ONG Sonhar Acordado oferece formação diferenciada para voluntários em diversos Estados

Por Cláudia Lafetá

Os voluntários que participam da ONG Sonhar Acordado, além de realizarem diversas atividades para ajudar crianças carentes, têm a oportunidade de receber formação para aperfeiçoar o trabalho voluntário. Com um programa baseado na multiplicação de valores como caridade, dignidade, responsabilidade, generosidade, superação e esperança, os voluntários capacitam-se para viver esses princípios e transmiti-los às crianças. A ONG é internacional e no Brasil possui sede em São Paulo. Em Brasília, o programa de formação começou a ser desenvolvido no início de 2013.

A formação dos voluntários é feita por meio da multiplicação de valores: entre os sonhadores, entre os sonhadores e as crianças, e nas suas relações interpessoais do dia-a-dia, criando, assim, uma rede integrada, com grande potencial transformador da sociedade. “O Sonhar tem um foco de trabalho na promoção de valores para menores carentes. Mas não atingimos somente as crianças, atingimos também os voluntários, que propagam esses valores para amigos, família e todas as pessoas que estão em contato com a ONG de alguma forma”, explica a diretora regional do Sonhar em Brasília, Natália Ribeiro, 22 anos.


Coordenadores recebem a segunda formação do ano. Foto: DF Solidário

Caridade, dignidade, responsabilidade, generosidade, superação e esperança são os seis princípios básicos da formação dos futuros multiplicadores. A cada semestre, nas palestras mensais, dois deles são destacados. Além disso, a partir de cada valor, são ensinados mais três “subvalores” em uma dinâmica que a organização conceitua como o disco ou “pizza" de valores, abaixo:


O conteúdo constitui a base da formação e, por isso, compõem o Curso de Liderança para Sonhadores. O objetivo é que, no último evento de cada semestre, os voluntários recebam o diploma de conclusão do curso. Em Brasília aproximadamente 80 voluntários vão receber as formações ao longo do ano. A coordenadora de formação em Brasília, Renata Valverde, 26 anos, engenheira elétrica, explica no vídeo, abaixo, como a formação é estruturada.

A estudante e também uma das coordenadoras de um dos projetos contínuos da ONG, Stéphanie Sant’Anna, 22 anos, aprova a formação. “O novo plano oferece meios práticos para ensinarmos a formação para nossos voluntários e para as crianças. Além disso, aos poucos eu mesma estou começando a me policiar para realmente colocar essa formação que recebo no meu dia a dia, em casa, no trabalho”, afirma.

Outro coordenador que também começou a receber a formação é Alexandre Simões, engenheiro de 31 anos. “Se quisermos engajar o jovem voluntário na sociedade, transmitir valores a eles é fundamental. Se não, estamos fazendo somente a atividade e não estamos deixando a marca do Sonhar Acordado”, explica Alexandre.

Estrutura da ONG

A ONG Sonhar Acordado é uma organização sem fins lucrativos formada por um grupo de jovens voluntários, entre estudantes e profissionais das mais diversas áreas, que tem como missão comprometer jovens líderes com o desenvolvimento da sociedade. Isso por meio de ações positivas nos âmbitos cultural, social, recreativo e esportivo em favor das crianças de baixa renda. 

Em Brasília, há dois projetos contínuos ativos. Um deles é o Amigos para Sempre, formado por equipes de jovens que se comprometem a doar, mensalmente, algumas horas do seu tempo para a transformação da realidade de crianças carentes fazendo atividades com as instituições filiadas. O outro é conhecido como SuperAção: projeto em que os participantes da equipe visitam a instituição ou o beneficiário e realizam diagnóstico, identificando pontos positivos e negativos para montarem uma série de atividades como mutirões, campanhas, eventos, captação de profissionais entre outras ações de mobilização de voluntários para auxiliar essas instituições.

A ONG tem como um dos focos a promoção de valores para formar jovens líderes na sociedade. Foto: DF Solidário

Mais informações:

A ONG Sonhar Acordado foi fundada em 1998 em Monterrey, no México, a partir da iniciativa de um grupo de jovens que desejava fazer algo pelo próximo envolvendo a juventude. No Brasil, o Sonhar Acordado começou em 2000.

Para mais informações, acesse o site da instituição em Brasília:


ou para os demais Estados:


Fonte:https://dfsolidario.wordpress.com/page/2/










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!