A Cura Espírita

Provavelmente “a cura espírita” é um dos assuntos que mais gera curiosidade, divulgação na mídia e leva as pessoas a buscar uma casa espírita. 

A divulgação destas práticas tem ocorrido sem o devido esclarecimento e até de maneira equivocada em alguns veículos de comunicação de grande repercussão. 

Para evitar confusão e deturpação daquilo que o Espiritismo orienta como terapêutica trazemos a público, resumidamente, estas singelas explicações.

O primeiro conceito que nos cabe aqui é discernir Espiritismo de Espiritualismo. Allan Kardec criou o termo “Espiritismo” ou “Doutrina Espírita”, conforme descrito na introdução de “O Livro dos Espíritos” a primeira obra da codificação. 

Portanto, só é considerada uma prática espírita, aquela que está em conformidade das orientações contidas nas obras de Allan Kardec. 

Informa-nos o Codificador que para se designar coisas novas, são necessários termos novos. Logo, nem toda prática Espiritualista pode ou deve ser considerada Espírita propriamente dita.

Quanto à capacidade de “cura”, Kardec fala-nos claramente acerca dos médiuns que têm esta faculdade em o Livro dos Médiuns, no item 175: “ ... é o que tem o dom de curar por um simples toque, pelo olhar, mesmo por um simples gesto”. 

E ainda nesse sentido, Kardec nos orienta quanto à “faculdade de curar” no livro A Gênese, item 34 do Cap. XIV, que “...curar instantaneamente, pela imposição das mãos, (...) e? mais rara e o seu grau máximo se deve considerar excepcional.” 

Deixando claro que não existe a menor necessidade de “cirurgias” no corpo físico ou perispiritual por ação do médium. Nossa irmã recentemente desencarnada Marlene Nobre (ex-presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil) é clara ao dizer que: “nos centros espíritas que verdadeiramente estudam Kardec as pessoas não têm o aparato das cirurgias espirituais... que é preferível a FLUIDOTERAPIA”.

Esta terapêutica Espírita, como também nos informa Divaldo Pereira Franco, (referência do movimento espírita na atualidade) resume-se na aplicação do Passe e oferecimento da água magnetizada ou fluidificada, quando necessário. 

O referido médium, apoiado pela orientação do Espírito André Luiz (mesmo autor do livro Nosso Lar) orienta que o médium de cura ou passista, deve abster-se de manifestações mediúnicas (manifestação de espírito) no momento do passe, orientação esta encontrada na obra Conduta Espírita. 

Portanto, sempre que a metodologia do tratamento espiritual diverge do supracitado, entenda-se que não se trata de um tratamento espírita e sim espiritualista. Faz-se mister também esclarecer que a terapêutica Espírita é complementar e não alternativa. Colabora com as ciências médicas, e nunca às substitui.

Ensina-nos o Espiritismo que as causas de nossas aflições residem em nós mesmo e que estamos todos sujeitos à lei de causa e efeito, colhendo o que plantamos. 

Todos os recursos necessários para nos curarmos, se encontram dentro de nós. Os Espíritos nada mais são que nós homens, despidos do corpo e não têm poder nenhum perante as Leis Divinas. Se curam é porque Deus o permite. Motivo pelo qual não devemos endeusá-los como fizeram os antigos povos pagãos e gentios idólatras.

A tua FÉ te curou. Que a paz de Nosso Mestre Jesus continue em todos!

Gustavo Ramalho (Colaborador da Aliança Municipal Espírita)

Contato: ramalho1857@gmail.com

Fonte:http://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/7928-a-cura-espirita




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!