Oração pelos Refugiados


Senhor, rogamos pelos refugiados no mundo.

Senhor, dá-lhes alento e esperança!


Anima médicos e médicas, 

enfermeiros e enfermeiras,

voluntários e voluntárias,

dá força às igrejas, comunidades e instituições 

que se preocupam com quem sofre

e transforma o nosso mundo

para que afaste as causas

de tantos sofrimentos

e chegue o dia

em que os povos aprendam a viver 

em paz e justiça.


A ti, Deus misericordioso,

de que vem a força para agir em justiça,

seja toda a honra e toda a glória,

hoje e sempre.


Em nome de Jesus Cristo,

no Espírito Santo.


Amén. 

Um panorama geral sobre refugiados:

Vivemos a maior crise humanitária desde a 2ª guerra mundial. Conflitos políticos, étnicos e religiosos, grupos terroristas islâmicos (ISIS/Estado Islâmico e Boko Haram, por ex), crises econômicas, corrupção, desastres naturais, somados à insensibilidade dos países ricos, geraram um caos generalizado, que acabou espalhando-se por todo o mundo.

Existem hoje (dados oficiais de dezembro 2014) mais de 59,5 milhões de pessoas deslocadas forçosamente de suas casas. Destas, 19,5 milhões são “refugiados” (Refugees), ou seja, são obrigadas a viver num outro país. 40 milhões são “deslocados internos” (IDP – Internally displaced persons), permanecem em seu país, apesar de não poderem morar em suas próprias casas.

49% dos refugiados são mulheres e 50% têm menos de 18 anos.

Durante 2014, a cada dia, 42.500 se tornaram refugiados e deslocados 86% dos refugiados são acolhidos por nações em desenvolvimento (Quênia, Paquistão, Turquia, Jordânia, Líbano), o que implica num desafio enorme para seus governos, cidadãos e para os próprios refugiados.

A média de tempo que um refugiado permanece fora de seu país é de 17 anos! 

Refugiados enfrentam desafios enormes, diariamente, entre eles: falta de esperança, violência, discriminação, fome, falta de abrigo, perda de identidade e perda de poder econômico. Além disso, encaram jornadas perigosíssimas (como atravessar desertos, zonas de guerra, oceanos) expondo a si mesmo e aos seus familiares, para salvar a vida. Por tudo isso, tornam-se vulneráveis às redes de tráfico humano, exploração sexual, tráfico de órgãos, etc. pagando um preço altíssimo a ‘coiotes’ que os levarão por rotas ilegais de imigração, quando não são mortos pelos mesmos depois de haverem pago o ‘serviço’.

Preparando o coração e mente para orar por refugiados: 

Imagine a si mesmo como um refugiado, como se você e sua família tivessem sido obrigados a mudar para outro país, outra cultura, deixando tudo pra trás. Como você gostaria que as pessoas orassem por você?

(Leia as passagens bíblicas: Dt 10.18,19; Salmo 107.1-9; Salmo 34.18; Mt 25.31-46; Mt 22.37-39; Gl 6.10)

Peça que Deus lhe guie enquanto ora pelos refugiados. 

Como orar pelos refugiados:

Refugiados são pessoas comuns com família, sonhos e esperanças. Assim como oramos por pessoas que conhecemos, podemos orar pelos refugiados. Sua condição de refúgio, contudo, os expõe a desafios únicos que podemos orar. Isto inclui:

1. Necessidades básicas

Que suas necessidades essenciais de segurança, abrigo, água, comida e cuidados médicos sejam supridas. Que o Pai Altíssimo ouça o seu clamor e os leve a um lugar de segurança. Em muitas circunstâncias o refugiado terá que aprender uma nova língua e um novo trabalho. Ore por forças emocionais para que consiga enfrentar estes desafios, mesmo com tão poucos recursos e apoio.

2. Paz e promotores da paz

Que promotores da paz, verdadeiros conciliadores, sejam levantados e tragam paz aos países onde a guerra, violência e perseguição estejam forçando as pessoas a abandonarem suas casas. Ore pela paz: Síria, Afeganistão, Somália, Eritreia, Iraque, República Democrática do Congo, Sudão do Sul, Sudão, República Centro Africana, Nigéria, Myanmar, Vietnã, Colômbia, etc.

3. Esperança e cura

Que pessoas amáveis e comprometidas sejam levantadas e levem esperança aos refugiados. Que médicos, psicólogos, religiosos e terapeutas sejam canais de esperança, gerando cura física, mental e emocional. Ore especialmente pelas crianças e adolescentes que sofreram agressão física ou que testemunharam atrocidades contra seus familiares. Que suas memórias sejam curadas. Que possam perceber a presença do Pai Eterno com eles, que sejam libertas do medo e ansiedade. Que sua fé seja renovada, produzindo esperança e alegria a cada amanhecer.

4. Igrejas, Comunidades ou Instituições Acolhedoras

Que os refugiados encontrem acolhimento em seu novo país. Que mais pessoas nos países receptores abram seus corações para perceber, acolher e servir aos refugiados, que buscam apoio e esperança em sua nova morada.

5. Mulheres e crianças

Eles estão entre os mais vulneráveis. São mais da metade dos refugiados no mundo. Que sejam livres do mal, das pessoas que querem explorá-los, como as redes de tráfico humano, de exploração sexual e de tráfico de órgãos. Ore pelos órfãos, pelas mães que perderam seus filhos. Que o país receptor seja uma verdadeira família, uma rede de amor, abrigo e proteção aos mais frágeis.

