A diferença entre Alegria e Felicidade

Disse-nos certa vez, o filósofo Santo Agostinho, que se lhe perguntassem as horas, responderia com facilidade, mas se perguntado sobre o que era o tempo, só poderia se calar. 

Da mesma forma é a Felicidade: quando se pergunta se uma pessoa é feliz, naturalmente ela irá dizer que sim (ou pelo menos, demonstrar que certos problemas não as privam disso); porém, se perguntarmos as mesmas sobre a felicidade, a coisa complica.

A grande questão do nosso presente é se conseguirmos atingir felicidade diante de tanta velocidade, tanta exploração.

Todos acabamos por ter sonhos frustrados em nome do trabalho, da família e outros enlaces sociais... Ainda assim, existe sim a possibilidade de ser feliz e de se entender essa tal felicidade.

Para tal seria preciso compreender seis fatores da natureza, seis passos na vida do homem. Um destes seria o entendimento sobre a diferença entre alegria e felicidade.

Alegria é um sentimento, é o que se opõe a tristeza. Alegria é o que te motiva a sorrir, é o efeito de uma boa piada, uma boa refeição, um bom namoro.

Pedirei desculpas aos amantes dos sorrisos, mas alegria é um sentimento muito fraco. Fraco pelo fato de durar pouco, estar sempre dependente de outras pessoas e quase sempre ser seguido de um desânimo.

Já a felicidade é diferente, não é um sentimento. Felicidade é um estado de espírito, é a capacidade de nada lhe atingir... É conseguir, sem sorrir, estar melhor que os outros, e chorar sem te trazer nenhum desespero.

Vivemos hoje o mundo da alegria (travestida pelo nome felicidade). Estamos presos em um sistema onde sempre se projeta alegria aos objetos que não temos...

Vivemos pela falta, nunca pela completude.


Etra Litúni

Autor do livro, As Seis Pontas da Felicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!