Liberte-se do seu sapato

Numa bela manhã, um homem já de certa idade fez sinal para o ônibus parar.

Enquanto subia, um de seus sapatos escorregou para o lado de fora. A porta se fechou e o ônibus partiu; com isso, ficou ele incapaz de recuperá-lo. No entanto, esse homem tranquilamente retirou seu outro sapato e jogou-o pela janela.

Um rapaz no ônibus testemunhou o que aconteceu, e não podendo ajudar ao homem, perguntou: "Vi o que o senhor fez. Por que jogou fora seu outro sapato?"

O homem prontamente respondeu: "É para quem o encontrar seja capaz de usá-lo. Provavelmente algum necessitado dará importância a apenas um sapato usado encontrado na rua, mas de nada lhe adiantará se este não tiver o dois sapatos."

 ***

O homem mostrou ao jovem que não vale a pena agarrar-se a algo, simplesmente para  manter a sua posse, e com isso, impedir que outro possa utilizar.

"Perdemos" coisas o tempo todo, sejam elas materiais ou não. Essas perdas podem nos parecer penosas e injustas no início, porém, com o tempo e a compreensão da justiça da lei divina, elas se mostram eficazes e benéficas ao nosso espírito.
Como o homem da história, nós temos que aprender a nos desprendermos de tudo aquilo que seja inútil e prejudicial. 

Alguma "força" decidiu que era hora daquele homem "perder o seu sapato". Talvez esse fato possa ter ocorrido para que pudesse surgir novos e melhores acontecimentos em sua vida.

Seja qual for a razão, muitas vezes não poderemos evitar as perdas, e nesses momentos deveremos agir com sabedoria, deixando o velho, sem valor e danoso para trás, para dar lugar ao novo, e a tudo aquilo que realmente Deus sabe que nos fará bem.

Aquele homem sabia disto. Um de seus sapatos tinha saído do seu alcance. No entanto, o outro sapato não mais teria sentido continuar em seu pé, e sabiamente deduziu que se livrando dele poderia se libertar de um problema, e além disso, sabia que agindo assim, poderia ajudar a alguns pés descalços que estivessem precisando de calçados.

Acumular posses não nos faz melhores e nem mais felizes. 

Todos temos que decidir constantemente se algumas coisas fazem ou não sentido continuarem em nossas vidas, ou se estariam melhores com os outras pessoas.

Sendo assim, "liberte-se do seu sapato", e seja feliz.

Autor desconhecido


FRATERLUZ
Fraternidade Espírita Luz do Cristianismo