se tiver pressão alta, verde depois o azul no mesmo trajeto. Se tiver pressão baixa, rosa forte depois o azul no mesmo trajeto, azul na corrente sangüínea frontal, verde no sistema endócrino, energia no aparelho reprodutor, azul geral 3 x por semana. 

Menopausa – tratamento nº 4 – SNP/SNC, Energia no encéfalo mentalizando a hipófise e pineal, 5’’ amarelo na tireoide, energia no aparelho reprodutor, verde e azul no sistema endócrino, energia no sistema ósseo, verde, azul e amarelo (sem tempo, lentamente) no mesmo trajeto, azul geral. 3 x por semana 

Menopausa – tratamento nº 5 – SNP/SNC, energia saindo do coração, indo para as carótidas, parietais, encéfalo e frontal, verde no sistema endócrino, energia no aparelho reprodutor, azul 30’’ no mesmo trajeto, energia na parte óssea, verde forte, azul e amarelo no mesmo trajeto (sem tempo, lentamente) azul geral. 

Náuseas – (enjôo) – SNP/SNC, verde 30’’ entra pela boca, esôfago, estômago, pâncreas, vesícula e fígado, azul 30’’ no mesmo trajeto, azul geral. 

Náuseas – (gestante) – fazer todo o procedimento e antes do azul geral aplicar amarelo 30’’ sobre o abdômem para energização do feto. Em caso de crise aplicar 3 vezes por dia com 3 hora de intervalo. 

Ossos - (pancadas, traumatismo) – SNP/SNC, doação de energia no local, 30’’ amarelo, após a 3º aplicação passar para o laranja, azul 30’’ sobre o local, azul geral 1 x por dia. 

Ossos - (deslocamentos) SNP/SNC, 1’ azul sobre o local, azul geral, 2 horas após, repete o procedimento, energizar o local, amarelo 30’’, após o 3º aplicação passar para o laranja 30’’ azul geral. 

Ouvido – (dores, infantil), (otite) azul no SNC, verde, azul 15’’ em cada ouvido, azul na corrente sangüínea frontal, azul geral, 3 x por dia. 

Ouvido -(adultos) – SNP/SNC, idem acima, no caso de inflamação colocar o violeta entre o verde e o azul 30’’fortalecer a área com energia. 

Ouvido – (surdez) – C5I – SNP, energia na cabeça, índigo 2’ na moleira, atlóide ocipital 2’ azul, 5ª vértebra dorsal 2’ azul, azul geral 

Osteomielite – SNP/SNC, energia no esqueleto, principalmente a área afetada, verde forte, violeta e azul em todo o esqueleto, parando 5’’ na parte afetada, obedecer o seguinte trajeto; coluna saindo para bacia até a pélvis, daí para os membros inferiores, voltando pela coluna até os membros superiores, rosa forte na corrente sangüínea, azul geral, 1 x por dia 

Osteoporose – SNP/SNC, energia no esqueleto, verde forte, azul e amarelo, passando para o laranja após a 3º aplicação, rosa forte na parte muscular e circulatória da área, azul geral 1 x por dia. 

Ouvido – dor de ouvido infantil – SNC mentalizando o azul, verde e depois o azul 10’’ cada em cada ouvido começando pelo direito, 30’’ de azul no ouvido com dor, azul na corrente sangüínea frontal, azul geral 3 x por dia (se a criança tiver menos de 2 anos reduzir o tempo para 5’’. 

Ouvido – Otite infantil – SNC com mentalização do azul, energia nos dois ouvidos, verde, violeta e azul 15’’ cada em cada ouvido, 30’’ azul no ouvido afetado, 20’’ azul na corrente sangüínea frontal, azul geral. 2 x ao dia, após passar o sintoma fazer 10 aplicações 1 x por dia. 

Ouvido – Adultos – SNC, energia nos dois ouvidos, verde, violeta e azul 15’’ cada em cada ouvido, 30’’ azul no ouvido afetado, azul na corrente sangüínea frontal, azul geral . 2 x ao dia. 

