Magnetismo Curador

O magnetismo animal já era conhecido antes de Mesmer, mas foi ele o grande divulgador dos fenômenos magnéticos, embora usando métodos considerados bizarros e charlatanescos. Praticava curas com as mãos, acreditando ser ele próprio dotado de poderes magnéticos curativos. A sua obra Mémoires sur la découverte du magnetisme animal foi editada em 1779.

Também foi o primeiro a revelar ao mundo científico a influência dos processos puramente psicológicos (sugestão mental) sobre os sintomas de uma enfermidade. Mas, só em 1841, o médico inglês Braid lançou os fundamentos do hipnotismo moderno, derivado diretamente do mesmerismo.

Com o passar do tempo, o hipnotismo foi prestigiado pela ciência oficial, porém, o mesmo não ocorreu, até hoje, com o magnetismo curador (humano e/ou espiritual), há mais de um século aplicado nas instituições espíritas, através de passes à luz da oração, permitindo a transfusão de energias espirituais aos enfermos.
Contudo, permaneçamos convictos com Emmanuel, que, ao prefaciar a obra Nos Domínios da Mediunidade (André Luiz, F.C. Xavier, FEB), assim afirmou:

"Semelhantes verdades não permanecerão semi-ocultas em nossos santuários de fé. Irradiar-se-ão dos templos da Ciência como equações matemáticas."

(Livros consultados: Psiquiatria Clínica Moderna, Noyes y Kolbi, La Prensa Médica Mexicana; Magnetismo Espiritual, Michaelus (Dr. Miguel Timponi), FEB; Fronteiras do Desconhecido, Ed. Seleções Reader´s Digest.)



Mensagens de Mesmer (Espírito)

A Revista Espírita, editada por Allan Kardec, em suas edições de jan. e out./1864 e maio/1865 publicam quatro instrutivas mensagens mediúnicas assinadas por Mesmer, abordando os temas: Médiuns Curadores, Fenômenos Espíritas, Imigração dos Espíritos Superiores para a Terra e Criações Fluídicas.

Dentre os seus conceitos sobre mediunidade de cura, destacamos o seguinte tópico: 

"A vontade desenvolve o fluido seja animal, seja espiritual, porque, o sabeis todos agora, há vários gêneros de magnetismo, entre os quais estão o magnetismo animal e o magnetismo espiritual que pode, segundo a ocorrência, pedir apoio ao primeiro. Um outro gênero de magnetismo, muito mais poderoso ainda, é a prece que uma alma pura e desinteressada dirige a Deus." (Revista Espírita, jan./1864, p. 7, IDE.)

FRATERLUZ





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!