Cuidados necessários para um Centro Espírita

Ninguém ignora a função nobre de uma casa espírita. Todos sabemos de sua importância e da dificuldade em conciliar diferenças, conflitos e ao mesmo tempo atender à sua nobre finalidade, em coerência e fidelidade à Doutrina Espírita.

Alguns pontos podem ser observados para bem cuidarmos ou avaliarmos o andamento de nossas atividades:


1 – Harmonia Entre Os Integrantes:
Eis algo que precisamos preservar sempre. É da harmonia que surgem os progressos e paz que se procura. Havendo divergências, o que é absolutamente natural, procuremos vencê-las entendendo que somos criaturas com visão diferente dos fatos e circunstâncias. Talvez seja dos itens mais importantes numa casa.
Pense como está o relacionamento. Estou contribuindo para melhorar ou piorar?
2 – Fidelidade ao Espiritismo:
Sejamos coerentes com a Doutrina Espírita. Nada de inventarmos novidades alheias ao Espiritismo ou introduzirmos práticas estranhas, tais como rituais de qualquer espécie. Pensemos no que estamos e como estamos fazendo.
3 – Comprometimento Com A Causa Espírita:
Se estamos vinculado a um Centro Espírita, procuremos nos conscientizar da importância desse vínculo. Isso envolve pontualidade, assiduidade e interesse construtivo pela evolução e progresso da instituição.
Que valor estou dando ao centro e suas atividades?
4 – Vestimenta:
Homens e mulheres devemos nos vestir com decência e simplicidade durante presença do Centro para não desviar atenção ou sugerir suposta superioridade perante criaturas que buscam ajuda e se sentem deslocadas até diante de vestimentas observadas. Que roupas estou usando quando vou ao centro? O ambiente não comporta exageros.
5 – Grupinhos:
Evite formar grupinhos isolados. Lembre-se que o Centro Espírita deve ser a continuidade de nossa casa familiar. Excluir, desprezar ou manifestar indiferença com os demais companheiros é no mínimo falta de caridade. Qualquer pessoa merece respeito.
De que maneira trato meus amigos da Casa e como é meu comportamento no ambiente?
6 – Comentários:
No ambiente espírita não cabem expressões chulas, palavrões e abordagens incompatíveis com a moral cristã. E também são incompatíveis com a caridade quaisquer expressões crítica aos companheiros. Que palavras tenho usado no centro?
7 – Bom Nome do Espiritismo:
Embora não pareça, nosso comportamento fora do Centro fala em alto e bom som do valor do Espiritismo em nossa vida. Onde e com que nos envolvemos, o que e como fazemos, é a propaganda que levamos do Espiritismo. Inclusive quanto aos recursos financeiros arrecadados pela instituição, é preciso pensar nisso.
Estou honrando o título de espírita?
8 – Disputas, Ciúmes e Vaidades:
Excluamos essas duas “bobagens” de nossos ambientes e se pudermos, até de nós mesmos. Elas não levam a nada e só prejudicam nossas Casas.
Será que ainda nos deixamos impregnar por essas tolices? A Causa é de Jesus e não nossa!
9 – Melindres:
Esses, muito conhecidos entre nós através de chantagens e ameaças, são outras tantas “bobagens” que precisamos excluir de nossos relacionamentos. Aprendamos de uma vez por todas que ninguém é mais importante que ninguém. Somos todos iguais.
Será que ainda sentimo-nos inferiores ou superiores a alguém nesta escola de aprendizados?
10 – Afeto:
Ah, este sim! É o momento de amar, de compreender, cooperar, cuidar, de compadecer. Estamos todos juntos numa caminhada de progresso. Precisamos uns dos outros. O próximo, como já sabemos, é nosso caminho de felicidade. Como não compreendê-lo? Procuremos aceitar as pessoas como elas são, independentes de concordarmos ou não com sua postura e comportamento.
Na verdade, como canta Plínio de Oliveira, devemos amar as pessoas como elas são.
Claro que há muitos outros temas e questões, mas objetivo foi mesmo sintetizar em apenas dez itens, para que todos possamos pensar e refletir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!