Conselhos para não ter um infarto

• Não deixe de lado suas necessidades pessoais e as de sua família por trabalhar exageradamente. O afeto na família e a convivência social para distrair aliviam a sobrecarga sobre a circulação e o coração.

• Tenha momentos de lazer descansando um dia por semana. Trabalho excessivo sem um descanso semanal esgota o físico e a mente.

• Vá para sua casa após o trabalho sem levar as preocupações do mesmo. Curta sua família.

• Aprenda a dizer “não” para os pedidos que lhe chegam. Colocar limites é fundamental para não sobrecarregar-se, fisicamente e mentalmente.

• Faça uma seleção criteriosa de que atividades participará ao invés de assumir ser membro de todas as comissões, dirigir todas as reuniões, atender todos os congressos, etc.

• Levante cedo, faça um bom desjejum em família, e logo após, faça uma caminhada de pelo menos 30 minutos, de preferência ao ar livre, perto da natureza ou em algum parque, mas caso não seja possível, faça essa caminhada ao retornar do trabalho.

• Crie o hábito de praticar exercícios físicos, pelo menos três vezes por semana. Tenha em sua vida algum esporte como hobby, tais como, passear de bicicleta, nadar, musculação, etc., mas evite esportes competitivos estressantes.

• Evite comer em demasia entre as refeições, faça um bom almoço com calma, e à noite apenas um lanche leve duas horas antes de deitar. Nos intervalos beba água.

• Evite fazer uso de remédios indiscriminadamente e por conta própria, deixe-os somente para as emergências, com prescrição médica.

• Suas férias anuais devem ser sagradas e de preferência por trinta dias. Não venda suas férias e evite dividi-las, pois se o fizer, não produzirá o descanso físico e mental suficientes para o retorno ao trabalho com energia.

• Aprenda a pedir ajuda. Passe para outras pessoas o que elas podem fazer ou podem aprender a fazer. Não centralize tudo em suas mãos.

• Se seu corpo mostrar sintomas de stress, como dor física, má digestão, dor de cabeça, cansaço físico e mental, reavalie sua carga de trabalho e diminua um pouco, veja se não tem sobre seus ombros tarefas em demasia e as delegue quando necessário.

• Procure dormir cedo. No quarto de dormir mantenha a lei do silêncio, boa ventilação e televisão desligada. Se tiver dificuldade para dormir ou insônia, corrija erros alimentares, evite jantar muito tarde da noite, elimine cafeína e tome um banho morno perto da hora de dormir.

• Aprenda a fazer trabalhos assistenciais, pois eles nos fazem refletir sobre o quanto somos felizes e o quanto temos a doar ao próximo, fazendo-os mais felizes, principalmente os mais necessitados.

• Busque o autoconhecimento. Tenha momentos de oração e meditação nas coisas espirituais. E seja qual for a sua crença, busque uma leitura que lhe traga paz, conforto e tranquilidade. Faça disto um hábito diário. A ciência já provou que as pessoas que fazem isto têm melhores resultados na recuperação da saúde e previnem doenças.

Adaptado do texto do Dr Ernesto Artur – Cardiologista. 

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos:
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo. Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes. Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram. Mas a dor no peito, pode acordá-lo de um sono profundo. Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e as engula com um pouco de água. Ligue para Emergência (192 - Samu ou 193 -Bombeiros) e diga: ”ataque cardíaco” e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse, pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro. NÃO SE DEITE!!! Um cardiologista disse que, se cada pessoa que ler este artigo o enviar a 10 pessoas, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida! Portanto, se desejar, envie este artigo para um amigo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!