Farisaísmo na vida cotidiana

Um homem, desempregado, veste sua única calça, uma camisa, calça um chinelo de dedo – ele não tem sapatos – e vai à audiência com o juiz. 

Mas seu pleito não é julgado. O motivo? Seu chinelo de dedo não está de acordo com “a dignidade do Poder Judiciário”, diz o juiz.

Em contraponto, em outra vara, em outra cidade, um advogado pergunta ao juiz se seu cliente pode comparecer da maneira como se encontra no trabalho na lavoura, para que ele não perca a audiência sobre seu pedido de aposentadoria rural que havia sido negado pelo INSS, porque não pudera avisar o trabalhador a tempo. O juiz diz que sim. Apresenta-se, então, um senhor, rosto castigado pelo sol, mãos enfaixadas para proteger os calos que insistem em se abrir, sujo de terra da cabeça aos pés, e de chinelo de dedo. O juiz pede permissão para fotografá-lo (!). Fotografa-o e determina a inclusão da foto nos autos do processo – sua imagem era a prova viva de que seu pedido estava de acordo com a realidade. E julga o pedido procedente.

Nós, os fariseus, somos escravos das convenções, da burocracia, do formalismo. Quanto serviço deixa de ser prestado, quanto bem deixa de ser feito por causa de nossa intolerância, de nosso convencionalismo. Esquecemo-nos de que a única veste que nos é necessária, segundo Jesus, é a veste nupcial com a qual devemos nos apresentar diante do Senhor. 

“Homens, diz-nos o Mestre, não se preocupem com o que há de comer, com o que há de vestir, como fazem os gentios – procurem antes o Reino dos Céus, porque Deus provê a todas as nossas necessidades.” Sim, se procurarmos, primeiro, o nosso aperfeiçoamento moral, tudo nos será dado em acréscimo como fruto de nosso trabalho, porque mesmo os pobres têm a posse do necessário, enquanto os miseráveis estão sendo provados ou se encontram em expiação.

Apesar disso, não conseguimos separar-nos do formalismo. Até mesmo criamos novas formalidades no decorrer de nossas vidas. Etiqueta, rituais e outras convenções sociais fazem parte da vida cotidiana. Thiago já alertava no séc. I de nossa era: nós, ao vermos um pobre, enxergamos nele alguém diferente de nós – por isso, não nos aproximamos dele, não fazemos dele nosso próximo, por não reconhecermos que todos somos iguais perante Deus – e quando chega à comunhão um homem rico, vamos logo lhe oferecendo os primeiros lugares e toda deferência, enquanto o pobre fica ao sabor do vento. 

Conhecemos um Centro que, apesar da simplicidade e sobriedade de sua construção, quase não é frequentado por pobres, porque estes, supostamente, não têm roupas adequadas, têm receio de sujar o piso com seus pés enlameados, sentem-se desconfortáveis na presença de pessoas de outras classes. 

Esse tipo de exclusão é resultante das convenções sociais inconscientes, de nossa cultura. Por isso a necessidade de analisarmos a nós mesmos e a sociedade, para descobrir quanto de preconceito herdamos e mantemos muitas vezes sem saber.

Nossa cultura, a cultura brasileira, é toda calcada no poder aquisitivo. Temos preconceito racial, mas se o homem discriminado passa a ter poder aquisitivo, então é tratado com toda a deferência. O caso dos chinelos é sintomático. Hoje é moda andar de chinelo de dedo. É mesmo chique em certos ambientes. 

Mas nós nos perguntamos se, na audiência acima referida, o homem de chinelos fosse alguém de destaque na sociedade, ou simplesmente um indivíduo de posses, se seria tratado da mesma maneira. A diferença é que uma pessoa com poder aquisitivo dificilmente iria ao fórum de chinelos, enquanto o homem que foi discriminado não tinha escolha, porque não tinha sapatos.

“O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado”, diz-nos Jesus. Devemos, certamente, viver como os homens de nosso tempo. Devemos até mesmo sacrificar parte de nosso tempo em certos prazeres fúteis que nos deem o descanso físico e mental. Mas tudo isso sem ferir o código moral que esposamos, porque, como ensina Paulo, tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém. 

É preciso achar um ponto de equilíbrio. Devemos, no entanto, analisar nosso comportamento, nossas crenças, nossos conceitos e preconceitos para desfazer os condicionamentos formais e as atitudes ritualizadas. Só assim deixaremos de lado o nosso farisaísmo para nos conduzirmos segundo a vida simples proposta no Evangelho de Jesus.

Fonte: Jornal Espírita "O Imortal"
http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/oimortal/2007/Julho_2007.pdf




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