6. Jovens

Eles estão longe de casa. Perderam seus amigos e muitos estão longe de seus pais e familiares. Ao olharem para trás, não encontram alternativa. Por outro lado, tem uma grande capacidade para aprendizagem da nova língua, são mais versáteis e fortes fisicamente. Podem aprender uma profissão, e normalmente tornam-se o apoio da família. Que sejam abençoados com flexibilidade, criatividade e perseverança.

7. Países Receptores

86% dos refugiados encontram-se em países em desenvolvimento, com economias que enfrentam muitos desafios. Estes países têm que lidar com grandes ondas migratórias, com milhares de refugiados chegando num curto período de tempo, e sem ajuda internacional. É comum que surja preconceito contra os que chegam. Ore para que os refugiados não sofram com o racismo e a xenofobia. Que os governos e a população se abram para acolher. Lembre-se dos países que mais recebem refugiados: Paquistão, Turquia, Líbano, Jordânia, Iraque, Irã, Egito, Quênia, Chade, Etiópia, China, USA e toda Europa.

8. ONU (ACNUR) e agências humanitárias que servem refugiados

Ore pelos milhares de trabalhadores e voluntários que atendem incansavelmente os refugiados ao redor do mundo. Por sua segurança e saúde emocional. Que haja recursos financeiros suficientes para as agências internacionais prestarem os serviços humanitários. Ore também para que os líderes mundiais tenham sensibilidade para com os milhões de refugiados e busquem juntos novas soluções.

9. RHP – Refugee Highway Partnership e “Rede Evangélica Brasileira de Apoio ao Refugiado”

Ore por esta nova, crescente e dinâmica rede de pessoas, igrejas e organizações religiosas que buscam servir aos refugiados, com informações, treinamento e acompanhamento.
Que o Pai continue levantando cada vez mais organizações e pessoas, sejam elas voluntários, missionários, para melhor acolherem aos refugiados, nos grandes centros urbanos e nos campos em áreas remotas.

10. Refugiados no Brasil

Nosso país tem se convertido no destino de muitos refugiados, vindos de diferentes países. Nosso governo tem aberto as portas e isto é louvável. Contudo, há muito ainda a ser feito para que o refugiado seja integrado à nossa sociedade. Somos um país de migrantes, somos acolhedores, mas temos vivido dias de acirramento de ânimos, gerando preconceito e ódio. Ore para que nossa sociedade não se feche ao estrangeiro. Que nossos governos (Federal, Estadual e Municipal) busquem soluções. Ore pelas organizações envolvidas no acolhimento (CONARE, ACNUR, Cáritas, Missão Paz, MAIS, JMN, entre outras), pelas pessoas que trabalham. Por fim, ore pelos milhares de refugiados e solicitantes de refúgio que já estão no Brasil. Que encontrem aqui uma nova vida.

11. Missão MAIS – Programa de Acolhimento a Refugiados

Temos tido o privilégio e responsabilidade de sermos os pioneiros entre as organizações religiosas a servir e acolher refugiados. Louve a Deus, pois nosso programa, desenvolvido em parceria com igrejas locais, já recebeu mais de 160 pessoas, de diferentes países! Ore por nossa equipe, por recursos financeiros, por infraestrutura e novas parcerias. Ore por sabedoria nas decisões, pois recebemos semanalmente vários pedidos de ajuda e nossos recursos são limitados.

Mais informações acesse: www.maisnomundo.org/refugiados

Por Jose Prado. Publicado originalmente em: www.teleios.com.br

O dia 20 de junho é considerado mundialmente como o “Dia do Refugiado”. Em alguns países o domingo anterior ou posterior, é dedicado à conscientização e intercessão. Sabemos que o Eterno ama o estrangeiro e ordenou ao seu povo que o amasse também (Dt 10.18,19). A igreja deve fazer o bem a todos, especialmente aos da família da fé (Gl 6.10). Nos ajude a divulgar esta iniciativa.

Fonte: http://www.jocum.org.br/noticias/guia-de-oracao-por-refugiados

Antioquia: berço do Cristianismo é hoje abrigo de refugiados de guerra


Antakya na Turquia, país vizinho da Síria, é a cidade que mais atualmente recebe os refugiados da Síria. A cidade é conhecida pelos religiosos por ter acolhido os primeiros cristãos e tem mais de 2.300 anos.    


Na encosta de uma montanha da cidade, uma simples caverna é considerada o berço do cristianismo. Aqueles que queriam seguir os ensinamentos de Jesus se reuniam neste local para orar, numa época em que eram muito reprimidos.

Conhecida antigamente como Antioquia, a Antakya atualmente recebeu recentemente cerca de 100 mil sírios refugiados da guerra e do regime do ditador Bashar Al-Assad.

Oficialmente, mais de 90 mil refugiados vivem em uma rede de campos espalhados ao longo de longa fronteira da Turquia com a Síria. Diplomatas turcos estimam que há outros 50 mil oficiais refugiados sírios que vivem na Turquia fora dos campos.

Porém no início da semana, a agência de refugiados das Nações Unidas informou que passou de 300mil o número de refugiados sírios em países vizinhos.

Fonte:http://www.feemjesus.com.br/noticia/antioquia-ber%C3%A7o-do-cristianismo-%C3%A9-hoje-abrigo-de-refugiados-de-guerra-0


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!