Inclusão Social - Aplicativo para se comunicar com filha, criado por brasileiro, é o mais premiado do mundo.


Pensando em pessoas que possuem algum tipo de doença ou sequelas que dificultam a comunicação, ocasionadas por AVC, paralisia cerebral, Autismo, etc., que o analista de sistema Carlos Pereira criou o LIVOX, um app que ajuda essas pessoas a se comunicarem.


[1] O Livox surgiu da necessidade de Carlos Pereira e sua esposa Aline Pereira de se comunicarem melhor com sua filha, Clara Pereira, que tem Paralisia Cerebral. Carlos reuniu uma equipe de colaboradores formada por profissionais de tecnologia, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais para criação do primeiro software de comunicação alternativa para tablets em português do mundo.

A forma de comunicação através do Livox acontece a partir de toques em imagens apresentadas na tela do tablet.

O app está disponível para aparelhos com sistema operacional Android e, em breve, será liberado para quem tem iPad. Além disso, o software está sendo atualizado para aqueles que só poderão operá-lo através dos olhos. Mesmo sendo gratuito, não está disponível para ser baixado na loja de aplicativos Google Play.

O Livox conquistou o prêmio de melhor aplicativo de inclusão e empoderamento para pessoa com deficiência na etapa brasileira do WSA (World Summit Award), premiação apoiada pela ONU.



[2] Como muitas meninas da idade dela, Clara, 7 anos, tem uma princesa favorita. No caso, a escolhida é Ariel, a sereia que abre mão da própria voz em troca de pernas, que lhe permitam ficar mais perto do príncipe por quem se apaixonou.

Assim como Ariel, Clara não fala. Por causa de uma complicação na hora do parto, a criança de olhos expressivos e sorriso fácil sofre de paralisia cerebral e, embora sua capacidade cognitiva não tenha sido afetada, ela enfrenta muitas dificuldades motoras. 

Faz fisioterapia para fortalecer os músculos e, até recentemente, só se comunicava piscando os olhos. Foi graças ao empenho de seu pai que isso começou a mudar. 

Determinado a conseguir se comunicar com a filha única, o pernambucano Carlos Pereira largou o emprego de analista de sistemas em uma distribuidora de remédios para usar, em tempo integral, seus conhecimentos em tecnologia na criação de algo que o ajudasse a transpor todas aquelas barreiras. 

Assim nasceu, em 2011, o Livox (ou Liberdade em Voz Alta), o primeiro software de comunicação alternativa para tablets em português. O recurso não só resolveu um problema particular como tem ajudado muita gente. Até aqui, são 10 mil usuários no Brasil. O aplicativo já foi traduzido para mais de 25 línguas e está prontinho para ser vendido a outros países.

Ao traduzir para voz comandos digitados na tela com as mãos, os pés e até uma vareta na boca, o Livox melhora a vida não só de quem tem paralisia cerebral. 

Auxilia autistas e pessoas com deficiências que dificultam a fala. Não à toa, ganhou, neste ano, o prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) de melhor aplicativo para inclusão e empoderamento. Três meses de suor resultaram no software adaptável a diferentes limitações. "Não importa se a coordenação motora é ruim, se a pessoa só tem 20% da visão ou se a cognição foi afetada, ele vai ajudar", garante Pereira. Para adquiri-lo, é preciso acessar o site agoraeuconsigo.org. De posse do laudo médico do futuro usuário e de detalhes sobre suas necessidades, a equipe disponibiliza instruções personalizadas. Cada licença custa de 799 a 1 350 reais.

Mas Pereira diz que sua maior recompensa não é o negócio em si, e sim conhecer o que passa na cabeça de Clara. Ao dar voz à filha, ele a presenteou com autonomia para escolher, por exemplo, o que quer fazer, aonde gostaria de ir e o que deseja assistir - e nesse caso, claro, a predileção recai sobre o desenho da princesa-sereia. Mas, se no início o Livox era utilizado somente para funções meio básicas, como avisar se tinha dor em determinada parte do corpo ou escolher o que comer e vestir, tornou-se indispensável para os estudos da menina, que o usa para fazer as tarefas da escola - até já escreveu um texto inteiro com ele. "Não sei o que o futuro reserva para minha filha. O Livox abriu o leque", afirma Pereira. "Afinal, quanto mais a pessoa se comunica, mais ela quer se comunicar."


[3] Uma invenção brasileira foi eleita recentemente como o Melhor Aplicativo de Inclusão Social do Mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi o Livox (Liberdade em Voz Alta), aplicativo que permite que pessoas com qualquer tipo de deficiência que impeça o processo da fala, como autismo, paralisia cerebral ou sequelas de AVC, tenham autonomia na comunicação. O app, criado há quatro anos em Pernambuco, foi desenvolvido pelo analista de sistemas Carlos Edmar Pereira especialmente para a sua filha Clara Pereira, vítima de paralisia cerebral decorrente de complicações durante o parto. 

O Livox é baseado em algoritmos inteligentes que se ajustam a vários graus de dificuldades motora, visual e cognitiva. Os usuários podem relatar emoções, indicar exatamente o que querem comer e selecionar desenhos, filmes, jogos, músicas que desejam assistir e escutar. O aplicativo ainda ajuda a aprender a ler, a estudar conceitos complexos como matemática e a interagir rapidamente em perguntas cujas respostas sejam sim ou não. As atividades são ativadas pela seleção de figuras, textos e vídeos e as respostas são geradas por comando e voz.

A decisão de criar o Livox atendeu a uma necessidade de superar as dificuldades de comunicação de Clara. Antes, a comunicação com a menina era feita pelos pais por meio de um catálogo de "falas", ditas em voz alta quando selecionadas pela menina. Atualmente, a solução atende a 10 mil usuários, dentre famílias e instituições de assistência brasileiras, como a APAE, e é o objeto de estudo científico na área de cabeça e pescoço e na UTI do Hospital das Clínicas, em São Paulo, o maior da América Latina.

MAIS INFORMAÇÕES, ACESSE:



Fontes:

[1]http://www.revistanovafamilia.com.br/?link=modulos/conteudo/views/viewConteudoId.php&id=1075

[2]http://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/claudia/pai-cria-aplicativo-premiado-para-se-comunicar-com-filha

[3]http://www.administradores.com.br/noticias/tecnologia/pai-cria-aplicativo-que-reproduz-emocoes-de-pessoas-com-deficiencia-para-se-comunicar-com-filha/99536/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!