Pretos Velhos, Índios e Caboclos (Agnaldo Paviani)

Agnaldo Paviani fala a respeito de mediunidade e de trabalhos na casa espírita, tomando por base suas experiências. Confira, abaixo:

No movimento espírita, ainda existe certo preconceito nesse sentido, quando as pessoas classificam os pais velhos como espíritos inferiores. 

Outro dia uma pessoa me disse que um preto velho não precisaria se apresentar na sessão com aqueles trejeitos, aqueles vestuários. 

Aí eu fiz uma séria brincadeira com ela: "Então alguém precisa dizer para Joanna de Ângelis que ela não precisa aparecer de freira para Divaldo." 

É uma questão de preferência do espírito! Por que Joanna se apresenta daquela maneira? 

Emmanuel justifica a aparência dele como senador porque, segundo ele, foi a encarnação em que ele mais cresceu, em que ele teve contato direto com Jesus. 

Temos que entender que é uma preferência do espírito, que a maneira com que o espírito se apresenta é um vestuário. 

Há um livro de Divaldo Franco, Loucura e Obsessão, em que o próprio Bezerra de Menezes faz um atendimento num terreiro de umbanda como um preto velho.

Os livros Falando Francamente e A Hora da Verdade falam muito das chamadas inteligências do mal, ou seja, o mal organizado, aqueles espíritos vulgarmente conhecidos como magos negros, dragões.

Os poucos espíritos que têm condições de lidar com esses espíritos são os pais velhos, que geralmente são os magos brancos, os quais, dentro das civilizações que já tiveram seu ciclo terminado na terra (Atlântida, Lemúria), têm o conhecimento da ciência. É evidente que existem outras questões, pois existem os pais velhos que morreram no tronco, e que morreram revoltados.

Em nossa casa, os pais velhos podem atender livremente, não temos preconceito. Lá temos de tudo. Aliás, acima de tudo está o Espiritismo com Kardec e Jesus, que é e sempre será a nossa base.

Um dia eu perguntei ao espírito Klaus: 

— O Espiritismo está centrado na reforma íntima do ser humano, mas aqui, na nossa casa, nós temos atendimento em maca, cirurgia espiritual, atendimento de pai velho, apometria. Não estamos fugindo um pouco à proposta do Espiritismo? 

E ele me respondeu com uma imagem simbólica que eu achei maravilhosa e nunca mais esqueci. 

Ele disse: 

— Meu filho, imagine que você está na sua casa, um dia, meia noite, uma hora, e lhe dá uma dor de estômago, um mal estar, e você precisa ir para o pronto-socorro. O que é que eles vão fazer com você lá? 

— Ora, simples! Eles vão fazer uma ficha, vão pegar o meu nome, eu vou ficar numa sala de espera, e daí a algum tempo algum médico plantonista vai me atender. 

— Muito bem! E se chegar ao pronto-socorro uma pessoa que sofreu um acidente e que está com traumatismo craniano, baço perfurado e hemorragia interna? O atendimento vai ser o mesmo? 

— Não. 

Ele vai direto para a sala de cirurgia e vão tentar salvar a vida. Depois eles vão ver quem é, vão fazer a ficha. 

— Muito bem! As pessoas que chegam ao centro estão cansadas. Elas estão sofridas. São pessoas com depressão, angustiadas, e esse socorro que a gente oferta, do tratamento em massa, da cirurgia espiritual, é tratamento de emergência. É o tratamento para quem chega em estado grave. Posteriormente nós vamos falar da importância da doutrina, da necessidade do Espiritismo para que a própria pessoa possa se curar. 

Algumas pessoas chegam aos centros falando que estão passando mal e logo um dono da verdade diz: Leia no Livro dos Espíritos a questão tal. Ora! Naquele momento não interessa o que Kardec disse. Nós temos que saber qual o problema da pessoa dentro da nossa realidade. Ela está à beira de um suicídio, a ponto de matar alguém. Ela precisa se sentir amada, precisa sentir afeto. Depois nós passamos a Doutrina Espírita para ela. As casas espíritas precisam pensar nesse sentido.

Fonte:cejoannadeangelis.org.br/Artigos/EntrevistaAgnaldoPaviani.html


Um comentário:

  1. parabens. Esse é o meu pensamento também, obrigado por me alimentar de bons exemplos. DEUS OS ILUMINE CADA VEZ MAIS

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua participação!