O Palavrão

O Palavrão (Richard Simonetti)

1 - Como você define o palavrão?

Um eco das cavernas, o rosnar do troglodita que ainda existe no comportamento humano.


2 - Conheço gente civilizada que diz palavrões.

Destempero verbal, civilidade superficial.


3 - Seria uma educação de fachada?

Sim. Não podemos confundir rótulo com conteúdo. É fácil cultivar urbanidade nos bons momentos. Mostramos quem somos quando nos pisam nos calos ou martelamos os dedos.


4 - Não seria razoável considerar que em circunstâncias assim o palavrão é útil, exprimindo indignação ou amenizando a dor?

Há quem diga que nessas situações ele é mais eficiente do que uma oração.
Só que a oração nos liga ao Céu. O palavrão nos coloca à mercê das sombras.


5 - Mas o que vale não é o sentimento, expresso na inflexão de voz?

Posso fazer carinho com um palavrão ou agredir com palavras carinhosas.
Não me parece do bom gosto demonstrar carinho com palavrões. imagine-se dando uma paulada carinhosa em alguém. Além disso há o problema vibratório.


6 - As palavras têm peso vibratório específico?

Intrinsecamente não. No entanto, revestem-se de magnetismo compatível com o uso que fazemos delas. Há uma vibração sublime, que nos edifica e emociona, a envolver o Sermão da Montanha. Quando o lemos contritos, sintonizamos com a vibração sublime de milhões de cristãos que ao longo dos séculos se debruçaram sobre seus conceitos sublimes, em gloriosas reflexões.


7 - Considerando assim, imagino a carga deletéria que há no palavrão mais usado, em que “homenageamos” a mãe de nossos desafetos.

Sem dúvida, além de nos colocar abaixo do comportamento do troglodita, já que este agredia seus desafetos, não a mãe deles.


8 - Você há de Convir que é difícil abolir o palavrão inteiramente. Há todo um processo de Condicionamento, o ambiente. Lá em casa, por exemplo, ele corre solto.

Isso é relativo. Venho de uma família de italianos da Calábria, um povo que cultua adoidado o palavrão. Alguns tios meus, em situação de irritação extrema, dirigiam impropérios a Deus. Desde cedo, vinculando-me ao Espiritismo, compreendi que esse tipo de linguajar não interessa ao bom relacionamento familiar e muito menos à nossa economia espiritual.

Do Livro: Não Pise na Bola


Fraternidade Espírita Luz do Cristianismo