Pneumonia – SNP/SNC, energizar o chakra laríngeo, traquéia, brônquios, verde, violeta e azul 30’’ cada nos brônquios, energizar os pulmões, verde, azul, rosa forte e amarelo 30’’ sobre os pulmões, verde azul e rosa forte, na corrente sangüínea completa, azul geral. No caso de fraqueza aparente aplicar o amarelo geral antes do azul. 

Pressão Arterial – (alta) – SNP/SNC, azul 15’’ mentalizando o coração e os vasos da base, 30’’ verde e depois o azul na corrente sangüínea, azul geral, 2x por dia 3 dias 

Pressão arterial – (baixa) – SNP/SNC, rosa forte e depois o azul 30’’na corrente sangüínea, doação e energia sobre o coração mentalizando a cor amarela sobre a musculatura cardíaca, azul geral. 

Pressão arterial –(oscilante/descompensada) – SNP/SNC, doação de energia sobre o coração, azul na corrente sangüínea frontal, azul geral. 

Prisão de ventre – SNP/SNC, doação de energia em círculos sobre o intestino, 1’ amarelo na mesmo sentido, 30’’ azul sobre o abdômem, azul geral, aplicar duas vezes por dia. 

Próstata – (inicio do mal) SNP/SNC, energia no sistema urinário, saindo do rim, mentalizando a próstata, energia no aparelho reprodutor, verde e azul 30’’ cada, no aparelho reprodutor, verde e azul 30’’ cada no sistema urinário, 30’’ amarelo nos rins, rosa forte na corrente sangüínea renal, azul geral. 

Próstata – (fase inflamatória) energia no sistema urinário mentalizando a aorta abdominal, a veia cava inferior, as cápsulas supra renais, as artérias supra renais, rins, pélvis renal, direita e esquerda, artéria renal, uréteres, bexiga e uretra, verde, azul e rosa forte 30’’ cada no aparelho genital, rosa forte na corrente sangüínea completa, azul geral. 

Próstata – (em processo cancerígeno – prostatite -) energia no baço, 5’’ rosa forte no mesmo trajeto, energia no coração com azul, energia no sistema renal e reprodutor, verde e azul 30’’ cada no sistema renal, 30’’ amarelo nos rins, rosa forte na corrente sanguínea renal, verde, violeta e azul 5’’ cada sobre a próstata, mentalização de rosa forte na medula espinhal, rosa forte na corrente sanguínea completa, amarelo na rede linfática, azul geral, tratamento diário até reduzir a crise. 

Pulso aberto – (deslocamento) (pode ser usado em torções em geral) – SNP/SNC, verde, violeta, e azul 30’’ cada, passando em seguida para amarelo e azul no local, azul geral, duas aplicações por dia, após o terceiro dia entrar com rosa na corrente sanguínea. 

Pulso aberto – somente doendo ( sem entumecimento) – SNP, doação de energia no local, amarelo depois o azul 30’’ cada, azul geral, 2x ao dia. 

Queimaduras (1º grau – somente sobre a pele) – SNP/SNC, verde e azul 30’’ cada sobre o local, doação de energia no local, azul geral. 2 x por dia. 

Queimaduras (2º grau – com bolhas e pele vermelha ) – SNP, verde e azul 30’’ cada no primeiro dia, verde, violeta e azul segundo dia, azul e amarelo até a recuperação após o terceiro dia, energizar o local, azul geral. 

Rede linfática – Deve ser limpa, energizada e fortalecida sempre que trabalharmos paciente com câncer e ou doença contagiosa. – utilizar o amarelo nos conjuntos de gânglios ou o cauterizador quando preciso. 

Resfriado – SNP/SNC, energia nas vias respiratórias aéreas, (seios frontais, nasais, laringe, faringe e traqueia), verde e azul 30’’ cada no local, em caso de coriza, aplicar amarelo forte 10’’ em cada lado sobre os seios nasais. Azul geral, 2 x ao dia. 

