Nos trabalhos de materialização (Emmanuel)

Página do glorioso espírito de Emmanuel, através de Chico Xavier, sobre materializações, cedida por dona Esmeralda Bittencourt, em 01.01.54, no Rio de Janeiro e extraída do livro Regeneração

Nos trabalhos de Materialização 

Centralizemos os nossos esforços na plantação do bem e da luz.

Certamente que a curiosidade bem orientada é o princípio de toda a sabedoria nos serviços de materialização, entretanto, nas tarefas dessa natureza urge levar em conta o fenômeno que podemos nomear como sendo a descida vibratória. 

Materializar é adensar, reconverter valores fluídicos, tangibilizar o que é sutil e indefinível ainda ao quadro dos conhecimentos terrestres. 

Enquanto a espiritualidade nos convoca ao campo da vida sublimada, santificando-nos as sensações por reconciliar-nos com as nossas origens divinas, o trabalho de materialização é, em sua essência, uma aventura nas regiões inferiores da nossa jornada evolutiva. 

Quando nos utilizamos da expressão regiões inferior es, não desejamos malsinar os serviços desse teor. 

As faculdades de materialização constituem só por si um tesouro, mas pedem a colaboração de amigos que saibam se desmaterializar nas faixas inferiores das emoções terrestres, para auxiliarem a materialização dos bens celestes. 

Não podemos e nem devemos olvidar a bênção da luta educativa na carne, em processo de adensamento das nossas qualidades mais nobres. 

A existência no mundo, só por si, constitui um fenômeno de materialização, a longo prazo, sustentado por intermédio dos mais variados recursos de alimentação físico-psíquica. 

Pretendemos, assim, tão-somente destacar os imperativos de vigilância a que somos constrangidos na tarefa a que nos referimos de vez que passamos a operar com energias primárias, que só o amor, profundamente sentido, pode controlar, com êxito, com vistas ao bem que nos propomos atingir. 

Desenvolvamos, pois, o Ministério a que atualmente se consagram, mas façamo-lo, conscientes das responsabilidades que nos competem. Sabemos que 
a nossa personalidade é um fulcro de forças vivas emitindo raios espirituais, em 
todas as direções. Cada qual fornece elementos do reservatório de energias guardado no próprio coração. Por isso mesmo, os conflitos na obra em andamento são justos e naturais. 

Quantas vezes oferecemos aos mensageiros do Alto simplesmente obstáculos e inquietações? 

Em quantas ocasiões, estaremos perturbando a urdem do conjunto com a interferência dos nossos caprichos individuais? Daí, oferecermos clima favorável à perturbação doentia que frequentemente nos aniquila as melhores promessas. 

Enquanto Emissários da sublimação se fazem sentir no propósito de socorrer-nos caridosamente, formas-pensamentos de natureza menos digna podem adquirir consistência física, depois de nascerem às vezes no próprio cérebro mediúnico menos evangelizado ou na vida íntima dos assistentes, alterando o programa de ação que deveria ser mantido no mais elevado nível moral. 

Quando esses choques aparecem, violentos e imponderáveis, as linhas magnéticas da reunião oferecem acesso a irmãos nossos de consciência turvada, que penetram o recinto da prece, à maneira de animais violando os altares de um templo. 

Por isso, se a nossa experiência pode cooperar convosco. sugerimos sejam quaisquer serviços de materialização movimentados na direção da saúde humana. Por enquanto, só o esforço assistencial aos doentes justifica o desdobramento intensivo das nossas atividades nesse setor, considerando que a sementeira das convenções sadias pode ter lugar, ao lado do pronto socorro e da enfermagem, sem campo aberto às indagações sem proveito, que quase sempre começam em votos brilhantes, acabando em fascinação enfermiça, suscetível de arrastar os instrumentos mediúnicos e cooperadores respeitáveis da fé a compromissos destrutivos com a sombra. 

Emmanuel
Paranapanema, fevereiro de 1955.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!