Sobre casais que não têm filhos

Por Célia Elmy

“Filhos? Melhor não tê-los. Mas se não tê-los, como sabê-los?” Vinicius de Moraes 


 
A taxa de fecundidade no Brasil vem decrescendo. Em alguns países ela é negativa, insuficiente para repor os pais, como na França, que adota política governamental de incentivo e benefícios aos casais que queiram ter filhos.

Tenho encontrado aqui na terra nossa muitos casais que não querem ter filhos. Estranhei porque considero a maternidade a coisa mais deslumbrante que já me aconteceu, a minha realização como mulher, e meus filhos, o tesouro mais precioso que Deus me concedeu.

Conversando com esses casais descobri as mais diversas razões: alguns ainda não se decidiram. No momento alegam falta de estrutura e estrutura significa: comprar ou terminar a casa, mobiliá-la, decorá-la, acabar de pagar o carro, trocar de carro, comprar uma casa na praia, querem viajar para o Brasil e para o exterior, terminar a faculdade, fazer pós-graduação, realizar-se profissionalmente, etc. O problema é que já vi alguns que, após conquistarem tudo isso, eles próprios é que não tinham mais estrutura para ter um filho, estavam velhos e uma criança não cabia mais em suas vidas.

Outros não querem mesmo, nem agora nem nunca. Os motivos? Estão bem assim, têm um ao outro, sua vida está boa, não querem ter a trabalheira que uma criança dá, preferem ter um cãozinho.

Muitos estão assustados com os “monstrinhos”, filhos de seus amigos ou parentes, crianças insuportáveis, sem limites. Ou assustados com o excesso de lamentações dos pais com quem convivem: acordar de noite pra cuidar da criança, trocar, alimentar, dar banho, vestir, levar pra passear, pra escola, medicar, etc.

Outros não querem “pôr uma criança num mundo desses”.

Vejamos o primeiro argumento: a estrutura. Não estamos incentivando a irresponsabilidade no planejamento familiar. Uma criança planejada e esperada é o ideal. Mas, pensemos como espíritas: o que querem os espíritos com os quais nos comprometemos receber em nosso lar como filhos antes de reencarnarmos, uma casa bonita ou a chance de voltar pra Terra? Nós, que já temos uma visão além da matéria, não podemos adiar indefinidamente a paternidade/maternidade. Eles, muitas vezes, necessitam renascer naquele contexto histórico para cumprirem suas tarefas, ou alcançar seus objetivos, ao lado de tais e tais pessoas que estarão reencarnando naquele momento. Se já temos o básico, não vamos esperar pelo supérfluo.

Segundo motivo: têm um ao outro. Até quando? Às vezes o amor não passa de um egoísmo a dois. Quando um casal se fecha em sua felicidade e não se abre nem para receber um filho de sua própria carne – naturalmente não estão incluídos aqui aqueles que dedicam a vida à humanidade –, a vida se encarrega de despertá-los para realidades mais nobres através de dolorosas desvinculações.

Terceiro motivo: as crianças insuportáveis e o trabalho. Que uma criança dá trabalho, dá, e principalmente nos primeiros anos, uma canseira miserável, mas essa fase passa e as alegrias ficam. Você esquece a exaustão no momento em que é enlaçada por uns bracinhos fofuchos acompanhados por uma boquinha encantadora que te chama de mamãe, ou papai. “Ah, mas depois cresce e ninguém aguenta”, argumentam alguns. Isso se permitirmos. A Doutrina Espírita e a psicologia têm recursos eficazes para nos auxiliar em nossa tarefa de pais.

Quando eu comentava, toda animada, a alegria que meus filhos me davam, sempre tinha alguém pra dizer: “Espera só, você não viu nada. Na adolescência eles vão te dar trabalho”. Fiquei mesmo meio preocupada porque todo mundo se queixa tanto dos filhos nessa fase... Ela veio e passou e eu me admirei pela serenidade com que passaram por ela. Hoje são meus amigos, meus companheiros de trabalho, tanto em casa como no centro espírita. Longe, longe de mim me considerar como modelo do que quer que seja, muito menos de mãe, mas fico feliz de ver que “acertamos a mão”, eu e o Sérgio, meu marido e, é lógico, também tem a parte deles próprios. Receita? Amor e disciplina e “Espiritismo na veia”. Acredito firmemente que a religião ajuda e muito a educar nossos filhos.

Quanto a “colocar uma criança num mundo desses”, a Doutrina nos fala da nova geração que está vindo. São os guerreiros da paz, os guardiães do futuro. São eles que irão modificar esse estado de coisas e fazer nosso mundo cumprir a destinação que lhe pertence, de paz, progresso e fraternidade.

