Os dois Alforjes (La Fontaine)

Um dia Júpiter convocou os animais para comparecerem diante dele, a fim de que, comparando-se uns com os outros, cada animal reconhecesse o próprio defeito ou a própria limitação. Assim, Júpiter poderia corrigir as imperfeições. 

E os animais, um a um elogiavam a si próprios, gabavam-se de suas qualidades e só relatavam os defeitos alheios. O macaco, ao ser questionado se estava feliz com seu aspecto, respondeu:

— Mas claro que sim! Cabeça, tronco e membros, eu os tenho perfeitos. Em mim, praticamente, não acho defeitos. É pena que nem todo mundo seja assim... — Os ursos, por exemplo, que deselegante!

O urso veio em seguida, mas não se queixou de seu aspecto físico, até se gabou de seu porte. Fez críticas aos elefantes: orelhas demasiadamente grandes; caudas insignificantes. Animais grandalhões, sem graça e sem beleza.

Já o elefante pensa o oposto e se acha encantador; porém, a natureza exagerou, para o seu gosto, quanto à gordura da baleia.

A formiga, ao falar da larva, franze o rosto:
— Que pequenez mais triste e feia!

Assim são os homens. É como se lhes tivessem colocado dois alforjes: no peito, o alforje com os males alheios, e nas costas, o alforje com os próprios males.

De tal modo que são cegos quanto aos próprios defeitos, mas enxergam com nitidez os defeitos dos outros.

La Fontaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!