Reumatismo – SNP/SNC, amarelo depois o azul sobre o esqueleto, passar para o laranja após o terceiro dia, verde e depois o azul sobre a articulação com dor, 10’’ sobre cada articulação, azul geral. 1 x por dia. 

Rinite – SNP/SNC, energia nas vias respiratórias, verde e depois o azul no mesmo trajeto, amarelo forte nos seios frontais e nasais, rosa forte na corrente sanguínea frontal, azul geral. 

Rins – (dores nos rins) – SNP/SNC, doação de energia sobre os rins, verde, azul e amarelo 30’’ cada sobre os rins, azul geral, 1 x por dia. 
Rouquidão – ver afonia 

Rubéola – (crianças) – Azul no SNP, verde e azul nas vias respiratórias 20’’ cada, energizar o baça, verde na corrente sanguínea 20’’. Azul geral. 

Rubéola – (gestante) – azul no SNP, SNC, doação de energia no abdômen mentalizando o feto, azul e amarelo 30’’ cada no mesmo local, rosa e depois azul na corrente sanguínea, 30’’ cada, verde geral, azul geral. 

Rubéola – (adolescentes) – 30’’ azul no SNP, SNC, verde e azul 30’’ cada nas vias respiratórias, doação de energia no baço, verde na corrente sanguínea 30’’, azul geral. Tratar por 10 dias, após melhora mais 10 dias alternados. Aumentar a carga de vitamina C . 

Sarampo – (se possível colocar luz amarela sobre o paciente) azul no SNP, c/+ 5 anos, ajuste dos chakras (c/+5 anos), doação de energia no baço, verde, azul 15’’ cada nas vias respiratórias, verde e azul nos olhos 5’’ cada, verde na corrente sanguínea completa, em caso de febre, aplicar o verde geral antes do azul geral. 

Sinusite – SNP/SNC, energia nas vias respiratórias, verde de depois o azul 30’’ cada, no mesmo trajeto, verde, violeta, azul e amarelo 10’’ cada nos seios e fossas nasais, verde na corrente sanguínea frontal. Azul geral. 2x ao dia na crise, manutenção 15 aplicações. 

Soluço em criança – (recém nascido) - Mentalizar energia no chakra laríngeo e plexo solar, retirar e doar energia no diafragma, 5’’ azul no mesmo trajeto, verde e depois azul 5’’ cada no aparelho digestivo, azul geral. 2 x por dia. 

Soluço em criança – ( 1 a 5 anos) – SNP, mentalizar azul no SNC, retirada e doação energia no diafragma, 15’’ azul no diafragma, verde e depois o azul no aparelho digestivo, azul geral, 2 x ao dia. Crianças com mais de 5 anos é o mesmo tratamento, aumentar o tempo de aplicação para 30’’. 

Taquicardia – SNP/SNC, 20’’ azul sobre o coração em círculos, 30’’ sobre o tórax, mentalizando as artérias do coração, azul geral 1 x por dia. 

Torcicolo – SNP/SNC, retirada de energia, saindo da musculatura da coluna cervical, até aponta do ombro, verde, azul e amarelo 30’’ cada saindo da cervical até a ponta do ombro, azul geral, 2 x ao dia, por 10 aplicações. 

Tosse – SNP/SNC, doação de energia no laríngeo, traqueia e brônquios, verde depois o azul 30’’ cada sobre a traqueia e brônquios, amarelo e azul, 30’’ cada sobre os pulmões, azul geral 2 x ao dia. 

Tosse com catarro – SNP/SNC verde, violeta e azul 30’’ cada na traqueia e brônquios, amarelo e azul, 30’’ cada nos pulmões, azul geral, 2 x por dia, crianças até 10 anos dividir o tempo por dois. 

