O Grande Encontro da Consciência

1. O homem é o artífice de seu próprio destino. - O que ele projeta em sua manifestação no mundo, é o que ele encontrará em sua senda. O que tiver em seu mundo interno, é o que ele encontrará em sua jornada. Se ele valorizar as rosas do jardim de seu coração, será perfumado por elas. Porém, se só prestar atenção nos espinhos, será espetado por eles.



2. A cada um segundo o que pensa; todo efeito tem sua causa. - Quem cria monstros na imaginação, encontrar-se-á com eles no escuro de seu próprio medo. Quem se queima de culpa e se enche de mágoa, encontrará o carrasco nos porões de si mesmo. Quem teme o invisível, jamais encontrará consigo mesmo, pois todos são espíritos.

3. Na maioria dos casos, a vítima é o próprio carrasco de si mesma; a prisão é nela mesma.- Como ser livre, carregando tantas correntes? Nenhum pássaro gosta de ser engaiolado... Mas é preciso ter coragem para abrir a porta da gaiola e se alimentar por si mesmo.

4. Algumas emoções são iguais a cipós: enroscam-se na pessoa e tolhem seus movimentos. - Alguns pensamentos são ladrões de almas: roubam energia da mente.  Algumas ilusões parecem verdades: só o discernimento é que sabe filtrar o que é real. Algumas verdades veladas podem até ser reveladas: mas só na luz do merecimento do ser. Alguns portais de luz podem ser abertos: mas só no coração de quem trabalha!

5. Ir ao Além é fácil, basta morrer! Difícil é viver na Terra e fazer o bem, sem olhar a quem. - Apontar as mazelas alheias é muito fácil. Difícil é ser cirurgião de si mesmo. Todavia, mais raro ainda é encontrar um ser humano feliz, só por existir!

6. Viver é um presente. E feliz é aquele que reconhece isso. - Os mestres apenas orientam: cabe aos homens viverem e realizarem a Luz em si mesmos. Não é o portal do invisível que se abre; é o coração do iniciado que se torna portal de Luz. É quando a rosa se abre na cruz, na Luz do despertar da consciência.

"O homem é o artífice de seu próprio destino - Que a Luz seja seu guia."

Wagner Borges


Fraternidade Espírita Luz do Cristianismo