Agora espero curiosa meus netos que virão.

21 comentários:

  1. Já ouviu falar em livre arbítrio né ? O bom entendedor a resposta foi dada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, a autora fala com muito desdém sobre a real situação das pessoas. Se "escolher" não ter filhos é um propósito egoísta,quem dirá os argumentos dela para o tê-los.
      Reveja seus conceitos sobre a doutrina e a bíblia.
      Gratidão!🙌

      Excluir
  2. É impressionante como alguém que é espírita ignora as circusntâncias que muitas pessoas vivem e que antes de serem pais e mãe precisam resolver. A maioria de nós não está conseguindo nem um relacionamento estável para ter condições de dar uma familia estruturada a um ser que nasce. Não tome a sua vida como a de todas as pessoas. Tem gente que tem problemas bem maiores dos que os seus e que não tem condições emocionais e psicologicas para cuidar de uma criança. Para mim, ter filhos deve ser maravilhoso, mas não é paa todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você!!

      Excluir
    2. Concordo plenamente!!

      Excluir
    3. Exatamente como aconteceu comigo ...42 anos nunca consegui um relacionamento estável e com alguém que vale a pena tentar ser mãe ...Eu desejei mas devido a não ter sorte no amor fiquei pra trás e aos 42 anos já está tarde😔

      Excluir
  3. Nem todo mundo tem a missão espiritual de ter filhos. Há pessoas que simplesmente não têm essa incumbência porque a missão que lhes foi dada é outra. Portanto, não há nenhum espírito do outro lado da vida esperando que tais pessoas os recebam por aqui. Essa ideia é muito limitada em relação à grandiosidade da espiritualidade: "Há muitas moradas na casa de meu pai." Há aqueles que contribuem para a elevação da humanidade de outras maneiras: ensinam, curam, lutam por justiça social, motivam. Muitos santos e santas não tiveram filhos e a sua contribuição espiritual é inegável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Achei o texto bastante impositivo, pois é legítimo simplesmente não querer ter filhos. Fica parecendo que quem não quer ter filhos está impedindo a evolução espiritual de outro espírito que aguarda para encarnar. Isso só gera mais culpa e angústia, e não tem nada a ver com livre arbítrio e generosidade.

      Excluir
  4. Venho percebendo que, nesse mundo de aparências em que vivemos, o amor praticamente já não mais existe e deu lugar ao egoísmo. Adoraria ter filhos mas tá difícil encontrar uma mulher "com os pés firmes no chão". O que vejo nas pessoas, nessa vida de aparências é que cada vez mais elas querem estar em restaurantes caros, viagens e mais viagens etc., e tudo com intuito de ter uma vida de aparência em relação aos "amigos virtuais".

    Até mesmo quando vc consegue encontrar alguém onde se casa, tem estrutura, boas condições financeiras, tem filhos mas, num "belo dia" seu(ua) companheiro(a) ao acordar resolve terminar tudo. Como lhes disse, praticamente não existe mais amor, não existe mais o lance do "até que a morte nos separe" e tampouco se enfrentar dificuldades juntos. O amor atualmente virou algo descartável.

    Noto também que, mesmo diante da maior crise econômica da história desse país, as pessoas estão cada vez mais exigentes financeiramente em relação aos parceiros e até as crianças seguem o embalo exigindo tudo do bom e do melhor.

    Como mencionei acima, adoraria ter filhos mas não consigo encontrar alguém que saiba enfrentar dificuldades ao invés de só luxo, passeios e diversões. Dessa forma fica difícil ser pai, ter uma estrutura familiar sólida no qual os filhos possam crescer dando mais valor a vida, que a enxerguem como sendo de altos e baixos.

    ResponderExcluir
  5. No texto fala de egoismo a dois! Acho que ter filhos para muitas pessoas é um ato egoista: ter alguém para cuidar delas na velhice, para realizar o que a pessoa não conseguiu realizar, ver no filho a sua continuidade (narcisismo). Então não concordo com essa fala de ter filho é conhecer o amor incondicional!

    ResponderExcluir
  6. Com essa visão impositiva que chegamos nesse nível elevado de parideiras a qualquer custo e deixamos de ver verdadeiras mães por vocação. As mulheres precisam se respeitar, o amor incondicional deve nascer no amor próprio primeiro. Cada uma se realiza como bem entende, escritora aqui esqueceu do livre arbitrio das pessoas e traz conceitos rotulados sobre Maternidade. Ter filho por ter não é materno e é o que mais se vê por aí. O espiritismo certamente não ensina isso, vale rever os estudos.