Tosse convulsiva – (coqueluche) – Ajustar os chakras (para maiores de 5 anos) SNP/SNC, verde e azul 30’’ cada nas vias respiratórias, energia na traqueia, amarelo nos brônquios e pulmões 30’’ em cada um, doação de energia no tórax, azul geral, 2 x ao dia. 

Traumatismos – (fraturas, contusões, distensões) SNP/SNC, energizar o local, verde azul e amarelo, 30’’ cada, azul geral, 2 x ao dia. 

Traumatismos – (com infecção e pus) – SNP/SNC, energizar o local, verde, violeta e azul 30’’ cada no local, azul geral, cessada a inflamação, retirar o verde, violeta e azul e colocar amarelo e azul 30’’ cada. 

Tromboflebite – SNP/SNC, energia nos membros afetados, verde e azul 10’’ cada no local, azul e depois rosa forte 20’’ cada no local afetado, verde e azul sem tempo na corrente sanguínea, azul geral. (se houver dor aplicar o cauterizador). 

Úlceras – SNP/SNC, doação de energia no local, verde e azul, 30’’ cada somente nos dois primeiros dias, entrar após com verde, violeta e azul, azul geral. 1 x por dia, após a 10ª aplicação retirar as cores e colocar só amarelo e azul 30’’ cada por 10 aplicações. 

Varicela - ( catapora ) – na encubação aplicar somente o azul, após o aparecimento dos sintomas, azul no SNP, SNC completo, ajuste dos chakra, verde, violeta e azul, 5’’ cada em cada local afetado, verde na corrente sangüínea, azul geral. 1 x por dia 10 aplicações, após 10 aplicações em dias alternados. 

Varicose – (formação ulcerosa por rompimento de varizes – normalmente em diabéticos ) – energia na área afetada, verde, violeta e azul 20’’ cada na área, rosa forte e depois azul 30’’ cada na corrente sanguínea do membro afetado, rosa forte mentalizado no sistema circulatório, azul geral, 3 x por semana. 

Varizes – (internas) – SNP/SNC, energizar toda a área, azul, rosa forte e amarelo, 20’’ cada, sobre a circulação do local da dor, mentalizando o ramo principal das veias da área. Azul geral, 1 x por dia. 

Varizes – (externas) – SNP/SNC, ajuste dos chakras, energizar o local, verde, violeta e azul no local 20’’ cada, azul e rosa forte simultâneos sobre a circulação inferior, azul geral. Aplicar por 10 dias, após aplicar por 30 dias em dias alternados. O repouso ajuda na cura. 

Verminose – (adultos) – SNC, 5’’ rosa forte no baço, verde, violeta e azul, 30’’ cada cobrindo o intestino, 1’ rosa forte em todo o intestino, rosa na corrente sangüínea frontal, ativando as veias e artérias hepáticas.4 dias 2x ao dias, dar espaço de 7 dias fazer nova série. 

Verminose - (criança) – A aplicação é a mesma para adulto, devendo ser reduzido o tempo pela metade. 

Vômitos – SNP/SNC, doação de energia no diafragma, 30’’ verde no aparelho digestivo, 30’’ azul no mesmo trajeto, mentalizar o azul subindo o estômago até a boca. Azul geral, 2x ao dia. 


Cromo-Apometria: 

Nas atividades de Grupo na Casa do Jardim, atendemos e trabalhamos com Apometria, técnica desenvolvida pelo Dr. José Lacerda de Azevedo e publicada em seus dos livros, Espírito e Matéria e Energia e Espírito. 

Quando utilizarmos as técnicas da Apometria em conjunto com as técnicas da Cromoterapia, tendo a assistência do Alto, nosso trabalho tem um resultado surpreendente, já que podemos aplicar uma determinada cor e programa-la para detonar em outra cor alguns dias após, pois sabemos que determinada cor devera ser aplicada por tantos dias, e que após este período teríamos que aplicar nova cor no paciente para dar continuidade no tratamento. Devido a impossibilidade de marcação de novo atendimento para os próximos dias em grupo, temos conseguido, graças a Espiritualidade e aos mentores desta casa fazer programação de aplicação diária e troca de cor após algum período. Chamamos a atenção que se o paciente não mudar algumas atitudes e vícios o resultado acontece mas com menos eficácia. Volto a repetir; todo o nosso trabalho resultara com pouco efeito ou até nenhum efeito se não tivermos “limpado” o paciente de seus embaraços espirituais. 

