Situações difíceis do mundo

A impressão que se tem, no momento presente do planeta, é a de que se escancarou a mitológica caixa de Pandora, de cuja intimidade voejaram e esparramaram por todos os sítios as mazelas e infelicidades, que tantos transtornos vêm trazendo à Humanidade.


Parece que, para onde quer que olhemos, as almas estão pasmadas, aterradas, diante de enígmas da existência, para os quais não conseguem achar respostas, pelo menos respostas amadurecidas, que nutram o discernimento ou que iluminem as reflexões. Imaginam, por isso, que não há mais soluções para os dramas que avançam sobre as massas tumultuadas.

Há indícios de que os indivíduos reencarnados no mundo, mesmo atuando no âmbito das variadas crenças religiosas, mostram comportamentos díspares, relativamente às teorias de fé ou às teologias que afirmam adotar, como se pudessem repartir a pessoa em compartimentos: da vida íntima, da vida social amplamente considerada, ao invés de termos um indivíduo, de fato, ou seja, indivisível, integral.

Disparatam-se as mentalidades em nível sociopolítico, nas múltiplas áreas do planeta, nos vários povos e países, onde multidões passivas, submetidas, amargando revoltas internas, falam acerca da realidade em que se encontram. Comumente, estão onustas de maus presságios, de pesadelos em torno do futuro, que se lhes apresenta quase sempre sombrio, violento e doloroso.

Descoroçoadas as pessoas assistem ao desfile da falácia brilhante e ao pisoteio da exploração perniciosa, perpetrada por inteligências tão hábeis quanto soezes que, por meio de sofismas de ordem política e de ocas filosofias que coisificam o ser humano, passando-lhe a impressão de que tudo está sendo feito em seu proveito e com a sua anuência... pelo povo, para o povo e com o povo.

Essas inteligências calculistas e cínicas têm conseguido ludibriar uma quantidade imensa de criaturas incautas ou despreparadas para o entendimento desses jogos perigosos do intelecto mal conduzido.

Não Nos Cabe Fraquejar


Para a visão do homem comum, o mundo está de mal a pior; para grande parcela social, não há mais solução para os dramas que avassalam o espírito da sociedade. Alguns pensadores preconizaram o fim da História, e asseveraram outros que nada mais cabe à Ciência investigar.

Tudo estaria esgotado, de acordo com as teses defendidas por esses indivíduos, e os tempos atuais seriam os da grotesca morte de todas e quaisquer esperanças de melhoria do mundo.

Sem embargo, vive-se na Terra um tempo majestoso e instigante. Vive-se um tempo de graves e indispensáveis definições por parte de cada um e das instituições que comandam, instituições essas que não existem sem os trabalhos dos indivíduos.

Todos estamos chamados ao crescimento, ao inadiável progresso com todas as suas facetas, dando testemunho de coragem, de decisão, de honradez, de lucidez e de fé, de modo a afirmar o nível e a intensidade dos nossos vínculos com o Grande Governo planetário, representado pelo Excelente Administrador, que é Jesus Cristo.

Não nos cabe, por isso, na hora que passa, qualquer submissão ao desespero, ao desalento, ao desânimo, o que nos faria chafurdar mais e mais nos pauis do fracasso.

Por outro lado, não nos deveremos atrelar às excitações utópicas que não nos permitem desenvolver as reflexões sobre a extensão do milênio começante, dando-nos conta de que tudo o que no seu período alcançaremos está diretamente ligado à força de vontade, à boa disposição de servir e ao destemor que vivenciemos no quotidiano.

Tampouco deveremos adotar impulsos messiânicos, salvadores, como se coubesse somente aos espiritistas o árduo labor de renovar o mundo.

Fidelidade Aos Projetos Do Espírito De Verdade

Indubitavelmente, é a Doutrina Espírita a excelente proposta das Esferas Superiores da Vida que nos convoca à adoção de passos firmes na esteira do bem, à ação definidamente nobre e consciente perante essa onda obscura e que demoradamente se abate sobre o mundo, representando perigo desafiador para cada ovelha do rebanho de Jesus, tanto para as que se mostram despertas e coerentes quanto para as tresvariadas, que se hão negado a seguir às pastarias de bênçãos e às fontes de água pura das escolhas bem-aventuradas.

Conforme as falas da mitologia helênica, o que restou na caixa de Pandora foi a esperança. E é com essa esperança que a cada um de nós cabe avançar, caminho afora, na busca de melhor atender os requisitos da nossa própria evolução.

Todos os males que agora exorbitam, que ora perturbam e infelicitam, estão com seus dias contados uma vez que vanguardeiros valorosos de Jesus já se acham renascidos nos campos planetários terrestres, alguns deles chegados à idade da razão, iniciando seus movimentos íntimos e externos de acercamento da Sublime Mensagem dos Imortais.

Esses tempos atuais chamam-nos à fidelidade aos projetos do Espírito de Verdade, para que estejamos atentos a fim de que não abandonemos o trabalho genuinamente espiritista, passando a ocupar valioso tempo com palavrórios e disputas, situações e questões que, declaradamente, nada tenham a ver com a nossa Causa, por não serem da alçada do Espiritismo.

O momento de agora é de decisivo e feliz chamamento a todos os que se envolveram com o Projeto do Consolador, nos dois campos da existência, honestamente interessados em aprender, servir e amar, como foi ensinado pelo Cristo, pautando-se nas vias do ingente trabalho de renovação própria e do seu entorno, sob o clima da solidariedade e da tolerância, conforme a proposta do Codificador Allan Kardec.

Camilo (espírito).
Mensagem psicografada pelo médium Raul Teixeira, durante a reunião do CFN da FEB, em 11/11/2005, em Brasília (DF). Publicada na Revista Reformador de janeiro de 2006, página 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!