Biografia: Paramahansa Yogananda

Paramahansa Yogananda (1893-1952) foi iogue e guru indiano. Foi considerado um dos maiores emissários da antiga filosofia da Índia para o Ocidente.

Paramahansa Yogananda (1893-1952) nasceu em Gorakhpur, Índia, no dia 5 de janeiro de 1893. Ainda menino já mostrava sua espiritualidade, conseguia ter lembranças de suas vidas passadas. Durante a juventude procurou vários sábios buscando encontrar um mestre iluminado para guiá-lo em sua busca espiritual.

Em 1910, teve um encontro com Swami Sir Yukteswar e sua busca cessou. Durante os 10 anos seguintes recebeu disciplina rígida enquanto se preparava e adquiria experiências da realidade do espírito. Em 1915, depois de sua formatura na Universidade de Calcutá, fez seus votos formais como monge da Ordem Monástica dos Swami, ocasião em que recebeu o nome de Yogananda, que significa bem-aventurança.

Em 1917, iniciou uma importante obra com a fundação de uma escola denominada “Como Viver”, onde se misturavam as tradicionais matérias curriculares com o treinamento em ioga e instruções sobre ideias espirituais. Logo a instituição estava formada de vinte e um estabelecimentos espalhados por toda a Índia.

Em 1920, foi convidado a representar a Índia no Congresso Internacional dos Liberais Religiosos, realizado em Boston. Suas palestras realizadas na conferência e posteriormente na Costa Leste dos Estados Unidos foram muito bem acolhidas. Nesse mesmo ano, estabeleceu na cidade de Los Angeles, a Sede Internacional da Self-Realization Fillowship, que se tornou o coração administrativo e espiritual da sua crescente missão.

Em 1924 ele partiu para uma turnê de conferências através do continente. Durante as três décadas seguintes, Paramahansa Yogananda contribuiu de maneira profunda no sentido de criar no Ocidente uma percepção e apreciação mais aguda da sabedoria espiritual do Oriente.

Através de suas obras escritas, das palestras e seminários realizados em suas longas viagens, e da criação de centros de meditação e templos da Self-Realization Fellowship, ele apresentou a milhares de buscadores da verdade a antiga ciência e filosofia da ioga, com os seus métodos de meditação universalmente aplicáveis.

Em 1935, Yogananda iniciou uma viagem de 18 meses pela Europa, Oriente Médio e Índia. Durante sua permanência na Índia, ele realizou palestras em diversas cidades e teve um encontro com Mahatma Gandhi. Recebeu de seu guru o título espiritual da Índia, “Paramahansa” (cisne supremo), que significa aquele que manifesta o estado supremo de comunhão ininterrupta com Deus.

Em 1946, Paramahansa publicou “Autobiografia de Um Yogue”, onde explica com clareza as leis sutis e mais definidas, pelas quais os verdadeiros iogues realizam milagres e atingem o autodomínio.

Paramahansa Yogananda faleceu em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, no dia 7 de março de 1952.

Fonte: http://www.e-biografias.net/paramahansa/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!