Em nossa exposição de casos damos exemplo do êxito conseguido com a técnica que já nos permitimos chamar de CROMO-APOMETRIA. 

Seguindo orientação (percepção) e algumas experiências concluímos que devemos sempre aplicar uma cor mais fraca do que a indicada por diversos autores que escreveram sobre Cromoterapia, o motivo é que se aplicarmos mentalmente uma cor diretamente no Chakra e esta cor mentalizada não tiver a potência necessária o próprio chakra vai regula-la, pois nossa função será a de auxiliar dando a tonalidade das cores básicas para o seu reequilíbrio, e como nosso trabalho é físico-espiritual e temos junto de nós, com certeza, amigos da espiritualidade nos auxiliando e indicando locais de trabalho, seguramente esta cor será suficiente para o reequilíbrio do Chakra ou do órgão afetado. 

A aplicação de micro organizadores com cores visando a harmonização do paciente com uma energia de alta freqüência até que possa retornar ao grupo de atendimento ou por um prazo limitado, estes micro organizadores são aplicado diretamente no bulbo do paciente com o auxilio da espiritualidade e com a técnica da dialimetria. 

Nos trabalhos de Grupo utilizados algumas cores para alcançar objetivos contra grupos de espíritos de baixo nível vibratório. Abaixo damos alguns exemplos e transcrevemos cores apresentadas no livro do Dr. Lacerda; 

Azul, rosa e branco leitoso – adormece os espíritos, ameniza o sofrimento das criaturas, e facilita seu envio para outros lugares 

Índigo com carmim – paralisam os espíritos como se fossem estátuas de sal 

Prata e violeta – elimina o poder dos magos 

Verde efervescente – limpeza de aderências pesadas dos espíritos desencarnados 

Disco azul – energização e eliminação das trevas 

Vermelho, laranja e amarelo – representa o fogo, usado no domínio da mente 

Raio prateado de luz cósmica – desintegra aparelho colocado ou magia 


Arco Voltaico: 

O arco voltaico pode ser definido como um curto circuito através do ar entre duas partes “vivas” ou entre a parte “viva” e a terra. Ele se movimenta a uma velocidade de aproximadamente 100 (m/s) e possui uma temperatura igual a 2 vezes a temperatura do sol, podendo queimar metais e liberar gases tóxicos. Estudos mostram que se um arco durar mais que 100 (ms) as pessoas e os equipamentos estão expostas a riscos de queimaduras graves e se ele durar mais de 500 (ms) pode acontecer uma explosão causando destruição total de equipamentos, morte as pessoas e destruição do local. 

Formação de Arcos de Luz (Arco Voltaico): 

O grupo de médiuns canaliza as energias do plano espiritual e do plano telúrico, projeta-se esta luz sobre o paciente, esta luz atingira primeiramente os chakras ou centro de força no duplo etérico passando após para o pano físico e os demais níveis espirituais (astral, mental inferior ou superior) 

Técnica: Projetar as cores, azul, verde, rosa, violeta, laranja, vermelho, carmim e branca com pulsos contados até 10 cada cor. Durante a contagem o grupo devera ficar em oração. Após a aplicação podemos aplicar micro organizadores com florais ou com cores. 


APLICAÇÃO NA PRÁTICA: 

Caso nº 1 

Paciente: Sr.ª MNGA 

Idade: 91 anos 

Sexo: Feminino 

Data: junho/2007 

Problema: Sangramento abundante interferindo no procedimento cirúrgico (Paciente portador do Mal de Alzheimer). 