    ResponderExcluir
  7. Segundo a definição contida no Livro dos Espíritos eu ainda me considero espírita, pois segunda Kardec, espírita é todo aquele que acredita na existência de um plano espiritual e na possibilidade de comunicação com este por nós. Mas há muito tempo que deixei de ser espírita no sentido de alguém que segue uma doutrina que dita dogmas que devemos seguir. Esse negócio de que nos comprometemos em ter filhos no plano espiritual e blá blá blá comigo não cola. Onde está o livre arbítrio nisso? E até parece que maternidade ou paternidade são condições sinequanon para evolução espiritual. Independente de sermos pais ou mães cada um tem sua cruz para carregar, e as dificuldades do dia dia nos fazem evoluir, independente se as de criar uma prole ou de viver com a cobrança de uma sociedade hipócrita que acha que quem opta por não ter filhos é egoísta e não quem opta por tê-los sem saber se terá as condições de sustentar e educá-los. Egoísta não é aquela que decide viver a vida da forma que ele acha melhor, mas sim aqueles que esperam que os outros vivam suas vidas conforme suas expectativas.

    ResponderExcluir
  8. Visão limitada essa sua, pensei que os espíritas fossem mais evoluídos e aceitassem uma visão que foge do padrão de não se tornar pai/mãe.
    Muitas pessoas contribuem para o bem da humanidade e não tem filhos, como grandes cientistas e pesquisadores.
    Sou jovem mas já decidi que não terei filhos, e acho que contribuo fazendo bem ao próximo do que tendo um filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Os espíritas" não generalize, pois a pessoa dessa matéria apenas tem sua opinião e usa parte do evangelho para confirmar sua argumentação, como outros fazem. Porém na doutrina é claro que todos são livres para escolher seus caminhos e ações, desde que não faça mal a ninguém. Eu sou espírita e não quero filhos, nunca quis e nunca vou querer. Acredito que essa moça apenas tem uma opinião divergente a doutrina e usa parte dela para se justificar, infelizmente isso é muito comum. Ela deveria saber que não deveria taxar ninguém de egoísta pois apenas Deus pode julgar, e creio que na justiça dele, pessoas que postam por não ter filhos, estão exercendo seu direito dado por ele e não faram mal algum. Qualquer espírita que tenha estudado sabe que não há mal em não ter filhos, pois não vai prejudicar ninguém.

      "Ah, mas a pessoa escolhe antes de nascer" ela sabe que tem missões e que nem todas vai se concretizar numa vida, algumas podem ser realizadas Depois, ou podem não ser realizadas por escolha da pessoa, pois ela não quer isso, pode não está pronta ou não querer. Assim como a reencarnação, todos podem reencarnar quando quiserem, as missões são escolhidas antes, então há aquelas que optamos não fazer por N's motivos.

      Excluir
  9. Eu desde sempre nunca quis filhos, hoje sendo espírita e estudando a doutrina, ainda sim mantenho minha decisão. Evolução Espiritual não é receita de bolo, é individual e única para cada espírito, encarnado ou desencarnado.

    ResponderExcluir
  10. Verdade a evolução espiritual é individual

    ResponderExcluir
  11. Verdade a evolução espiritual é individual

    ResponderExcluir
  12. Nunca quiz até hj.não me culpo estou bem só.jamais me comdenqria por minhas escolhas.tbm posso.mudar.tbm porém nao sonho con isso.como oitras mulheres sonham.mais acho estranho..não sinto mada..vou no picicologo.esse ano🙏jesus cura!

    ResponderExcluir
  13. Sempre sonhei em ter filhos, nunca os evitei de fato! Sou casada a 30 anos! E eles não vieram. Questionei isso quando fui tratada de uma depressão, por uma senhora espírita, que fazia reiki. Ela disse que os amigos de luz, disseram que meus pais e os pais do meu marido eram nossos filhos! E essa é a nossa missão.
    Portanto cada um tem sua história, generalizar pode ser cruel. Tens filhos? Tudo bem! Não tens filhos? Tudo bem também, talvez não seja esta sua missão. Se fosse, não acha que eles chegariam independente do seu "querer"? Sou incapaz de gerar um filho agora, estou envelhecendo, e creio que se for meu destino, o universo se encarrega de por no meu caminho alguém para adotar. Mas de fato aceitei e cuido dos nossos pais com todo carinho que desejo ser cuidada um dia. Que o universo me traga tudo que eu preciso para o meu bem e o bem do universo.

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua participação!