Eu concordo com Francisco

O papa Francisco tem surpreendido o mundo com posicionamentos, ações e falas que têm provocado discussões, críticas e aplausos. Uns totalmente contra, outros a favor, e balançando as estruturas dos mais conservadores e intransigentes católicos.

Na Praça de São Pedro, Francisco viu um garotinho que chorava e ficou sabendo que o seu cãozinho de estimação havia morrido. Para consolá-lo disse: “O paraíso está aberto a todas as criaturas do Senhor”. Essa frase agradou muito aos donos de animais, defensores dos direitos dos animais e aos veganos, que não comem nem usam nada de origem animal. Mas desagradou teólogos e conservadores. Vindo de alguém que escolheu como seu nome papal o do santo padroeiro dos animais a frase soou normal.

Foi o bastante para provocar uma grande polêmica entre prós e contras, a ideia de um ser sem alma ir para o céu. Teólogos logo trataram de dizer que o papa tinha dito essa frase em tom casual e não doutrinal. Conservadores torceram o nariz. Entidades de defesa de animais e os donos de pets ficaram satisfeitíssimos com ela, que virou assunto mundial. Como gosto muito de Francisco e de bichos, adorei.

É muito comum dizer, talvez mais por consolo do que por convicção ou crença, que quando os bichos morrem, suas almas vão para o céu. É um meio de amenizar a perda física, concedendo ao animal a vida após a morte, num lugar comumente chamado de céu. Isso parece que é um lenitivo à dor.

Foi o bastante para provocar uma grande polêmica entre prós e contras, a ideia de um ser sem alma ir para o céu

Manoel Bandeira é autor de um poema que diz: “O pardalzinho nasceu livre. Quebraram-lhe a asa. Sacha lhe deu uma casa, água, comida e carinhos. Foram cuidados em vão. A casa era uma prisão. O pardalzinho morreu. O corpo, Sacha enterrou no jardim; a alma, essa voou para o céu dos passarinhos!” Depois da fala do Papa, esse verso parece muito verdadeiro.

Há muitos anos, escrevi neste mesmo espaço o texto “Minha chegada no céu”, do qual gosto muitíssimo e no qual conto como seria e com quem eu me encontraria lá quando chegasse. Para começar, seria recebida por São Pedro em meio a sons jazzísticos e afirmo que “ao meu encontro virão vários anjos cachorros de todas as raças. Na frente, virão Nina e Cindy, minhas beagles. Picolé e Petty, meus vira-latas, e muitos mais cães que passaram pela minha vida mortal.” No meu céu, há lugar para bichos, portanto estou nessa assim com o pontífice. 

Outra frase do papa que causou polêmica foi: “Os filhos precisam de um pai que os acolham ao voltarem para casa com seus fracassos. E os pais, às vezes, terão que castigá-los, mas nunca bater no rosto”. Ele literalmente defende as palmadas, totalmente condenadas no Brasil por meio de leis especiais. Segundo interpretação, “para o pontífice, bons pais são aqueles que nunca ‘humilham’ os filhos, que sabem ‘perdoar com o coração, corrigir com firmeza’ e os colocam de castigo quando necessário”.

Além de concordar com essa, eu também concordo com outras ditas pelo papa sem papas na língua: “Escutem mais as mulheres, não sejam machistas”; “Deus escolhe boas pessoas em todas as religiões”; “É preciso servir aos frágeis ao invés de se servir deles”; “Como faz bem uma boa dose de humor!”; “Peço a vocês que sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, peço que se rebelem; que se rebelem contra essa cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar a verdade”.

Francisco afirmou: “Retratar o papa como uma espécie de super-homem, uma espécie de astro, parece ofensivo para mim. O papa é um homem que ri, chora, dorme tranquilamente e tem amigos como todo mundo, uma pessoa normal”. “Eu não sou super-homem”. Pode não ser um super-homem, mas é um superpapa, um superpastor, um superpai da igreja, um super-Francisco e, por isso, tem toda a minha admiração e respeito. Como diz a canção: “Viva o papa, Deus o proteja”.

Autoria: Maria Waldete de Oliveira Cestari (03/07/2015).

Fonte:http://www.comerciodojahu.com.br/post/1330459/eu-concordo-com-francisco


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!