Paciente usuária de medicação anti-coagulante em uso contínuo, embora tomadas as medidas pré-operatórias quando submetida a cirurgia em consultório dentário, apresentou quadro de sangramento abundante logo no início do procedimento cirúrgico. Solicitada intervenção, foi aplicada mentalmente a cor-luz ÍNDIGO. A hemostasia foi alcançada quase que instantaneamente, permitindo ser concluído o ato cirúrgico com sucesso. Logo após foram mentalizadas as cores-luz verde, amarela e azul subseqüentemente na zona de intervenção cirúrgica. Nosso objetivo no uso destas cores-luz era alcançar a assepsia do local com o verde, a revitalização do local com o amarelo e a devida calma e serenidade da paciente com o azul. 

Conclusão: A paciente passou a semana sem dores, como se nada tivesse acontecido. Na retirada dos pontos cirúrgicos constatou-se uma recuperação cicatricial mais rápida em função da idade e condições da paciente. 


Caso nº 2 

Paciente: P.B 

Idade: 55 anos 

Sexo: Masculino 

Data: julho/2007 

Problema: Paciente com nevralgia facial aguda. (neuralgia do trigêmeo) 

O paciente foi levado para sala de passe da Casa do Jardim, após passe isolado, foi aplicado mentalmente em seu rosto o seguinte tratamento de cores-luz; verde, fazendo assepsia do local, aplicação de azul, para retirada da dor, aplicação de amarelo para reorganização muscular e novamente o azul em todo o corpo para manutenção da calma do paciente. 

Conclusão: O paciente comentou que ao sair da Casa do Jardim já não sentia quase nenhuma dor, uma semana após a aplicação o paciente, sem nenhuma dor comentou que a muito tempo não dormia tão bem e sem dores. Até a presente data falamos com o paciente semanalmente e as dores não retornaram. 


Caso nº 3 

Paciente: FF 

Idade: 

Sexo: Feminino 

Data: julho/2007 

Problema: Paciente com sinusite e desvio de septo nasal. 

A paciente é trabalhadora da Casa do Jardim, estava com muitas dores no rosto e não conseguia mastigar devido a dor causada pela sinusite em estado agudo no momento. 

O tratamento usado foi mentalização das cores verde, violeta, amarelo e azul, com o auxilio da corrente de passista da casa. Mentalizado o verde para limpeza e assepsia do local, o violeta como cauterizador, bactericida e anti-inflamatório, o amarelo como restaurador dos seios nasais e o azul como fixador do violeta e analgésico. A paciente levantou da cadeira notadamente melhor. 

No dia seguinte conversamos com a paciente e fomos informados que não existia mais dor na região. 


Caso nº 4 

Paciente: C 

Idade: 

Sexo: Feminino 

Data: junho/2007 

Problema: Paciente com cirurgia de transplante ósseo no rosto para posterior implante de dentes. 

Paciente trabalhadora da Casa do Jardim recém operada. 

Tratamento com energização do local e aplicação das cores-luz, verde, violeta e azul. O verde para limpeza e assepsia, o violeta como anti-inflamatório, o amarelo como regenerador ósseo e o azul como fixador do violeta e energizantes. 


Caso nº 5 

Paciente: IRS 

Idade; 87 anos 

Sexo: feminino 

Data: julho em diante de 2007 

Problema: Paciente com intensa dor ciática e portadora de prótese no quadril, submete-se a tratamento fisioterápico contínuo sem conseguir alivio significativo. 

Primeiro atendimento feito em clínica geriátrica, após passe magnético, energização do sistema nervoso central e periférico, aplicamos as seguintes cores-luz, verde; para assepsia do local, amarelo para revitalização muscular e azul como calmante e reajustador dos campos nervosos. Esta paciente é por nos atendida semanalmente tendo alcançada alguma melhora em seu quadro geral. 


Caso nº 6 

Paciente: M.M. 

