Desperte a sua essência (Osho)

O homem nasce acordado e depois adormece. O homem nasce uno e depois torna-se muitos. O homem nasce um indivíduo, e depois adormece e sonha que é uma multidão. 

Aí está todo o problema, toda a missão, todo o desafio da vida. Isso tem que ser entendido. Essa é a busca: estamos buscando aquilo que éramos originalmente. 

Procuramos aquilo que realmente somos. Procuramos aquilo que nunca perdemos, apenas esquecemos. Talvez por ser tão óbvio, nos tenhamos esquecido.

Jesus diz: 

_“A menos que vocês se tornem como crianças, novamente, não entrarão no meu reino de Deus.” 

Sua indicação é clara. A menos que você recupere a originalidade e vá novamente para a fonte original. 

Uma noite, um discípulo perguntou a Jesus: 

_“Que devo fazer para conhecer Deus?” E Jesus respondeu: “A menos que você renasça, não o conhecerá.” 

Temos que ir para aquele espaço original onde estávamos antes de nascer.

Conta-se que Jesus, quando criança, recusava-se a aprender o alfabeto. Ele não permitia que os professores falassem sobre o beta — dois — até que pudessem explicar-lhe satisfatoriamente o significado de alfa — um. 

E é claro que eles não podiam explicar. Um é o número sobre o qual se baseia toda a aritmética; um é o número sobre o qual se baseiam cada indivíduo, todo o universo, o conceito de Deus, da realidade. 

E Jesus insistia: “A menos que vocês me expliquem qual é o significado do um, não vou mudar para outra letra do alfabeto. Primeiro digam-me o que é o alfa. Só então estarei pronto para ir para o dois — beta.” Por não lhe poderem explicar, ele recusou-se a ir à escola.

Esse fato não ficou registrado nas Escrituras cristãs, pois muita coisa não foi registrada lá. Mas é uma das mais antigas tradições Essênias. Ela tem sido contada, por séculos, de Mestre para discípulo. É uma das histórias mais significativas sobre Jesus: sua insistência em que o um deve ser conhecido primeiro, pois o um é a base de tudo.

Quando você está acordado, você é um. Quando adormece, torna-se muitos. Você já reparou que nos sonhos você assume tantos papéis diferentes simultaneamente? De manhã, quando você acorda, você é um. 

No sonho você é o que sonha, o que está sendo sonhado, é o diretor do sonho, é o ator, a história, o palco e a plateia. Você se torna muitos, torna-se dividido, uma multidão. 

Quando você acorda, de repente o diretor, o ator, a história, o palco, a plateia, o sonhado e o sonhador, tudo desaparece numa unidade. Os hindus chamam esse mundo de Maya — uma terra de sonhos. 

Estamos todos dormindo. Por isso, buscar o um, ou buscar a consciência é a mesma coisa, pois tornando-se consciente você se torna um, ou tornando-se um você se torna consciente.

Osho (A Divina Melodia)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!