Idade: 49 anos 

Sexo: Feminino 

Data: agosto/2007 1º atendimento ( 24.09.07 segundo atendimento) 

Paciente atendido por Grupo na Casa do Jardim 

Problema: Paciente com cirurgia marcada para retirada do útero, tinha quatro pólipos já em estado bastante avançado, impossível outro procedimento que não fosse a cirurgia. A paciente também informou que tinha sangramento desde os 19 anos de idade e que havia tido duas gravidez com aborto espontâneo. 

Tratamento: Aplicação de passe de energização, aplicação da cor índigo sobre aos órgãos reprodutores, aplicação de rosa na corrente sanguínea, aplicação de amarelo sobre os órgãos. A paciente saiu da sala mais tranquila do que quando chegou. 

2º atendimento – 24.09.07 – A paciente nos informou que sua cirurgia foi um sucesso e que os médicos não entenderam por que o sangramento parou de repente e sua cicatrização foi muito boa, tratando-se de pessoa diabética. 

Conclusão: O sangramento cessou devido ao nosso atendimento, e a cicatrização foi boa por que as cores de fortalecimento de tecido foram muito bem aplicadas, Graças a Deus. 


CONCLUSÃO: 

Interpretar as cores com o auxilio da Espiritualidade para mim foi e esta sendo um aprendizado e uma autodescoberta sob nova Luz que suscitou alterações positivas e proveitosas em minha vida. 

Que as cores influenciam diretamente em nossas vidas, interferem no nosso humor, desempenho etc., não tenho dúvidas, ignorar tal poder seria pura ignorância nossa. 

Este estudo de Cromo-Apometria, é apenas a ponta do iceberg que estamos desbravando, há muita coisa ainda a ser estudada e à ser dita sobre cores, sobre energia magnética, sobre campos vibratórios internos e externos e sobre o duplo-etérico. 

Agradeço a Deus a oportunidade de Ter descoberto e estudado a Cromoterapia, matéria que cada vez mais me fascina e com certeza me trará muitas alegrias e muita satisfação de servir o próximo. 

Autor: Mauro Pellanda 


BIBLIOGRAFIA 

NUNES, René - Cromoterapia Técnica (1990 3ª ed.), Compêndio Científico da Cromoterapia (2001 4ª ed.), Dinâmica da Cromoterapia – Curso (1998 5ª ed.), Cromoterapia a Cura através da Cor (1986 4ª ed.) 
AMBER, Reuben - Cromoterapia, a Cura através das Cores.(1983 1ª ed.) 
GUIMARÃES, Ondina Balzano – A Trilogia das Cores (1995) 
HOWARD & DOROTY Sun – As Cores em Sua Vida (1999) 
SCHREINER, Elizabeth Monteiro – Cromo-Cristal-Terapia na Apometria (1999 1ª ed.) 
ARMOND, Edgar – Psiquismo e Cromoterapia (2004 1ª ed.) 
BARBOSA, João Paulo S. – A Magia da Energia pelas Cores 
LACY – Louise Marie – Conhece-te através das Cores 
RAMANADI - Cromosofia (FEEU) 
GARDNER/GRAY & O’RAHILLY – Anatomia, Estudo Regional do Corpo Humano (1971 3ª ed.) 
GORDON, Richard – A Cura pelas Mãos. (1978 1ª ed.) 
MACHADO, Lola – A Mão Humana. (FEEU) 
MAES, Hercílio/Ramatís – Elucidações do Além. (1991 6ª ed.) 
MAES, Hercílio/Ramatís – Mensagens do Astral.( 1973 5ª ed.) 
MAES, Hercílio/Ramatís, Nicanor, Akenaton, André Luiz e outros espíritos – Mensagens do Grande Coração. (1976 3ª ed.) 
Revista Cristã de Espiritismo – Ano 05 – edição número 30 
AZEVEDO, José Lacerda – Espírito e Matéria (2005 8ª ed.), Energia e Espírito (1993 1ª ed.) 

Fonte:http://www.mundoespirita.net/cromoterapia.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!